Nesta quarta-feira (23), o ex-jogador de basquete norte-americano, Kobe Bryant, completaria 45 anos de idade. A estrela do Los Angeles Lakers morreu em um acidente de helicóptero no ano de 2020 ao lado de sua filha de apenas 12 anos, Gianna Bryant, e outras sete pessoas.

Em sua carreira, Kobe fez história vestindo a camisa do Los Angeles Lakers. Pela franquia californiana, forma cinco anéis conquistados. Mesma quantidade de outro grande nome da equipe, Magic Johnson.

Vale lembrar também que o Black Mamba é, até hoje, o único jogador da história que tem duas camisas suas aposentadas: a 8, onde venceu três vezes seguidas a NBA, e a 24, número que conquistou outros dois títulos. Todos pelo Los Angeles Lakers.

Pela seleção dos Estados Unidos, Kobe venceu duas vezes a medalha de ouro: em Pequim (2008) e Londres (2012). Vestindo a camisa de seu país, a lenda enfrentou a seleção brasileira em algumas ocasiões e levou a melhor em todos os confrontos.

Na ocasião, vamos trazer aqui os três principais jogos em que o astro do Lakers enfrentou o Brasil.

Americans Cup – EUA 93 x 85 Brasil – 2007

Com um time de grandes estrelas, os Estados Unidos derrotaram o Brasil, por 93 x 85. Além de Kobe Bryant, estavam também outras grandes estrelas da NBA: Lebron James, Carmelo Antony, Dwight Howard e dentre outros.

Ao final da partida, Kobe terminou com 19 pontos e sendo uma das peças mais importantes da vitória norte-americana que no ano seguinte, faturaria o ouro olímpico depois de ter ficado com o bronze em Atenas 2004.

No mesmo ano, o Brasil jogou também contra os Estados Unidos pelo Pré-Olímpico das Américas, em que Kobe esteve presente, com vitória de 113 x 76. Naquele jogo, o jogador acabou marcando 20 pontos.

O pivô Murilo do Bauru e da seleção brasileira, estava em quadra naquele jogo e se rendeu a Kobe após a partida:

Foi uma honra muito grande. Foi um dos presentes que o basquete me deu. Joguei contra várias feras do basquete mundial como LeBron James, Allen Iverson, Jason Kidd, Steve Nash, mas eu acho que o Kobe, por tudo que ele representa, foi diferente. É um cara espetacular dentro de quadra. Para mim, está entre os cinco mais talentosos da história do basquete.

Amistoso – Brasil 79 x 91 EUA – 2012

Com partida disputada em São Paulo, os norte-americanos bateram mais uma vez o Brasil. Dessa vez, por 12 pontos de diferença. Kobe foi o cestinha da partida, fez 24 pontos contra o Brasil. Leadrinho foi o principal pontuador da equipe brasileira com 20 pontos.

No primeiro intervalo, os americanos chegaram a fazer 13 pontos de diferença com um show de Kobe e Kevin Durant, que marcou 18 pontos. Na sequência, mantiveram o domínio e venceram o jogo.

Amistoso – EUA 80 x 69 Brasil – 2012

A partida disputada em Washington ficou marcada com a presença do então presidente Barack Obama. Apesar dos 11 pontos de diferença, os EUA suaram bastante para derrotar o equipe do técnico Rubén Magnano.

Kobe Bryant completaria 45 anos hoje: relembre seus duelos contra o Brasil
Michelle Obama, Barack Obama e Malia Ann Obama, filha do casal, assistindo à vitória dos EUA diante do Brasil em Washington. Foto: Agência AP

O jogo serviu como preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Na partida, Kobe acabou não sendo o grande destaque, mas Lebron James com 30 pontos foi o dono do jogo.

Já em Londres, Kobe destacou em entrevista coletiva o elenco do Brasil. Segundo ele, uma das melhores equipes do mundo.

São definitivamente uma das melhores equipes do mundo, têm talento individual e são competitivos. São físicos, atacam, enfrentam, são duros. Sempre que jogamos com eles é uma briga boa”, afirmou Kobe em coletiva de imprensa.

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.