O basquete é uma modalidade esportiva amplamente apreciada e praticada em todo o mundo, e o Brasil segue essa tendência. Desde a reestruturação do cenário do basquete brasileiro em 2009, o Novo Basquete Brasil (NBB) solidificou-se como a principal competição da categoria no país.

Nesta quarta-feira (11), foi realizado o evento de apresentação da 16ª edição do NBB, torneio programado para iniciar em outubro. A competição promete ser altamente acirrada e repleta de emoções.

O Esportelândia esteve presente no evento e conduziu uma entrevista com Bruno Mortari, treinador do São Paulo Basquete. O técnico se mostrou animado com a adição das novas equipes e vislumbra uma temporada melhor do que a anterior. Confira!

O NBB 2023/2024

A principal competição de basquete do Brasil promete agitar as torcidas de todo o país. A 16ª edição do NBB possui 19 equipes: Minas, Franca, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Cerrado, Pinheiros, Brasília, Fortaleza B. C., Bauru, Mogi, Vasco da Gama, Pato Basquete, Paulistano, Corinthians, São José,  União Corinthians, Unifacisa e Caxias do Sul.

Houve uma mudança na fórmula de disputa em relação à última edição. Na temporada 2023/2024, os 19 times se enfrentarão duas vezes na fase regular, uma partida na casa de cada rival, totalizando 36 rodadas. Desse modo, 16 equipes avançarão para os play-offs.

Na fase eliminatória, as oitavas de final são definidas em um série disputadas em melhor de três partidas. Logo depois, nas quartas, semifinais e final, o formato será melhor de cinco. A saber, a Copa Super 8, um torneio de intertemporada, está marcada para janeiro de 2024 e contará com as oito equipes mais bem classificadas na fase regular.

Bruno Mortari quer mais equipes no NBB

A saber, para a temporada 2023/2024, Vasco da Gama e Botafogo anunciaram a sua volta às competições de basquete. Em entrevista para Carlos Soares, repórter do Esportelândia, o treinador do atual vice-campeão do NBB viu com bons olhos a inclusão de novos times no principal campeonato de basquete do país. Mortari afirmou que a competição fica mais forte quando se tem equipes com camisa de peso.

Quanto mais equipes com de camisa, como as que voltaram esse ano, sempre engrandece o campeonato, fortalece o torneio. Então, essas equipes são sempre bem-vindas, quanto mais times de camisa puder acrescentar em uma competição disputada como essa é sempre válido”.

Na última edição do NBB, o São Paulo ficou com o segundo lugar, após perder para o Sesi Franca no quinto jogo. Em sua trajetória no torneio, o time comandado por Bruno Mortari conquistou 30 triunfos em 44 jogos. Quando perguntado sobre as expectativas para a disputa e o título do NBB 16, Mortari cravou o foco da equipe:

Com certeza, nossa ambição é essa, a gente vai em busca desse título. Um time grande como São Paulo tem que sempre vislumbrar a melhor posição e é o que a gente vai fazer”.

Que tal se aprofundar mais ainda no Basquete? Confira mais na Esportelândia: