A temporada de lançamentos de carros da Fórmula 1 2023 continua a todo vapor. Nesta segunda-feira (13), foi a vez da McLaren mostrar ao mundo seu novo carro para a temporada. Apelidado de MCL60 (em comemoração aos 60 anos da equipe), a equipe inglesa mostrou seu novo carro em um evento sucinto, de aproximadamente 25 minutos.

Bastante semelhante, nos quesitos técnicos, ao novo carro da Red Bull. Em relação a estas semelhanças, elas estão principalmente nos sidepods, que estão mais reforçados e rebaixados. Isto significa que a McLaren está mais agressiva em relação as regras de resfriamento do carro. Vale lembrar que a equipe inglesa sofreu muito com o retorno do efeito solo na Fórmula 1 e demorou para adaptar-se. Esta adaptação aconteceu com a temporada em andamento.

O MCL60 é considerado uma continuação das evoluções vistas no carro de 2022 (o MCL36), e foi baseado nisso que o diretor executivo da McLaren, Zak Brown, falou durante a apresentação:

“Acho que identificamos as deficiências do carro do ano passado e trabalhamos duro para resolvê-las neste ano. Acho que acertamos na maior parte, mas sabemos que ainda há algumas áreas em que não estamos onde queremos estar.”

Mudanças para a temporada 2023 da Fórmula 1

Além do novo carro, a McLaren vem com diversas mudanças para a temporada de 2023 da Fórmula 1. A principal delas está em um dos assentos de piloto, já que a equipe decidiu por dispensar o australiano Daniel Ricciardo (que voltou para a sua equipe de origem, a Red Bull, como piloto reserva).

A novela Oscar Piastri

Com a dispensa de Ricciardo, a McLaren logo se mexeu no mercado de pilotos para a temporada de 2023 da Fórmula 1. E no fim, a equipe inglesa acabou ficando com o também australiano Oscar Piastri (campeão da Fórmula 2 em 2021).

Porém, Piastri era piloto reserva da Alpine em 2022, e com a saída de Fernando Alonso da equipe francesa para esta temporada, a Alpine anunciou Oscar Piastri para ser parceiro de equipe do francês Esteban Ocon.

Horas depois do anuncio, o próprio Piastri desmentiu a Alpine, dizendo que não seria piloto da escuderia em 2023. A partir daí, começaram as especulações de onde Piastri pilotaria na Fórmula 1. E após muita polêmica, a McLaren pôde finalmente anunciar o australiano.

Novo chefe de equipe

E assim como outras equipes, a McLaren também terá um novo chefe de equipe na Fórmula 1. Andrea Stella assume pela 1ª vez o posto de chefe de uma equipe. O engenheiro formado na Ferrari chegou na equipe inglesa em 2015, e desde 2020, era diretor de corridas da McLaren. Em 2023, ele substitui Andreas Seidl como chefe de equipe. Seidl deixou a escuderia inglesa para assumir a chefia da Alfa Romeo.

Foto destaque: Divulgação/McLaren