Se você é um verdadeiro apaixonado por automobilismo, especialmente pela Fórmula 1, provavelmente já esbarrou com termos técnicos e expressões que fogem do que estamos acostumados a ouvir no dia a dia.
Mas não se preocupe! Para garantir que você entenda cada detalhe, aproveitando ao máximo a reta final da temporada, preparamos um glossário completo, onde você poderá esclarecer qualquer dúvida sobre o que está acontecendo nas pistas.
Conheça os principais termos usados na Fórmula 1
Glossário da Fórmula 1: conheça os principais termos
Aderência
Damos início ao nosso glossário da Fórmula 1 com o termo “aderência”, que refere-se à capacidade dos pneus de se manterem firmemente conectados ao asfalto. Esse aspecto é fundamental para garantir o bom desempenho do carro durante a corrida.
Quanto maior for a área de contato entre o pneu e a pista, maior será a aderência, o que resulta em mais estabilidade, melhor controle e maior tração, especialmente em curvas e frenagens.
Diversos fatores, como a temperatura, o tipo de pneu utilizado e as condições do asfalto, influenciam diretamente a aderência, tornando-a um componente vital para o sucesso de qualquer piloto na principal categoria do automobilismo.
Aero-rake
Esse é o nome dado às grades que são acopladas aos carros para fazer testes aerodinâmicos.
Elas são equipadas com sensores que monitoram o fluxo de ar e verificam se o comportamento aerodinâmico está de acordo com o previsto nos testes realizados em túneis de vento.
Geralmente, seu uso é mais frequente durante os treinos livres que antecedem a corrida principal.
APEX
Apex é o mesmo que ápice. É o ponto imaginário de uma curva em que o piloto realiza sua tangência.
O Apex de uma mesma curva pode variar de piloto para piloto, de acordo com os diferentes estilos de condução do carro.
Aerofólio
É a peça traseira ou frontal que pressiona o carro para manter-se no chão e não decolar com a alta velocidade. Informalmente, aerofólio é chamado de asa, como “asa traseira” ou “asa dianteira”.
Arrasto
Tem relação direta com a inclinação da asa. Quanto mais inclinada, mais arrasto ela proporciona, “segurando” o carro na reta. Assim, em pistas de alta velocidade, as asas são menos inclinadas, para reduzir a resistência do ar e proporcionar maior velocidade final.
Está diretamente ligado ao DRS, que explicaremos mais adiante.
Balaclava
É o nome dado à proteção que os pilotos usam por baixo do capacete, como uma espécie de touca anti-chamas.
Bico
Na Fórmula 1, o bico é o aerofólio dianteiro do carro. Ele é essencial para a aerodinâmica, ajudando a melhorar a aderência das rodas dianteiras e a estabilidade em alta velocidade.
O design do bico varia entre equipes para otimizar o desempenho em diferentes etapas. Além disso, contribui para a proteção dos pilotos, além da integridade estrutural do carro.
Borboleta
Posicionados atrás dos volantes, são os dispositivos de troca de marcha.
Brake by wire
Desde 2014, com a introdução dos motores V6 turbo híbridos, é este o sistema eletrônico de freios utilizado na Fórmula 1.
Ele corrige instabilidades nas rodas traseiras e proporciona exatamente o nível de frenagem que o piloto determina sobre o pedal.
Boxes
Local onde mecânicos e o restante da equipe trabalham nos carros e onde são realizados os pit-stops.
Caixa de brita
Quando o piloto deixa a pista, é comum que ele vá parar na caixa de brita, aquele banco de pedras e areia utilizado para diminuir a velocidade dos carros quando acontecem escapadas.
No entanto, atualmente, as áreas de escape asfaltadas são mais utilizadas, porque têm demonstrado ser mais seguras.
Chassi
Dando continuidade ao glossário da Fórmula 1, o chassi é simplesmente a estrutura do carro.
Chicane
Curva construída com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros. É caracterizada por uma curva à esquerda, seguida por uma à direita, ou vice-versa.
Cockpit
Local do carro onde fica o piloto.
Cotovelo
Também conhecido como hairpin ou grampo, cotovelo é o nome dado às curvas de 180 graus, comuns nos circuitos de rua. A mais famoso é a antiga Loews, de Mônaco.
Difusor
Estrutura da parte inferior traseira do carro, cujo objetivo é acelerar a passagem do ar e proporcionar uma zona de baixa pressão.
DRS
É a sigla para Drag Reduction System, ou Sistema de Redução de Arrasto Aerodinâmico, ou Asa Móvel. É o sistema que o carro “colar” mais no chão e ganhar velocidade.
Duto-S
Quando o ar chega à parte inferior do bico, é conduzido até sair pela parte de cima, para que o fluxo seja encaminhado de forma eficiente à traseira.
Drive – Through
Um tipo de penalidade, que obriga o piloto a passar pelos boxes, com velocidade reduzida.
Farofa
Farofa ou Marbles são os pedaços maiores de borracha dos pneus que se acumulam na pista, fora do traçado percorrido pelos carros.
FIA
Sigla de Federação Internacional de Automobilismo.
Flatspot
Quando ocorre uma grande travada de pneus, é possível que a parte do pneu em contato com o solo fique achada. Assim, flatspot acontece quando esse achatamento é tão grande que o pneu fica “quadrado”.
