A estrela do GP do Canadá 2023 por enquanto é a chuva, mas o atual bicampeão da Fórmula 1 e líder da temporada já está roubando esse protagonismo. Debaixo de muita água, Max Verstappen garantiu sua 25ª pole position, a quinta de 2023 e a terceira consecutiva.
Ao seu lado largará Nico Hulkenberg, em um dos melhores resultados de sua carreira, atrás apenas da pole no GP do Brasil de 2010 e igualando o GP da Áustria de 2016, quando se classificou na primeira fila, como na tarde deste sábado (17). Fernando Alonso e Lewis Hamilton largam na segunda fila, respectivamente em terceiro e quarto.
Essa é a segunda pole position de Verstappen no GP do Canadá. Em 2022, o bicampeão também largou da primeira colocação – e venceu no Circuito Gilles Villeneuve.
Hulkenberg, porém, aguarda a confirmação de seu resultado; o alemão foi notificado após a sessão classificatória por não ter respeitado o limite de velocidade sob a bandeira vermelha provocada pela quebra de Guanyu Zhou. Outra punição foi emitida logo após a bandeira quadriculada: Carlos Sainz, originalmente oitavo colocado, perde três posições por ter atrapalhado Pierre Gasly em volta rápida.
Q1
Luzes apagadas e pilotos já estavam na pista, todos calçando os pneus intermediários, para pista em secagem. Acontece que nos primeiros segundos, assim que Guanyu Zhou deixou os boxes, já notou um problema em seu carro, vindo lento no traçado. Pouco depois, parou e provocou bandeira vermelha.
Até o momento, todas as sessões do final de semana tiveram interrupção em algum momento. No TL1, o motivo foi Pierre Gasly e depois o sistema interno de câmeras; no TL2, o culpado foi Nico Hülkenberg e no TL3, Carlos Sainz.
Com o passar do tempo, a pista começava a secar e, portanto, os tempos começavam a despencar. Max estava na primeira posição com 1min21s988, tempo consideravelmente mais rápido do que seu melhor tempo feito no terceiro treino livre de mais cedo.
No final, quando vinha tentando melhorar sua marca, Sainz acabou atrapalhando diversos pilotos. O espanhol da Ferrari acabou se enfiando na frente de Gasly, que ficou bastante bravo com a atitude do adversário, Carlos perdeu sua volta mais rápida.
Bandeira quadriculada e Verstappen, com 1mion20s851, fechou com a melhor volta. Por outro lado, os cinco pilotos que ficaram pelo caminho foram Tsunoda, Gasly, De Vries, Sargeant e Zhou.
Q2
Bandeira verde e os 15 pilotos que avançaram já estavam liberados para os 15 minutos para tentar se colocar dentro do top-10. Os pilotos começavam a questionar sobre a chuva e utilização de pneus slick por conta do asfalto já secando bastante.
Inclusive, nos primeiros minutos, Albon foi o primeiro a arriscar a sair de pneu de pista seca. O titular da Williams calçou o composto mais macio para a segunda parte da classificação.
Faltando pouco menos de três minutos para o encerramento da segunda fase da tomada de tempos, Leclerc, na 11ª posição, foi aos boxes. Pérez, em 12º, acabou seguindo o monegasco.
Na fase final, quase todos os pilotos voltaram para o traçado e o caos se instaurou, ainda mais que a chuva voltou. Neste momento, quando Ocon foi tentar baixar sua marca, acabou atrapalhado por Stroll, se queixando no rádio.
Encerrada a sessão e os cinco pilotos que não conseguiram passar para o Q3 foram Leclerc, Pérez, Stroll, o piloto da casa, Magnussen e Bottas.
Q3
Albon, Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Sainz, Russell, Hülkenberg, Ocon e Hamilton eram os dez competidores que brigariam pela pole-position, apenas McLaren e Mercedes com os dois carros no Q3.
Com sete minutos para o encerramento, Piastri perdeu o carro e acertou a traseira do carro no muro de proteção. Com isso, ficou parado no meio do traçado e, com isso, acionou uma bandeira vermelha, até o momento, 100% de aproveitamento de bandeiras vermelhas em todas as sessões.
No final, de fato ninguém conseguiu superar o giro do bicampeão, que garantiu mais uma pole-position na temporada 2023. De forma surpreendente, Hülkenberg divide a primeira fila, com Alonso ficando na terceira colocação do grid.
Grid de largada do GP do Canadá:
- Max Verstappen – RBR
- Nico Hulkenberg – HAAS
- Fernando Alonso – ASTON MARTIN
- Lewis Hamilton – MERCEDES
- George Russell – MERCEDES
- Esteban Ocon – ALPINE
- Lando Norris – MCLAREN
- Oscar Piastri – MCLAREN
- Alexander Albon – WILLIAMS
- Charles Leclerc – FERRARI
- Carlos Sainz – FERRARI
- Sergio Perez – RBR
- Lance Stroll – ASTON MARTIN
- Kevin Magnussen – HAAS
- Valtteri Bottas – ALFA ROMEO
- Yuki Tsunoda – ALPHATAURI
- Pierre Gasly – ALPINE
- Nyck De Vries – ALPHATAURI
- Logan Sargeant – WILLIAMS
- Zhou Guanyu – ALFA ROMEO
Matheus Carvalho é um profissional multifacetado com experiência em marketing, comunicação e nas areas esportivas. Atualmente, Matheus é redator no site Esportelândia, cobrindo diversos esportes pelo Brasil e o mundo, seja Futebol, Tênis, Vôlei, Basquete, Fórmula 1, entre outros. Além de ser um apaixonado por esportes, como todo brasileiro.