O esporte é um dos melhores caminhos para se ter uma boa saúde, pois trabalha coordenação, a parte respiratória e física, principalmente o fator mental.

Agora imagine você entrar em uma disputa com alguém que está com uma condição mais elevada hormonal mente e por consequência, fisicamente. Sem dúvidas, não é algo justo, e isso é possível acontecer se o adversário utilizar alguma substância.

Antidoping
Foto: Reprodução

ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

O orgão conhecido pela sigla ABCD é ligado ao Ministério do esporte e que visa implementar nacionalmente uma política de combate à dopagem na prática esportiva, buscando uma competição limpa e justa.

Constantemente, a entidade elabora e divulga as substâncias e, métodos que são proibidos para conhecimento de todos os praticantes. Além disso, é responsável por um programa de prevenção a fim de manter um padrão que coincida com o que é previsto no Código Mundial Antidopagem.

Exames de antidoping

O Plano de Distribuição de Testes (PDT) e os exames antidoping são divididos em duas categorias, podendo ser por exame de sangue, de urina ou os dois.

Existe uma demanda da Organização Nacional Antidopagem (ONAD) que é sucetivel a mudanças e pode tornar o plano flexível. Dessa forma, tendo em mãos o calendário esportivo anual e mensal de todas confederações, uma seleção de atletas é feita.

Com grupo alvo de testes (GAT), que são os atletas periodicamente testados e outros que podem ser selecionados de forma aleatória, em qualquer lugar, hora, estando em competição nacional, internacional ou não estando em nenhuma.

Vire e mexe no Brasil, nos deparamos com casos de atletas pegos nos exames antidoping. Recentemente, o pivô Lucas Mariano foi um dos atletas que enfrentou suspensão por ter sido pego no exame antidoping.

Direitos e deveres do atleta

Quando o atleta é convocado para realizar os exames antidoping, ele tem direitos e deveres a serem contemplados. A lista com a descrição das duas categorias é encontrada no site da entidade.

Antidoping
Foto: Reprodução/Web

Fatores de escolha direcionada de atleta

Existem alguns tópicos seguidos para uma escolha direcionada de atleta para realização de exames contra o doping.

  • Os atletas que podem faturar medalhas seja em competições olímpicas, paralímpicas ou em campeonatos mundiais;
  • Aqueles que estão em alto nível nas disputas nacionais;
  • Atletas que estão em período de suspensão ou mesmo suspensão provisória;
  • Os que já se aposentaram e desejam retornar a praticar o esporte.
  • Quem histórico de violações às regras antidopagem;
  • Aqueles que tem histórico de melhorar o desempenho derrepente;
  • Os que falham diversas vezes em relação ao cumprimento dos requisitos de localização;
  • Com faltas em competições;
  • Lesionados;
  • Ascensão para estágio elevado referente a idade;
  • Os que recebem dinheiro para melhorar o desempenho;
  • Por fim, quando se tem informações confiáveis ou informação de inteligência da ABCD.

Detalhamento pelo atleta

Assim como acontece quando vamos doar, que é preciso responder algumas questões referentes a uso de medicamentos, de bebidas ou entorpecentes, tatuagens, etc… Os exames antidoping seguem o mesmo protocolo, contando com a sinceridade do atleta.

É preciso preencher o formulário de controle antidoping com informações referentes aos últimos sete dias sobre medicação, substância ou suplementos utilizados.

Para segurança dos envolvidos é obrigatório a assinatura do atleta no formulário, confirmando as informações. Vale destacar que o esportista testado recebe uma cópia.

Duas coletas

Já no laboratório,  o atleta tem duas amostras coletadas, sendo uma analisada e verificando a existência de substâncias proibidas. A segunda será armazenada pelo período de 10 anos com o intuito de uma nova análise para confirmação do resultado anterior a pedido da entidade ou do próprio atleta testado.

Processo

Após constatação da presença de substâncias, a entidade abre um processo por violações de regra antidoping e encaminha para o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-Ad), que tomara a decisão cabível para o caso.

Esse passo a passo é essencial para existência de um esporte justo com igualdade de chances para todos.