Fritada
No automobilismo, a fritada é quando o piloto trava os pneus na aproximação da curva, soltando fumaça.
Grid de largada
Local demarcado com espaços que ficam posicionados os carros antes da largada.
Guard-Rail
Barreira de proteção de ferro ou alumínio que separa a área de escape da pista e a parte exterior do circuito.
Grand Chelem
Se um piloto faz uma corrida perfeita, com a pole position, a volta mais rápida e lidera a corrida em todas as voltas, esse feito é chamado de Grand Chelem.
Halo
Halo (auréola ou halo, em português) é a proteção para a cabeça no cockpit, nos carros da Formula 1.
Hans
Hans é o acrônimo para “Head and Neck Support”, um suporte para cabeça e pescoço, que o piloto usa abaixo do capacete e que previne lesões cervicais e cerebrais.
Kers
Dentro do glossário da Fórmula 1, a Kars é a sigla de Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética.
Lap
É a tradução de voltas. Então, quando ver a expressão “laps to go”, você já sabe que é o número de voltas para o fim da corrida.
Lastro
A função do lastro é complementar o peso do carro e atingir o valor mínimo por regulamento, mas também é usado para distribuir o peso, melhorar o equilíbrio e baixar o centro de gravidade. Os lastros são formados por blocos de tungstênio.
Long run
É uma longa sequência de voltas dada por um piloto, sem intervalos no box. Podem ser usados para simular corridas, em que o piloto deve permanecer um longo período com tanque cheio.
Macarrãozinho
Macarrãozinho ou graining acontece quando o pneu não chega à sua temperatura de funcionamento ideal e, assim, pedaços de borracha se formam e permanecem grudadas na superfície.
Motorhome
Tradução de “casa motorizada”, é o trailer que abriga os membros das equipes e os pilotos
Paddock
Área atrás dos boxes, onde membros das equipes e convidados circulam.
Pane seca
Ocorre quando falta combustível.
Pirulito
A placa em formato de pirulito é usada em pit stops pelo mecânico que fica à frente do carro. Quando a placa é levantada, o piloto pode entender que os mecânicos já finalizaram a troca de pneus e ele pode retornar à pista.
Pit-Stop
Quando o carro entra nos boxes para realizar a troca de pneus e reabastecimento.
Pit-Wall
É o muro que separa a área de boxes e a pista e onde ficam os engenheiros e estrategistas da equipe.
Pneu Slick
Pneu liso (sem ranhuras), usado para pista seca.
Pneu Biscoito
Pneu com ranhuras, feito exclusivamente para correr em pista molhada.
Pódio
Local onde é realizada a premiação para os primeiros colocados de uma corrida. É lá onde os vencedores comemoram com garrafas de champanhe.
Pole-Position
Quem larga na primeira colocação.
Pressão aerodinâmica
É a força aerodinâmica que empurra o carro contra o solo, provocando maior estabilidade e aderência.
Queimar a largada
Acontece quando o piloto acelera antes da hora no início de uma corrida.
Retardatário
Carro que está prestes a tomar uma volta do líder e ou dos primeiros colocados. Para que esse piloto não atrapalhe quem está mais veloz, é utilizada a bandeira azul.
Safety Car
Carro de Segurança, utilizado quando há algum incidente na pista e há a intenção de que os carros diminuam a velocidade.
Quando o Safety Car está na pista é proibida a ultrapassagem, o que é informado aos pilotos com auxílio de bandeiras.
Sair da frente
Quando o carro perde a aderência e vai reto, mesmo com o volante virado para algum dos lados.
Sair da traseira
Quando a parte de trás do veículo perde a aderência, fazendo com que o carro deslize ou até mesmo rode.
Santo Antônio
O nome do santo é utilizado para definir a barra anticapotagem do carro, que fica acima do capacete do piloto, evitando evita lesões cervicais ou à cabeça caso o carro capote e fique com as rodas para cima.
Sobreviseira
Película sobre a viseira do capacete que a protege de sujeiras da pista.
Stint
É o tempo ou número de voltas que o piloto leva até entrar no boxes e fazer um pit stop.
Stop and Go
Quando o piloto é penalizado por alguma infração na pista, deve se dirigir aos boxes e ficar parado por um tempo pré-estabelecido pela categoria.
Superlicença
Não é qualquer piloto que consegue correr na Fórmula 1. Para disputar a principal categoria do automobilismo, ele precisa da superlicença.
Desde 2016, os requisitos envolvem resultados em categorias de base. Porém, a superlicença não é obrigatória para pilotos que fazem testes na pré-temporada ou participam de treinos livres na sexta-feira.
Undercut
É a tática para fazer o pit stop antes do piloto que está à sua frente na corrida e, assim, tentar ganhar a posição na volta com um pneu novo.
Essa estratégia é importante em corridas em que o desgaste dos pneus tem grande influência no resultado.
Traçado
Sinônimo de pista, todo o contorno do circuito.
Vácuo
Ficar atrás de um oponente antes de ultrapassá-lo, para ganhar mais velocidade.
Zebra
Área auxiliar fora da pista para que o carro consiga contornar a curva sem sair do traçado.
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Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.