Com 20 carros na pista, terminar entre os três primeiros é sempre uma grande honra para qualquer piloto da Fórmula 1. Na categoria mais importante do automobilismo, a disputa para subir no pódio é sempre muito alta.
Por isso, o Esportelândia traz o ranking dos pilotos com mais pódios em suas carreiras. E, é claro, brasileiros estão presente entre os que mais ficaram entre os três primeiros.
Pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1
Lewis Hamilton
Um dos maiores pilotos da história, com sete títulos conquistados, Lewis Hamilton é dono de vários recordes. Um deles é a quantidade de pódios, com 200, sendo 104 vitórias. São 351 corridas disputadas na carreira e o piloto ainda está longe de parar.
Michael Schumacher
Empatado com Hamilton no número de títulos na Fórmula 1, ambos foram campeões sete vezes, Michael Schumacher possui 155 pódios em 308 corridas na carreira.
Sebastian Vettel
Completando o pódio entre os atletas com mais pódios na história da Fórmula 1 está Sebastian Vettel. O alemão terminou em uma das três primeiras posições 122 vezes em 300 corridas.
Max Verstappen
Considerado como um dos melhores pilotos dos últimos anos (seus três títulos confirmam essa opinião do público), Max Verstappen tem 110 pódios em sua carreira. Apesar do número alto, ainda está longe de aparecer no top 10 de total de GPs. Esse fato também mostra o período dominante que viveu na Fórmula 1.
Fernando Alonso
São 400 GPs, com 394 largadas, o recorde absoluto entre todos os pilotos, Fernando Alonso tem 106 pódios em sua carreira. Ainda ativo, o piloto espanhol tem a chance de subir ainda mais nesse ranking, desempatando com Alain Prost em 2024.
Alain Prost
Na sequência, Alain Prost ocupa a 7ª posição, tendo conquistado ao longo da sua carreira 106 pódios em 202 corridas realizadas.
Kimi Räikkönen
Em 8º lugar aparece o segundo piloto com mais GPs na história. Ao todo, Kimi Räikkönen realizou 353 corridas dentro da Fórmula 1, começando 349, e alcançou o pódio em 103 oportunidades.
Ayrton Senna
É claro que o ídolo brasileiro e um dos maiores pilotos de todos os tempos, não poderia ficar de fora desta lista. Durante o tempo em que participou da Fórmula 1, Ayrton Senna realizou 162 corridas e conseguiu 80 pódios. Certamente, este número poderia ser maior, se a sua carreira não tivesse sido interrompida tão cedo.
Rubens Barrichello
Aparecendo como o segundo nome brasileiro na lista está Rubens Barrichello. Detentor do recorde de mais corridas na Fórmula 1 por muitos anos, ele participou de 326 GPs ao longo da carreira e foi ao pódio em 68 vezes.
Valtteri Bottas
Para finalizar a lista, mais um finlandês. Por anos como um dos nomes da Mercedes, mesmo que sob a sombra de Hamilton, Valtteri Bottas participou de 242 corridas e conseguiu 67 pódios, quase ultrapassando o brasileiro Rubens Barrichello.
Agora que você já conhece os recordistas em pódios da Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
- Circuitos da Fórmula 1: recordes e maiores vencedores
- Calendário da Fórmula 1: as datas de todos os GPs