Pódio, o lugar mais almejado por todo esportista. Claro que muitos batalham e suam bastante para conseguir garantir o lugar mais alto dele. Contudo, nem sempre isso é possível. O que não quer dizer que as outras posições não tenham sua importância também.

Na verdade, para quem treina, se dedica e briga com unhas e dentes dentro dos campos, quadras, tablados e pistas, só de conquistar um lugar entre os primeiros colocados já é uma enorme vitória.

Este prestígio, aliás, pode se tornar ainda maior quando o atleta consegue um pódio dentro da Fórmula 1. Afinal, por ser a categoria mais alta do automobilismo profissional, conquistar esse trunfo pode ser muito mais difícil do que parece.

Por se tratar da elite deste esporte, o torneio costuma premiar os competidores e equipes com maior aporte financeiro, que conseguem fabricar os melhores carros e arcar com os custos necessários para se ter o melhor desempenho.

Por motivos assim, é até comum notar um certo padrão entre os pilotos que costumam frequentar os pódios aos finais dos Grandes Prêmios. Não intencionalmente, a Fórmula 1 costuma ter o seu grid muito bem separado entre as equipes que brigam pelo título, as que duelam no meio da tabela e as que lutam para não ficar com a lanterna do torneio.

Dessa forma, o acesso aos primeiros lugares se torna ainda mais restrito. Por toda a dificuldade que envolve o feito e para prestigiar os mais consagrados da elite do automobilismo, o Esportelândia selecionou uma lista dos 10 pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1. Confira a relação abaixo:

Pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1

Lewis Hamilton

Hamilton Pódio (1)
Foto: Reprodução/Eurosport 2

Ocupando o primeiríssimo lugar deste ranking está o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1. Contando com as 104 vitórias que conseguiu na carreira, Lewis Hamilton chegou ao pódio em 197 vezes das 336 corridas que fez até hoje.

Michael Schumacher

Schumacher Pódio
Foto: Reprodução/Motor1

Empatado com Hamilton no número de títulos na Fórmula 1 – ambos foram campeões sete vezes – Michael Schumacher possui 155 pódios em 308 corridas na carreira.

Sebastian Vettel

Vettel Pódio
Foto: Reprodução/Emirates247

Completando o pódio entre os atletas com mais pódios na história da Fórmula 1 está Sebastian Vettel. O alemão terminou em uma das três primeiras posições 122 vezes em 300 corridas.

Fernando Alonso

Alonso Pódio
Foto: Reprodução/Pinterest

Com 384 GPs iniciados, o recorde absoluto entre todos os pilotos, Fernando Alonso tem 106 pódios em sua carreira. Ainda ativo, o piloto espanhol tem a chance de subir ainda mais nesse ranking, desempatando com Alain Prost em 2024.

Alain Prost

Prost Pódio
Foto: Reprodução/Makeleio

Na sequência, Alain Prost ocupa a 4ª posição, tendo conquistado ao longo da sua carreira 106 pódios em 202 corridas realizadas.

Kimi Räikkönen

Räikkönen Pódio
Foto: Reprodução/3Legs4Wheels

Em 6º lugar aparece o segundo piloto com mais GPs na história. Ao todo, Kimi Räikkönen realizou 353 corridas dentro da Fórmula 1 e alcançou o pódio em 103 oportunidades.

Max Verstappen

Verstappen Pódio
Foto: Reprodução/PlanetF1

O holandês Max Verstappen já tem 101 pódios em sua carreira. No entanto, nem está no Top 10 de total de GPs. Ao todo, o piloto tem 189 GPs disputados e ainda pode demorar para figurar no ranking.

Ayrton Senna

 

Senna Pódio
Foto: Reprodução/Motorsport

É claro que o ídolo brasileiro e um dos maiores pilotos de todos os tempos, não poderia ficar de fora desta lista. Durante o tempo em que participou da Fórmula 1, Ayrton Senna realizou 162 corridas e conseguiu 80 pódios. Certamente, este número poderia ser maior, se a sua carreira não tivesse sido interrompida tão cedo.

Rubens Barrichello

Barrichello Pódio
Foto: Reprodução/The Race

Aparecendo como o segundo nome brasileiro na lista está Rubens Barrichello. Detentor do recorde de mais corridas na Fórmula 1 por muitos anos, ele participou de 326 GPs ao longo da carreira e foi ao pódio em 68 vezes.

Valtteri Bottas

Bottas Pódio
Foto: Reprodução/Defimedia

Para finalizar a lista, mais um finlandês. Por anos como um dos nomes da Mercedes, mesmo que sob a sombra de Hamilton, Valtteri Bottas participou de 227 corridas e conseguiu 67 pódios, quase ultrapassando o brasileiro Rubens Barrichello.

Agora que você já conhece os recordistas em pódios da Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos: