O basquete é um dos esportes que a cada dia vem ganhando destaque no Brasil. Assim, em vários lugares do país surgem novas promessas da modalidade e uma delas é Guilherme Augusto, 16 anos, que jogou na posição de ala por Minas Gerais, nos Jogos da Juventude, Ribeirão Preto.

O jovem fez sua estreia na competição e conseguiu ajudar o time em momentos decisivos. Ao final, terminou em quarto lugar com a equipe de Minas Gerais e com muitos ensinamentos na bagagem.

+ Driblando fronteiras no basquete: jovem do Amazonas representa Santa Catarina nos Jogos da Juventude

Garoto mudou de esporte pelo irmão e se apaixonou pelo basquete

Guilherme queria seguir o caminho que a maioria dos meninos no Brasil deseja trilhar, ser jogador de futebol. Isso aconteceu até os nove anos, mas, um dia, ao acompanhar o irmão no treino de basquete, a paixão pelo esporte nasceu no coração do garoto.

Eu jogava futebol aos 9 anos, fui para o basquete por causa do meu irmão, no meio de um treino que ele estava o treinador pediu para eu treinar com o irmão, acabei apaixonando pelo basquete e levo isso até hoje, desde os 11 anos”, afirmou o Ala de Minas Gerais.

Guilherme Augusto
Guilherme antes de uma partida nos Jogos da Juventude – Divulgação/ Marcus Cicarini

Atualmente, o irmão de Guilherme tem 21 anos e continua no basquete, mas não virou jogador profissional. Desta forma, o mais novo quer seguir o sonho e chegar no mais alto nível na modalidade. O jovem mineiro atua com a camisa do Mackenzie Esporte Clube, em Minas Gerais.

Convocação para os Jogos da Juventude e objetivos para o futuro

Guilherme foi chamado para atuar com o time e foi uma das peças principais na equipe de Minas Gerais durante o torneio dos Jogos da Juventude.

Me chamaram para jogar, porque eu jogava em outra escola, agradeço muito ao IPEM, ao Eduardo, por ter essa oportunidade. Eu saio mais evoluído, com muito mais experiência, vou levar esse campeonato para a minha vida. A disciplina, respeito, tudo de bom para a vida, é isso que importa”, finalizou o jovem de Minas Gerais.

Do futebol para o basquete: jovem de Minas é destaque nos Jogos da Juventude
Time que representou o basquete de Minas Gerais, Guilherme é o atleta com a camisa 20 – Divulgação/ Marcus Cicarini

Treinador acompanha talento do Guilherme de perto no clube

Lucas Palhares foi o técnico da Delegação de Minas Gerais e de Basquete Masculino. Além disso, é treinador do Mackenzie Esporte Clube de Minas Gerais. Lucas não conhece tão a fundo a vida do ala de Minas Gerais, apesar de estarem juntos no mesmo clube. Isso porque, o comandante é responsável por outra categoria.

O Guilherme é um menino que o Ipem, juntamente com o Mackenzie e comigo, abrimos essa oportunidade através dessa parceria. Eu sei que ele teve outras experiências, mas com a estrutura dessa, quase ninguém tem. Eu não sou técnico diretamente dele, sou técnico de outra categoria, mas acabo dando treino para ele quase toda semana”, relatou o treinador.

Lucas explicou que o nervosismo do time era aceitável porque muitos estavam estreando em uma competição nacional.  Por isso, alguns erros acabam acontecendo durante as partidas.

O Guilherme é um menino que o Ipem, juntamente com o Mackenzie e comigo, abrimos essa oportunidade através dessa parceria. Eu sei que ele teve outras experiências, mas com a estrutura dessa, quase ninguém tem. Eu não sou técnico diretamente dele, sou técnico de outra categoria, mas acabo dando treino para ele quase toda semana.

Para finalizar, o treinador confessou não conhecer muito o jovem, mas sabe das dificuldades encontradas ao longo da vida de Guilherme. A habilidade do ala e a vontade de passar pelos desafios fizeram que ele recebesse a chance de representar o seu estado no campeonato.

Você ama outros esportes além do Basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre: