A Fórmula 1 se destaca pela alta tecnologia e por carros extremamente velozes, mas também pelas altas cifras que alimentam a categoria mais importante do automobilismo.
Uma reportagem da revista Forbes indicou que os patrocinadores da Fórmula 1 desembolsaram US$ 30 bilhões nos últimos 15 anos!
Algumas marcas pagam para ocupar os espaços mais importantes e até emprestarem seus nomes às equipes. Outras se posicionam como parceiras da categoria e fornecedoras dos construtores.
Será que a divulgação dessas empresas está sendo eficiente?
Nós listamos todos os patrocinadores da Fórmula 1, as marcas que patrocinam as equipes na temporada 2019 e também todos os patrocínios das equipes que estiveram na principal categoria do automobilismo em algum momento de sua história.
Não perca tempo e confira agora mesmo!
Quais são os patrocinadores da Fórmula 1?
- DHL
- Emirates
- Heineken
- Pirelli
- Rolex
- Mercedes AMG
- AWS
- Johnnie Walker
- Tata Communications
- Petronas
- Champagne Carbon
- CYBER1
- Marelli
- Securitas
- Hotels for Hope
- Fanatec
A Fórmula 1 tem 16 patrocinadores, divididos em categorias. Há os parceiros globais, patrocinadores oficiais da categoria, patrocinadores regionais, fornecedores oficiais e os patrocinadores oficiais de esports.
Esses patrocínios da F1 se dividem da seguinte forma:
- Parceiros globais: DHL, Emirates, Heineken, Pirelli e Rolex;
- Patrocinadores oficiais: Mercedes AMG, AWS, Johnnie Walker e Tata Communications;
- Patrocinadores regionais: Petronas;
- Fornecedores oficiais: Champagne Carbon, CYBER1, Marelli, Securitas e Hotels for Hope;
- Patrocinadores oficiais de Esports: DHL e Fanatec.
DHL
A DHL, parte do Deutsche Post DHL Group, é a marca líder global no setor de logística, com operação em mais de 220 países.
Na Fórmula 1, a DHL usa sua expertise de mais de 35 anos de experiência em esportes a motor para garantir que a “corrida por trás da corrida” ocorra sem problemas o tempo todo.
Como parceira global de logística da Fórmula 1, a DHL gerencia o transporte complexo de até 2.000 toneladas de carga para as pistas, incluindo carros, peças de reposição, marketing e equipamentos de hospitalidade.
Ao fazer isso, a DHL fornece uma solução de transporte multimodal, usando frete terrestre, marítimo e aéreo, dependendo dos requisitos do calendário de corridas.
Além de ser uma das parceiras globais da F1, a DHL é também patrocinadora oficial de esports da categoria.
Emirates
A companhia aérea Emirates está comprometida com o patrocínio nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo há mais de 30 anos.
O Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline & Group, aponta o patrocínio como vital em sua estratégia de marketing. “Acreditamos que o patrocínio é uma das melhores maneiras de se conectar com nossos passageiros. Eles nos permitem compartilhar e apoiar seus interesses e construir um relacionamento mais próximo com eles”.
Heineken
Desde sua origem como uma cerveja local do século 19, fabricada em Amsterdã, a Heineken se transformou em um ícone global. Vendida em mais de 192 países e territórios, a Heineken é a marca de cerveja premium mais internacional do mundo.
Pirelli
Fundada em 1872, a Pirelli está entre os principais fabricantes de pneus do mundo. Envolvida no automobilismo desde 1907, é parceira oficial exclusiva de pneus da Fórmula 1 desde 2011 e renovou seu contrato até 2023.
Rolex
Marca de relógios mais conhecida do mundo, a Rolex tornou-se Parceira Global e Relógio Oficial da Fórmula 1 em 2013. Contudo, os primeiros patrocínios da Rolex no automobilismo começaram ainda nos anos 1930.
Mercedes AMG
Desde 1996, a Mercedes-AMG fornece os carros de segurança oficiais da Fórmula 1 (safety car) e fornece segurança adicional aos carros médicos da categoria.
AWS
Usando o Amazon SageMaker, os cientistas de dados da Fórmula 1 estão treinando modelos de aprendizado profundo com mais de 65 anos de dados históricos de corrida, armazenados no Amazon S3.
Com essas informações, a Fórmula 1 pode extrair estatísticas críticas de desempenho de corrida para fazer previsões de corrida e dar aos fãs uma visão das decisões e estratégias de frações de segundo adotadas por equipes e pilotos.
