Após o GP do México, realizado no último domingo (30), a próxima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 será em terras brasileiras. Mais precisamente, será o GP de São Paulo, no dia 13 de novembro. Portanto, diversos equipes já estão mandando seus equipamentos para o Autódromo de Interlagos, onde será realizada a corrida. Porem, antes mesmo do fim de semana de atividades de pista, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton terá um compromisso em Brasília.

Em suma, o inglês irá a Câmara dos Deputados para receber a medalha de cidadão honorário brasileiro. Esta sessão solene acontecerá na próxima segunda-feira (7), a partir das 16h.

Vale lembrar que esta homenagem foi confirmada no dia 9 de junho de 2022, em pedido feito pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Em sua justificativa, o deputado citou o GP de São Paulo de 2021, em que Lewis Hamilton venceu de maneira heroica, largando na 10ª posição, e repetiu o gesto de Ayrton Senna ao pegar a bandeira do Brasil e dar uma volta com a mesma:

 “Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos unem e nos representam para o mundo. Somos a nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade” – escreveu o deputado, na justificativa para a homenagem.

Na época da confirmação da honraria, Lewis Hamilton fez uma publicação em suas redes sociais agradecendo:

“Sem palavras. Recebi cidadania honorária em um dos meus locais favoritos no mundo. Eu realmente não tenho palavras agora. Obrigado, Brasil, eu te amo e não vejo a hora de te ver novamente”.

Foto destaque: Divulgação/F1