O universo do automobilismo amanheceu mais cinza na manhã desta segunda-feira (20). O ex-piloto e ídolo do esporte brasileiro, Bird Clemente faleceu aos 85 anos, vítima de uma forte infecção generalizada.

Considerado por muitos como o Rei de Interlagos, o ex-atleta competiu entre os anos 1950 e 1970 e é lembrado como o primeiro piloto profissional do Brasil. A informação da sua morte foi confirmada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Curiosidade sobre a carreira de Bird Clemente

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A história de Bird Clemente, o Rei de Interlagos

Quando ainda tinha 18 anos, Bird Clemente entrou para a Universidade Presbiteriana Mackenzie, mais precisamente no curso de agrimensura, onde acabou conhecendo Tito Livio. Este, por sinal, tinha um irmão chamado Eugênio Martins, que já competia em automóveis.

Por influência, Bird Clemente passou a pilotar alguns anos depois, em 1958. Meia década então, acabou recebendo o seu primeiro convite para se tornar um piloto profissional, o único do Brasil na época. Firmou contrato com a Willys e deu início na sua carreira.

Durante a sua trajetória no automobilismo colecionou uma série de feitos relevantes, como a conquista dos 500 Km de Interlagos e as Mil Milhas Brasileiras, que aconteceram em 1973. Bird Clemente possuía excelente desempenho no antigo traçado do Autódromo José Carlos Pace, o que rendeu a ele o apelido de Rei de Interlagos.

Depois de sua aposentadoria, publicou o livro Entre Ases e Reis de Interlagos, em 2008. A obra conta histórias e possui imagens da trajetória do automobilismo no Brasil.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Carlos Soares

Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.