Johnnie Walker
Principal marca de whisky do mundo, a Johnnie Walker usa sua parceria na Fórmula 1 para transmitir a mensagem de consumo responsável por meio da campanha #JOINTHEPACT nunca beber e dirigir.
Tata Communications
A Tata Communications é uma provedora líder global de serviços de rede, nuvem, mobilidade, segurança e colaboração.
Desde 2012, os recursos da Tata Communications permitem que a Fórmula 1 conecte mais de 25 locais globais e opere produção remota e rica distribuição multimídia em seus canais de mídia tradicionais e digitais.
Como resultado da parceria, foram feitos os primeiros testes bem-sucedidos de novas tecnologias como JPEG2K, UltraHD 4K, Live OTT e o primeiro vídeo ao vivo em 360 graus do mundo, para as emissoras globais.
Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Petronas
Fundada em 1974, a Petroliam Nasional Berhad (PETRONAS) é uma multinacional de petróleo e gás totalmente integrada da Malásia.
Além de patrocinadora regional da Fórmula 1, a Petronas é principal patrocinadora da equipe Mercedes.
Champagne Carbon
Alexandre Mea fundou a Champagne Carbon em 2013. A marca se notabiliza por usar garrafas artesanais de fibra de carbono, combinando com o tradicional savoir-faire.
CYBER1
A CYBER1, uma empresa listada na Nasdaq (CYBER1.ST), fornece soluções completas de segurança cibernética de ponta a ponta, para vários clientes globais distintos.
Marelli
A Marelli reúne dois fabricantes automotivos globais de sucesso da Itália e do Japão, com uma reputação mundial em inovação e excelência em fabricação. A companhia opera em 170 instalações e centros de P&D na Europa, Japão, Américas e Ásia-Pacífico, e possui sede operacional em Saitama, Japão e Corbetta, Itália.
Securitas
A Securitas é a principal provedora global de serviços de segurança e emprega 345.000 pessoas em 58 mercados na América do Norte, Austrália, Europa, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.
Hotels for Hope
O Hotels for Hope intermedia e gerencia o estoque de hotéis para grandes eventos e marcas de consumidores. Com a sua tecnologia, os clientes ampliam seu ecossistema digital, capturam dados dos consumidores e criam fluxos de receita incrementais.
Além disso, por meio da plataforma de crowdfunding de nicho do Hotels for Hope, RoomFunding, são doados US$ 2 por cada noite de hospedagem para ajudar crianças carentes.
Fanatec
A Fanatec é responsável por fornecer à Fórmula 1 os simuladores utilizados pelos pilotos para treinamentos antes de eles testarem os carros na pista. Os simuladores de corrida são baseados em PlayStation, Xbox e PC.
Todos os produtos são projetados na Alemanha e são usados tanto por jogadores quanto pelos pilotos.
Quais são os patrocinadores das equipes da Fórmula 1?
Confira, a seguir, quais são patrocinadores, parceiros e fornecedores de todas as equipes da Fórmula 1 na temporada 2019!
Alfa Romeo Racing
- Patrocinador principal: Alfa Romeo
- Outros parceiros: Adler, Carrera, Claro, Richard Mille, Singha, EGV, Globeair, HP, Iveco, Mitsubishi, New Balance, Pirelli, Save the Children, Sparco, Walter Meier
- Fornecedores: 3D Systems, Brutsch-Ruegger, Carbon Connect, Interroll, Riedel, Singapore Airlines
Ferrari
- Patrocinador principal: Phillip Morris International
- Outros parceiros: Shell, Ray-Ban, Kaspersky, UPS, Lenovo, Weichei, Hublot, Mahle, OMR, AMD
- Fornecedores: Pirelli, Puma, Eightcap, Laszmoe, Infor, Experis, SKF, Magneti-Marelli, NGK, Brembo, Riedel, Vistajet, Iveco
Haas
- Patrocinador principal: Rich Energy
- Outros parceiros: Jack & Jones, Peak, Blue Def, Branded London, Richard Mille
- Fornecedores: Alpinestars, Pirelli
McLaren
- Patrocinador principal: a McLaren optou por não encontrar um patrocinador principal, pois, de acordo com o executivo-chefe Zak Brown, “diluiria a viabilidade da marca McLaren”.
