A Espanha é uma das principais favoritas para vencer a Copa do Mundo de Basquete 2023. Vinda do mesmo grupo que a seleção, a equipe europeia venceu os três primeiros jogos da fase de grupos contra Costa do Marfim, Brasil e Irã.

Na segunda fase da competição, o time dirigido pelo técnico italiano Sérgio Scariolo caiu diante da Letônia, próxima adversária do Brasil. A derrota fez com que o Grupo L desse uma revirada. Isso porque as seleções favoritas como Espanha e Canadá acabaram perdendo. 

No jogo contra a Letônia, a Espanha teve um bom início. No terceiro quarto, por exemplo, chegou até mesmo a abrir 10 pontos de vantagem. Entretanto, não conseguiram parar a força dos letões, que viraram a partida e saíram vitoriosos do duelo por 74 a 69.

Na primeira fase, eliminaram a França, forte candidata ao título mundial. Depois da partida, o técnico da seleção espanhola, Sérgio Scariolo, destacou que foi um jogo totalmente sem pressão por parte da Letônia. Além disso, que possuem uma química excelente entre os jogadores. 

É impossível dizer onde eles podem acabar. É um jogo ao alcance deles. Vejo [que] eles jogam sem pressão, com uma química excelente e com tudo para ganhar e ganhar.

Essa é uma ótima mentalidade para jogar. Eu esperaria que eles continuassem jogando bom basquete, competindo e vencendo jogos. 

Brasil x Letônia

A seleção brasileira encara a Letônia neste domingo (3), às 6h45 (horário de Brasília). Em caso de vitória verde e amarela, se confirma a classificação do Brasil para as quartas de finais da competição.

Vaga Olímpica

Para garantir sua ida aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o Brasil precisa vencer a Letônia e torcer uma combinação de resultados. É necessário que a Espanha derrote o Canadá, que a Sérvia vença a República Dominicana e a Itália, Porto Rico.

Vale lembrar que são duas vagas ofertadas para as melhores equipes das Américas na Copa do Mundo. Caso não consiga, o Brasil pode buscar a classificação via torneio Pré-Olímpico.