Nesta segunda-feira (13), além do lançamento do carro da McLaren, a Aston Martin mostrou ao mundo o AMR23, o novo carro da temporada da Fórmula 1. O evento de lançamento foi realizado na nova fábrica da escuderia inglesa, também em Silverstone. E contou com a presença do dono da equipe, Lawrence Stroll, o chefe de equipe, Mike Krack, além dos pilotos reservas Stoffel Vandoorne e Felipe Drugovich. Por fim, estiveram presentes os dois pilotos titulares da equipe, Lance Stroll e o bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso.

Vale lembrar que a Aston Martin terminou em 7º lugar na temporada de 2022 (empatada em número de pontos com a Alfa Romeo, 6ª colocada). Para isso, a equipe inglesa quer promover uma revolução técnica em seu carro de 2023. E essa revolução começa com as contratações, para todos os setores, feitas por Lawrence Stroll. Uma das principais contratações é do engenheiro Dan Fallows (ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull) , que já começou a dar sua cara ao carro da Aston Martin.

Apesar de Fallows admitir que o carro tem muito do dedo dele, o AMR23 também tem muito do que deu certo na Fórmula 1 em 2022:

“Fizemos bastante progresso através do AMR22. Queríamos ter certeza de que esta é uma evolução sensata disso, mas também nos dá uma plataforma muito boa para desenvolver. Mas, ao mesmo tempo, queríamos garantir que fosse agressivo: dar um grande desafio a toda a equipe de engenharia para garantir que eles realmente se esforçassem.” – declarou Fallows durante o lançamento do carro de Fórmula 1 da AM.

Experiência e juventude na Fórmula 1

Ainda falando dos grandes investimentos de Lawrence Stroll na Aston Martin, houve um grande investimento na academia de pilotos da equipe britânica. Assim, Lawrence trouxe dois pilotos de desenvolvimento para a AM: Stoffel Vandoorne (bélga, ex-piloto da Fórmula 1 e campeão da temporada de 2022 da Fórmula E) e Felipe Drugovich (brasileiro, campeão de 2022 da Fórmula 2).

Por fim, a Aston Martin precisava de um substituto para o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que se aposentou ao fim da temporada de 2022 da Fórmula 1. Então a equipe optou por manter a experiência em um de seus assentos, trazendo o bicampeão mundial Fernando Alonso (vindo da Alpine). O outro assento ainda é de Lance Stroll, filho de Lawrence Stroll.

Foto destaque: Divulgação/Aston Martin