- Outros parceiros: Dell, Petrobas, Logitech, British American Tobacco, Vive, Estrella Galicia, Hitlon, FxPro, CNBC, SAP, Kaust, Huski Chocolate, Richard Mille
- Fornecedores: Sparco, Volvo, Sikkens, Enkei, Mazak, Calsonic Kansei, Technogym, Hookit, Kenwood, Stratasys, Pirelli, IT Lab
Mercedes
- Patrocinador principal: Petronas
- Outros parceiros: UBS, Qualcomm, Epson, Bose, Tommy Hilfiger, IWC Schaffhausen, Hewlett Packard Enterprise, Marriot Bonvoy, Monster Energy, Pure Storage, CrowdStrike, Tibco
- Fornecedores: Puma, Ebmpapst, Tata Communications, Konecranes, OMP, Axalta, Assos, Oz Racing, Endless, Pirelli, Seedlip
Racing Point F1 Team
- Patrocinador principal: SportsPesa
- Outros parceiros: BWT, Bombardier, Breast Cancer Care, Canada Life, Claro, Infinitum, JCB, NEC, SportPesa, Telcel, Acronis, Orangebus, Pirelli, Ravenol, Univa
- Fornecedores: 3D Systems, Condeco, Gtechniq, Hackett, ITEC, RNT, SAS, Schuberth, STL, UPS Direct, Voip Unlimited
Red Bull Racing
- Patrocinador principal: Aston Martin
- Outros parceiros: Rauch, Honda, Mobil1, Esso, Tag Heuer, Citrix, Siemens, HP, AT&T, IBM, W66.com
- Fornecedores: Puma, Dita Eyewear, Pirelli
Renault
- Patrocinador principal: Castrol
- Outros parceiros: Infiniti, RCI, Mapfre, BP Ultimate, Euro DataCar, Bell & Ross, Tmall, Genii, 3D Systems, Boeing, Breton, Elysium, +GF+, Siemens
- Fornecedores: Alpinestars, Pirelli, Le Coq Sportif, Oz Racing, Renault Pro+
Toro Rosso
- Patrocinador principal: Red Bull
- Outros parceiros: Honda, MyWorld, Pirelli, Siemens, Randstad, Red Bull Mobile
- Fornecedores: Riedel, Edifice Casio
Williams
- Patrocinador principal: Rokit, signed 2019, expiry unknown
- Outros parceiros: Rexona, Orlen, Acronis, Omnitude, Sofina, Netjets, Symantec, Tata Communications, Thales, Dtex, Michael Caines, Geospatial Insight
- Fornecedores: Alpinestars, Cybex, Pirelli
Vá além do mundo da Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tipos de raquete de tênis: o mais indicado para cada jogador
- Tipos de marcação no basquete: conheça os sistemas defensivos
- Equipamentos de futebol americano: as proteções dos jogadores
- Como jogar vôlei: Guia de fundamentos e acessórios do esporte
- Equipamentos de futebol: melhores uniformes e chuteiras
- Aprenda a escolher os melhores personagens do LoL em 2019
Quem já patrocinou as equipes da Fórmula 1?
Você conhece todas as equipes que já disputaram a Fórmula 1?
A seguir, listamos os construtores da principal categoria do automobilismo e quais foram os seus principais patrocinadores.
Algumas equipes não tiveram um patrocínio principal em certas temporadas.
Veja, a seguir, a lista de patrocinadores da Fórmula 1 por cada equipe da história da categoria!
AGS
- 1987: El Charro
- 1988: Tennen
- 1989: Faure
- 1990: Ted Lapidus
- 1991: Paolo Fiore
Alfa Romeo
- 1980–1983: Marlboro
- 1984–1985: Benetton Group
- 2019: Alfa Romeo
Andrea Moda
- 1992: Andrea Moda, iGuzzini e Ellesse
Arrows
- 1978–1981: Warsteiner
- 1982: Ragno
- 1983–1984: Valvoline, Nordica, Barclay (1984), Grand Prix International Magazine
- 1985: DeLonghi, Barclay
- 1986-1989: USF&G
- 1990–1993: Footwork
- 1994–1996: Ruffles, Marlboro (1994)
- 1996: Philips Car Systems, Power Horse, TWR
- 1997: Danka, Zepter
- 1998: Danka, Power Horse, TWR, Zepter
- 1999: Repsol
- 2000–2002: Orange
ATS
- 1978: ATS Wheels
- 1979-1980: ATS Wheels, Arawak e Hotel Freeport
- 1981-1984: ATS Wheels
Benetton
- 1986–1990: Benetton Group, Sisley (1986/1988)
- 1991-1993: Camel
- 1994-2001: Mild Seven
BMS Scuderia Italia
- 1988: Marlboro
- 1989: Marlboro, Lusfina e Fineco
- 1990: Marlboro, Lucchini e Fineco
- 1991: Marlboro, Lucchini, Fineco, Lusfina e Setrans
- 1992: Marlboro, Lucchini, Fineco, Lusfina e Camozzi
- 1993: Chesterfield, Lucchini, Bossini e Camozzi
BMW Sauber
- 2006-2009: Petronas, Intel, T-Systems (2008)
Brabham
- 1972: YPF
- 1973: Ceramica Pagnossin
- 1975-1977: Martini
- 1978-1984: Parmalat
- 1985-1987: Olivetti
- 1989: Bioptron
- 1990: Yamaha, Garage Italiya, Calbee
- 1991 (BT59Y chassis): Pirelli, Carvico, Yamazen
- 1991 (BT60Y chassis): Brabham Racing, Euro Jersey Imports, Yamazen
- 1992: LeasePlan, Yamazen, GalleyMatrix, Cricket&Co
Brawn
- 2009: Virgin
British American Racing (BAR)
- 1999: Teleglobe, Honda, Reynard, Bridgestone
- 2000-2005: Honda, Intercond, Tiscali, 555, Sonax, Reynard, Teleglobe, bee-trade.com, Acer, Brunotti
British Racing Motors
- 1970-1971: Yardley
- 1972-1974: Marlboro
- 1974: Motul
- 1975: Stanley-BRM
- 1976-1977: Rotary Watches
Caterham
- 2012: AirAsia
- 2013-2014: General Electric e Airbus
Coloni
- 1987: Renzacci, Cast, Himont
- 1988: Himont
- 1989: Himont, Magnabosco, Malizia, Montefluos, La Cinq e Agip
Ensign
- 1974: Theodore Racing
- 1975: HB Alarm Systemen
- 1976: Valvoline
- 1977–1978: Tissot
- 1979: Theodore Racing
- 1980: Unipart
- 1982: Café de Colombia
Eifelland
- 1972: Eifelland Caravan
EuroBrun
- 1988: Tommasini/M505
- 1989: JSK e Jägermeister
- 1990: JSK, IS-ME-DIN, Agip, OIIR
Ferrari
- 1995: Marlboro
- 1996-2001: Marlboro e Shell
- 2002-2009: Marlboro
- 2010-2017: Marlboro e Santander
- 2018-2019: Mission Winnow
Fittipaldi
- 1975-1979: Copersucar
- 1980: Skol
- 1982: Sal Cisne e Caloi
Fondmetal
- 1991-1992: Fondmetal
Force India
- 2008-2009: Kingfisher Airlines
- 2010-2011: Kingfisher Airlines, Whyte & Mackay
- 2012-2016: Kingfisher, Sahara
- 2017-2018: Kingfisher, Sahara e BWT
Forti
- 1995-1996: Parmalat, Sadia, Arisco
- 1996: Hudson, Forti, Roces, ITS, TAT
- 1996: Sokol, Shannon, Roces
Frank Williams Racing Cars
- 1972: Politoys
- 1973-1974: Marlboro, Iso
- 1975: Marlboro, Ambrosium HZ
- 1976: Walter Wolf Racing, Marlboro
Haas
- 2016-2018: Haas Automation
- 2019: Haas Automation, Rich Energy
Haas Lola
- 1985: Beatrice
- 1986: Team Haas
Hesketh
- 1976-1978: Penthouse
Honda
- 1991-1999: Honda
- 2006: Lucky Strike (British American Tobacco)
- 2007: myearthdream.com (Honda)
- 2008: Earth Dreams (Honda)
HRT
- 2010: Hispania
- 2011-2012: TATA
Jaguar
