Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 11 de março de 1997, Gabriel Zancanelli é um dos melhores fisiculturistas da geração atual.
Após ter conquistado o trono de 13° melhor físico do mundo no Mr. Olympia 2022, o brasileiro ganhou notoriedade mundial e presença nos rankings de melhores do mundo em todo o cenário.
Dito isso, continue no texto e conheça mais sobre a trajetória de Gabriel Zancanelli no fisiculturismo para que possa se tornar o melhor do mundo da Classic Physique em breve.
Gabriel Zancanelli foi do exército e já entendia de fisiculturismo
Mesmo ainda na adolescência, Gabriel Zancanelli sempre foi próximo da musculação. A academia era algo constante na sua vida por volta dos 14 anos e, com sua genética privilegiada, não demorou para ele conquistar um ótimo físico.
Foi assim que depois de alguns anos treinando, Zanca competiu pela primeira vez, ainda natural. Com um físico ótimo para a idade, 15, o atleta brasileiro descobriu ali que o bodybuilding era sua paixão.
Durante os primeiros anos de fisiculturismo, Gabriel Zancanelli acumulou vitórias. Até que, na maioridade, foi para o exército, onde aprendeu a ter mais disciplina e constância.
O próprio atleta já revelou que sua passagem pelo militarismo o ajudou a ter uma rotina melhor na vida como atleta.
Ver essa foto no Instagram
O caminho de Gabriel Zancanelli até o profissional
Quando retornou do exército, ainda com 21 anos, Zanca já sabia que o seu futuro era como atleta de fisiculturismo.
Ver essa foto no Instagram
Foi assim que o jovem competidor conseguiu ser campeão estadual e brasileiro, mesmo com a pouca idade. Esse fator já o colocou no topo do cenário nacional de fisiculturismo.
Foi com 22 anos que Gabriel Zancanelli viu que era hora de almejar algo ainda maior, seu objetivo foi de se tornar atleta profissional de fisiculturismo.
De fato, não demorou muito para isso ser concretizado e, com apenas 22 anos, algo praticamente inédito, o jovem conquistou o Overall do Arnold Classic Brasil 2019 e conquistou seu cartão profissional.
Gabriel Zancanelli demorou para engrenar no cenário profissional
Mesmo sendo considerado, por muitos, um grande nome do cenário, demorou alguns anos para Zancanelli engrenar de vez no profissional.
Os primeiros desafios do atleta foram abaixo do esperado, com uma estreia que lhe rendeu o top 16 no Europa Pro 2020.
Porém, um ano depois, no Porto Rico Pro 2021, Gabriel Zancanelli mostrou que não era apenas uma promessa do esporte, e sim, uma realidade.
Com 24 anos ele conquistou o título do show mexicano e foi o primeiro brasileiro a ganhar um campeonato profissional na Classic Physique.
Com este top 1, o atleta da Classic Physique conseguiu sua primeira vaga para o Olympia, onde terminou fora da zona de classificação naquele ano.
Olympia 2022 e Zancanelli no topo do mundo
Em 2022, Zanca decidiu arriscar e tentar novamente o título do Expo Super Show. Porém, o Brasil foi surpreendido pelo árabe Ali Polavaland, que foi o grande campeão do evento.
Veja: Chris Aceto, o coach dos Olympias: história e atletas
Foi diante dessa surpresa que Zanca não se deu por vencido e foi buscar sua vaga para o Olympia daquele ano competindo fora do Brasil.
Dessa vez, o jovem atleta foi até o México para competir no Tijuana Pro e conseguiu conquistar, sem deixar dúvidas, sua classificação para o Olympia 2022.
Neste caso, ele se destacou novamente e ficou com o top 13 do evento mais importante do fisiculturismo.
Gabriel Zancanelli visando o top 10 do Olympia
Após uma jornada crescente no esporte, Gabriel Zancanelli entrou no ano de 2023 esperando se tornar um dos 10 melhores fisiculturistas da categoria.
Com isso, a vitória do atleta no ano, que fez com que ele garantisse sua vaga para o Olympia, aconteceu no MuscleContest 2023, realizado em setembro desta temporada.
Zancanelli foi absurdo neste show, com um físico melhorado desde o Olympia, o atleta conseguiu carimbar sua vaga para a Copa do Mundo do fisiculturismo de 2023.
Mesmo que a batalha não tenha sido fácil, com Paulo Henrique e Zardo na disputa, Zanca se consagrou campeão.
Veja: Esse atleta brasileiro é mais forte que o Cbum
Após o campeonato, Zanca continuou sua preparação rumo ao Mr. Olympia 2023, onde tinha como objetivo se tornar um dos 10 melhores do mundo.
Ver essa foto no Instagram
No show mais importante do mundo do fisiculturismo, Zanca repetiu o feito protagonizado em 2022 e ficou com o top 13 da Classic Physique.
Mesmo que, de fato, ser o 13° melhor do mundo não seja algo negativo, muitos fãs e até atletas renomados comentaram que Zancaneli merecia entrar no top 10 do show em 2023.
Assim, o competidor não desistiu e seguiu seu caminho rumo ao Olympia 2024 competindo no FitPira 2023, uma semana após o Olympia 2023.
No FitPira, Zanca conseguiu ser campeão de forma unânime e garantiu sua vaga para o Olympia de 2024.
Do Fitpira até o Olympia, o atleta decidiu tirar um tempo longe das competições para melhorar ainda mais seu físico e chegar com chances reais de entrar no top 10 do Mr. Olympia 2024.
Gabriel Zancanelli: histórico de competições e títulos
- Arnold Brasil 2019 – Top 1 (Pro Card)
- Europa Pro 2020 – Top 16;
- Porto Rico Pro 2021 – Top 1;
- Mr. Olympia 2021 – Top 16;
- Muscle Contest Brasil Expo Super Show 2021 – Top 2;
- Muscle Contest Brasil Expo Super Show 2022 – Top 3;
- Tijuana Pro 2022 -Top 1;
- Mr. Olympia 2022 – Top 13;
- Musclecontest Ultimate 2023 – Top 1;
- Mr. Olympia 2023 – Top 13;
- FitPira 2023 – Top 1.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.