Após ser dispensado da Haas, e mais recentemente, da academia de pilotos da Ferrari, o alemão Mick Schumacher será piloto reserva da Mercedes em 2023. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), através das redes sociais da escuderia alemã. Vale lembrar que Mick é filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher. Além disso, Michael também já pilotou pela Mercedes, de 2010 até 2012.
Willkommen, Mick. 👋 Say hello to our 2023 Reserve Driver, @SchumacherMick. 🤩 pic.twitter.com/iQWLhIE7Pr
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) December 15, 2022
Campeão da Fórmula 2 em 2020, Mick Schumacher estava na academia de pilotos da Ferrari desde 2019, e fez parte de todo o processo de desenvolvimento de um piloto dentro do automobilismo na academia da escuderia italiana. Em 2021, ainda sendo parte da academia de pilotos da Ferrari, Mick Schumacher ingressou na equipe americana Haas, graças ao seu desempenho na temporada de 2020 na F2, e ao fato da fornecedora de motor da Haas ser a Ferrari.
Após duas temporadas na escuderia americana, Mick e Haas optaram por encerrar o vínculo que tinham. Para o lugar de Schumacher, a Haas contratou o também alemão Nico Hulkenberg para o posto de piloto titular.
Por outro lado, a Mercedes estava a procura de um novo piloto reserva. Já que seus dois reservas imediatos deixaram a equipe alemã. Assim, enquanto Nyck De Vries deixou a Mercedes para ser piloto titular da AlphaTauri em 2023, Stoffel Vandoorne será piloto de desenvolvimento da Aston Martin em 2023 (ao lado do brasileiro Felipe Drugovich). Ambos foram já foram campões pela escuderia alemã na Fórmula E.
Ao final da temporada de 2022 da Fórmula 1, o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, já havia aberto as portas da equipe para Mick Schumacher. O filho do heptacampeão Michael Schumacher disputou 43 GP's ao longo de 2021 e 2022, sendo sua melhor colocação um 6º lugar no GP de Áustria de 2022.
Declarações de Mick Schumacher e Toto Wolff
“Mick é um jovem piloto talentoso. Trabalha duro, tem um abordagem metódica e calma e ainda tem fome por aprendizado e melhorias como piloto. São importantes qualidades, e estamos ansiosos para que ele nos ajude a desenvolver o W14. Também sabemos que com dois anos de experiência correndo na F1, ele estará pronto para subir no carro para substituir Lewis ou George quando necessário”, disse Toto Wolff.
“Tomo isso como um novo começo e estou muito animado e grato a Toto e a todos os envolvidos por confiarem em mim. A F1 é um mundo tão fascinante e você nunca para de aprender, então estou ansioso para absorver mais conhecimento e colocar todos os meus esforços em benefício da equipe Mercedes” declarou Mick Schumacher.
Foto destaque: Divulgação/Mercedes AMG
Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire