Chico Campadello, locutor de fisiculturismo, concedeu entrevista exclusiva comentando sobre técnicas utilizadas para a narração esportiva.

Antes de mais nada, vale dizer que o locutor  oficial  dos eventos da SPFF já possui um longo caminho dentro do esporte.

Sendo um apreciador antigo do Bodybuilding, Chico foi convidado para participar de um show da federação de Alex dos Santos. A partir daí, seu carisma, brincadeira e, claro, seu profissionalismo, conquistaram o público.

Assim, atualmente, Chico Campadello é um dos principais nomes da narração esportiva dentro do culturismo. Caso queira conhecer um pouco mais sobre sua história, basta clicar aqui.

Dicas para melhorar a performance na narração esportiva

Em suma, a carreira de Chico sempre esteve ligada ao fato de usar a comunicação a seu favor. Antes de virar locutor oficial, ele sempre esteve ligado a isso de alguma forma.

Desta forma, toda a fase “pré-locução” é executada com base em aprendizados antigos e experiências de outros trabalhos.

Na preparação, eu faço algumas técnicas que aprendi no teatro e em algumas aulas de canto que eu fiz também, mesmo não sendo cantor.

Diante disso,  Chico deixou claro que há uma importância enorme em estudar aquilo que vai ser narrado. Utilizando como exemplo o fato de não ser cantor e mesmo assim estudar a área para melhor sua locução esportiva.

Economizar a voz pode melhorar o espetáculo

Ainda, com base nas dicas de narração esportiva, Chico comentou que há uma peça chave para quem busca sua melhor versão.

Eu procuro sempre economizar a voz. Eu gosto de falar alto e bastante, mas tem que se controlar para não falar demais e ficar sem voz no final.

Por fim, ele ainda ressaltou que o fato da voz ficar rouca no final da apresentação é normal, mesmo que beba bastante água. Entretanto, Chico sempre busca passar longe de uma voz cansada, mesmo após 10 horas de show.

Já fiquei até 14 horas, é normal dar uma sentida na voz. Mas aí depois eu procuro fazer um exercício de desaquecimento que aprendi com técnicas vocais de teatro e canto.