Lando Norris e Daniel Ricciardo fizeram boa classificação e acabaram a sessão com a 7ª e 8ª posições, respectivamente. Devido à punições sofridas, a dupla da McLaren subiu para a primeira fila, com o britânico em 3° e o australiano, que não participava do Q3 há duas corridas, em 4°, e somou pontos importantes em Monza.
Largando da 2ª fila, Norris foi ultrapassado pela Ferrari, pelas Red Bulls e pela Mercedes, mas conseguiu acabar a corrida em 7°, à frente da dupla da Alpine, um resultados essencial para o campeonato. Ricciardo, que vinha fazendo uma ótima prova, teve que abandonar com seis voltas para o fim, por problemas mecânicos.
No Grande Prêmio de Monza, Itália, Max Verstappen, que largou em 7°, venceu mais vez e coloca mais dedo no bicampeonato, já podendo ser campeão na próxima etapa, em Singapura. Charles Leclerc e George Russell fecharam o pódio, em corrida que terminou em safety car.
Resumo do fim de semana
Treinos livres
McLaren mostrou melhoras no fim de semana e fez boas sessões de treino livre. Norris ficou duas vezes entre os 10 primeiros colocados, enquanto Ricciardo segue sem se entender muito bem com o carro e teve como melhor colocação um 10° lugar.
O australiano segue sofrendo com os mesmos problemas desde que entrou na McLaren. Ele diz não conseguir sentir o carro nas áreas limites e que não sabe o que esperar ao entrar em curvas.
Tentando reestabelecer o desempenho da equipe e já pensando na próxima temporada, esse é um resultado bom e promissor.
Classificação
A McLaren passou com os dois pilotos para o Q3 pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Hungria, no final de julho, antes da pausa de verão. Norris e Ricciardo repetiram resultados no Q2 e no Q3 e ficaram em 7° e 8° nas duas sessões.
Esse resultado já seria bom para a McLaren, já que os dois pilotos se classificaram na frente da dupla da Alpine. Fernando Alonso conseguiu passar para o Q3, mas não marcou tempo e largaria em 10°, se não fossem as punições. Esteban Ocon nem passou para a última sessão da classificação e começou em 14°.
Como Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Sérgio Perez e Verstappen sofreram punições por troca de peças ou do motor inteiro, Norris e Ricciardo pularam para cima no grid e largaram da 2ª fila.
Corrida
Norris mais uma vez largou mal na Fórmula 1. Começando a corrida em terceiro, o britânico tinha tudo para acabar, pelo menos, no top-5. Talvez, fosse possível até brigar por um pódio, já que fez tempos bastante parecidos com os pilotos da Mercedes.
Mas, como errou novamente na largada, ele perdeu 3 posições e teve que fazer uma corrida de recuperação. Ele acabou a prova em 7° e abriu ainda mais vantagem sobre Ocon. De quebra, ele ainda ajudou a McLaren a se aproximar da Alpine e, a vantagem que era de 24 pontos, cai para 18.
Ricciardo segue sem sorte com a McLaren. Ele, que havia vencido o Grande Prêmio de Monza na temporada passada, mostrou que sabe correr nessa pista. O piloto largou bem e logo assumiu a 3ª posição.
Com um carro inferior, o australiano não foi capaz de fazer muita coisa contra as três melhores equipes, mas ele se manteve ao frente do resto do pelotão durante quase toda a corrida. No final, caso não tivesse quebrado, ficaria em 8° e subiria duas posições no campeonato de pilotos.
Não foi o melhor final de semana para a McLaren, mas foi um Grande Prêmio relevante e que garantiu pontos importantes.
Foto destaque: Mark Thompson/Getty Images
apaixonado por esportes e por contar histórias, vi no Jornalismo a chance de juntar essa duas paixões. Espero que eu possa transmitir um pouco desse amor e que gostem do que eu vou trazer por aqui!