Nesta quarta-feira (23), o ex-jogador de basquete norte-americano, Kobe Bryant, completaria 45 anos de idade. A estrela do Los Angeles Lakers morreu em um acidente de helicóptero no ano de 2020 ao lado de sua filha de apenas 12 anos, Gianna Bryant, e outras sete pessoas.
Em sua carreira, Kobe fez história vestindo a camisa do Los Angeles Lakers. Pela franquia californiana, forma cinco anéis conquistados. Mesma quantidade de outro grande nome da equipe, Magic Johnson.
Hoje, Kobe Bryant estaria completando 45 anos. ?? pic.twitter.com/W2D1Brj3ij
— Camisa 23 (@camisa_23) August 23, 2023
Vale lembrar também que o Black Mamba é, até hoje, o único jogador da história que tem duas camisas suas aposentadas: a 8, onde venceu três vezes seguidas a NBA, e a 24, número que conquistou outros dois títulos. Todos pelo Los Angeles Lakers.
Pela seleção dos Estados Unidos, Kobe venceu duas vezes a medalha de ouro: em Pequim (2008) e Londres (2012). Vestindo a camisa de seu país, a lenda enfrentou a seleção brasileira em algumas ocasiões e levou a melhor em todos os confrontos.
Na ocasião, vamos trazer aqui os três principais jogos em que o astro do Lakers enfrentou o Brasil.
Americans Cup – EUA 93 x 85 Brasil – 2007
Com um time de grandes estrelas, os Estados Unidos derrotaram o Brasil, por 93 x 85. Além de Kobe Bryant, estavam também outras grandes estrelas da NBA: Lebron James, Carmelo Antony, Dwight Howard e dentre outros.
Ao final da partida, Kobe terminou com 19 pontos e sendo uma das peças mais importantes da vitória norte-americana que no ano seguinte, faturaria o ouro olímpico depois de ter ficado com o bronze em Atenas 2004.
No mesmo ano, o Brasil jogou também contra os Estados Unidos pelo Pré-Olímpico das Américas, em que Kobe esteve presente, com vitória de 113 x 76. Naquele jogo, o jogador acabou marcando 20 pontos.
O pivô Murilo do Bauru e da seleção brasileira, estava em quadra naquele jogo e se rendeu a Kobe após a partida:
Foi uma honra muito grande. Foi um dos presentes que o basquete me deu. Joguei contra várias feras do basquete mundial como LeBron James, Allen Iverson, Jason Kidd, Steve Nash, mas eu acho que o Kobe, por tudo que ele representa, foi diferente. É um cara espetacular dentro de quadra. Para mim, está entre os cinco mais talentosos da história do basquete.
Amistoso – Brasil 79 x 91 EUA – 2012
Com partida disputada em São Paulo, os norte-americanos bateram mais uma vez o Brasil. Dessa vez, por 12 pontos de diferença. Kobe foi o cestinha da partida, fez 24 pontos contra o Brasil. Leadrinho foi o principal pontuador da equipe brasileira com 20 pontos.
No primeiro intervalo, os americanos chegaram a fazer 13 pontos de diferença com um show de Kobe e Kevin Durant, que marcou 18 pontos. Na sequência, mantiveram o domínio e venceram o jogo.
Amistoso – EUA 80 x 69 Brasil – 2012
A partida disputada em Washington ficou marcada com a presença do então presidente Barack Obama. Apesar dos 11 pontos de diferença, os EUA suaram bastante para derrotar o equipe do técnico Rubén Magnano.

O jogo serviu como preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Na partida, Kobe acabou não sendo o grande destaque, mas Lebron James com 30 pontos foi o dono do jogo.
Já em Londres, Kobe destacou em entrevista coletiva o elenco do Brasil. Segundo ele, uma das melhores equipes do mundo.
São definitivamente uma das melhores equipes do mundo, têm talento individual e são competitivos. São físicos, atacam, enfrentam, são duros. Sempre que jogamos com eles é uma briga boa”, afirmou Kobe em coletiva de imprensa.