A Fórmula 1 está de volta! Nesta quinta-feira (23), a maior categoria do automobilismo mundial retornou de suas férias para o 1º dia de testes de pré-temporada, no Circuito Internacional do Bahrein. Ao todo, foram oito horas divididas em duas sessões de quatro horas cada. E será assim também na sexta-feira (24) e no sábado (25).

Ainda era madrugada no Brasil quando a luz verde acendeu no Bahrein e os carros de 2023 foram para a pista. E no final das oito horas, tudo terminou como no ano passado. Com a Red Bull e Max Verstappen na liderança. Porém, houveram resultados muito interessantes na pista, como o espanhol Fernando Alonso, estreando na Aston Martin, na 2ª posição.

1ª sessão da pré-temporada Fórmula 1

Logo na 1ª sessão, uma grande novidade nos boxes da Aston Martin. Já que Lance Stroll se acidentou durante as férias e fraturou os dois pulsos, impedindo o canadense de estar guiando seu carro nesta pré-temporada. Portanto, o brasileiro Felipe Drugovich foi chamado às pressas para substitui-lo. Vale lembrar que Stroll também é dúvida para a 1ª corrida do ano, que acontece na semana que vem.

Porém, logo nos primeiros dez minutos de treino, o carro de Drugovich sofreu uma falha eletrônica e o brasileiro foi obrigado a parar, causando a 1ª bandeira vermelha da temporada. Devido a esta falha, a Aston Martin perdeu cerca de 1 hora de atividade de pista.

Outro momento que chamou a atenção foi a asa dianteira do carro da Ferrari, que nesta 1ª sessão estava sendo guiada por Carlos Sainz. A asa chamou a atenção pois quando entrava em alta velocidade, ela amassava a ponta. A equipe italiana confirmou que isto se tratava de um erro e logo trocou a asa do carro do piloto espanhol. Mesmo com este contratempo, Sainz terminou esta 1ª sessão na 2ª colocação.

Sainz ficou atrás apenas do atual bicampeão mundial, Max Verstappen. O carro do holandês parecia estar 100% ajustado, já que a equipe colocou apenas pneus duros em Verstappen. Além disso, a equipe utilizou muito pouco (quando utilizou) os sensores para calcular quesitos técnicos, como pressão aerodinâmica e as saídas de ar do carro.

A 3ª colocação ficou, de forma surpreendente, com a Williams de Alexander Albon. Albon, inclusive, foi o piloto que mais deu voltas nesta 1ª sessão de treinos de pré-temporada da Fórmula 1.

Por fim, vale destacar a atuação da Mercedes de George Russell. Não pela velocidade, mas pelo nº de voltas dadas. Mostrando que as Flechas de Prata querem ajustar todo o carro para não cometer os mesmos erros da temporada de 2022 da Fórmula 1.

2ª sessão

Após a pausa de uma hora, a Fórmula 1 voltou com as atividades de pista. E o grande destaque desta 2ª sessão foi o espanhol Fernando Alonso. O novo piloto da Aston Martin assumiu o carro na parte da tarde (substituindo Drugovich) e pegou um carro bastante ajustado, fazendo frente ao tempo de Verstappen. Apesar do bom desempenho, Alonso demorou a entrar na pista devido a um problema de assoalho causada pela própria equipe, em um pit stop ainda com Felipe Drugovich no carro.

Outro piloto que se destacou nesta 2ª sessão foi o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Mostrando que a escuderia italiana pode eliminar os problemas de confiabilidade visto na temporada de 2022 da Fórmula 1 e fazer frente a Red Bull. O piloto nº 16 ficou na 4ª posição ao final deste 1º dia.

Já uma equipe que teve grandes problemas de confiabilidade foi a McLaren. E principalmente, nesta 2ª sessão, o britânico Lando Norris deu apenas 40 voltas em 4 horas de treino. Mesmo assim, Norris fez o 5º melhor tempo.

Vale destacar também a estreia do estadunidense Logan Sargeant pela Williams. O piloto ficou na 10ª posição, na frente de nomes como Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas) e dos dois carros da Alpine (Pierre Gasly e Esteban Ocon).

Por fim, o destaque negativo vai para a Alpine. Quarta força da temporada de 2022 da Fórmula 1, a escuderia francesa parece não ter achado o ajuste ideal para 2023. Já que Gasly ficou na 16ª posição e Ocon na 17ª posição. Além disso, a equipe não deu muitas voltas e seus mecânicos mexiam demais no carro durante as sessões.

Foto destaque: Divulgação/F1