O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu, nesta segunda-feira (7), o título de cidadão honorário do Brasil. Assim, o piloto, que está no Brasil para o GP de São Paulo de Fórmula 1, que acontece no próximo domingo (13), esteve de forma presencial na Câmara dos Deputados.

Em suma, foi uma sessão solene completamente diferente das sessões plenárias habituais. Principalmente, devido ao fato do Plenário Ulysses Guimarães estar completamente lotado. Inclusive, com filas para entrada nas galerias do plenário desde às 13h (horário de Brasília). Vale lembrar que a sessão começou por volta das 14h (horário de Brasília). Todos querendo ver o novo cidadão honorário do Brasil, Lewis Hamilton.

Como foi a sessão para Lewis Hamilton

No discurso de abertura da sessão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu a presença do heptacampeão mundial, e foi corrigido por torcedores presentes no plenário para “octacampeão” (em referencia ao polemico fim da temporada de 2021, onde Max Verstappen acabou ficando com o título mundial).

Após a abertura da sessão, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), autor da proposta de cidadania honorária para Hamilton, justificou sua atitude falando do amor que o heptacampeão tem pelo Brasil e por Ayrton Senna. E principalmente, devido ao gesto feito por Lewis Hamilton ao final do GP de São Paulo de 2021, onde o inglês de nascença pega uma bandeira do Brasil após vencer de forma heroica em Interlagos e repete o gesto feito pelo brasileiro tricampeão mundial em 1991.  Figueiredo também citou o GP de Abu Dhabi de 2021, onde foi decidido o título mundial.

Então, após a entrega da medalha de cidadão honorário para Lewis Hamilton, o próprio piloto discursou no plenário da Câmara. A saber, ele iniciou sua fala dizendo que “é uma grande honra receber este título hoje. Agora, finalmente posso dizer que sou um de vocês”.

“Eu amo Brasil, eu sempre amei o Brasil. Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna” – declarou Hamilton.

“O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, disse Arthur Lira no encerramento da sessão. O presidente da Câmara ainda arrancou risadas dos presentes no plenário ao dizer que “Como flamenguista, sabe o que é ser garfado” (em mais uma referencia ao GP de Abu Dhabi de 2021) antes de encerrar de forma oficial a sessão solene.

Vale lembrar que Lewis Hamilton estará em ação a partir da próxima sexta-feira (11), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para o GP de São Paulo de Fórmula 1.

Foto destaque: Reprodução/TV Câmara