- 2000-2004: HSBC
Jordan
- 1991: 7-Up
- 1992-1994: Sasol
- 1995: Peugeot
- 1996: Benson & Hedges
- 1997-2005: Benson & Hedges, DHL e Sobranie
Larrousse
- 1987: Elkron, Daniel Hechter, Seine Maritime
- 1988: Elkron, Camel, Adia
- 1989: Camel, Adia
- 1990-1991: Toshiba
- 1992: Venturi, Hype Energy
- 1993: Zanussi
- 1994: Kronenburg, Zanussi, Tourtel, Speedy
LEC
- 1977: LEC Refrigeration
Life
- 1990: Albini & Fontanot, Life – Pic
Ligier
- 1976-1991: Gitanes
- 1991-1995: Gitanes Blondes, Ligier, Zenith (1993), Les Pages Jaunes (1993), Loto (1992, 1994–1995) Elf Aquitaine
- 1996: Gauloises, Ligier, Parmalat, Elf Aquitaine
Lotus
- 1968–1971: Gold Leaf (Imperial Tobacco)
- 1972–1978: John Player Special (Imperial Tobacco)
- 1979: Martini
- 1980: Essex
- 1981–1986: John Player Special (Imperial Tobacco)
- 1987-1990: Camel
- 1991–1992: BP
- 1993–1994: Castrol
- 2010: Tune Group
- 2011: AirAsia
- 2012-2013: Lotus, Genii
- 2014-2015: Lotus, Genii, EMC, PDVSA
Maki
- 1975: Citizen
March Engineering
- 1970-1971: STP
- 1972: STP Oil Treatment
- 1973: STP
- 1974 (Vittorio Brambilla): Beta Tools
- 1974 (Hans-Joachim Stuck): Jägermeister
- 1974 (Reine Wisell): Vastkust-Stugan
- 1975 (Vittorio Brambilla): Beta Tools
- 1975 (Lella Lombardi): Lavazza
- 1976: Lavazza (Lella Lombardi), MacConnal Mason Gallery Fine Paintings
- 1976 (Ronnie Peterson): First National Bank
- 1976 (Vittorio Brambilla): Beta Tools
- 1977 (Hollywood March Racing): Hollywood
- 1977 (Team Rothmans International): Rothmans
- 1977 (Ian Scheckter): Rothmans
- 1977 (Hans-Joachim Stuck): John Day Model Cars
- 1981: Guinness
- 1982: Rothmans
- 1983: Rizla+
- 1987-1989: Leyton House
- 1990: Leyton House, Carglass
- 1991: Leyton House, Autoglass
- 1992: Uliveto, BFI, Rizla+, Blaupunkt, Autoglass
Marussia
- 2012-2014: Marussia Motors
- 2015: Flex-Box
MasterCard Lola
- 1997: MasterCard, Pennzoil
Matra
- 1968: Matra, Elf (Matra MS10)
- 1969: Matra, Dunlop
- 1970: Matra-Simca
McLaren
- 1972-1974: Yardley
- 1974-1996: Marlboro
- 1997-2005: West (Imperial Tobacco)
- 2006: Emirates
- 2007-2013: Vodafone
Mercedes
- 2010: Petronas
- 2011-2019: Petronas e Mercedes
Merzario
- 1978: Marlboro
- 1979: Marlboro e Florbath
Midland
- 2006: Midland, Spyker e Rhino’s
Minardi
- 1985-1986: Simod Sportshoes, Gilmar
- 1987: Simod Sportshoes, Minardi
- 1988: Cimaron, Lois
- 1989: Simod Sportshoes, Campogalliano Ceramiche
- 1990: Scm Group, Sime, Lois
- 1991–1992: Minardi, Campogalliano Ceramiche
- 1993: Beta, Minardi, Valleverde
- 1994: Lucchini, Beta, Fondmetal, Valleverde, Ford, Service Grandiola, Omersub, Central Park
- 1995–1996: Doimo, Valleverde, BRUMS, Catamaran Watches, Ford, Clearly Canadian, Marlboro (1995)
- 1997: Mild Seven, Roces
- 1998: Fondmetal, Roces, Avex Group
- 1999-2000: Telefónica
- 2001: European Aviation
- 2002: Go KL (Kuala Lumpur), European Aviation, Magnum
- 2003: Trust, Wilux, Muermans Groep, European Aviation
- 2004: Trust, Wilux, Muermans Groep, Superfund
- 2005: OzJet
Modena
- 1991: Victors, Grana Padano, LeasePlan, Central Park
Onyx
- 1989: Marlboro, P'tit Lou, Autokrant, CAPA, Goodyear, Nokia Data, Neste Oil
- 1990: Marlboro e Goodyear
Osella
- 1980: MS
- 1981-1982: Denim
- 1983-1985: Kelemata
- 1986: Landis & Gyr, Mase Generators, Orizzonte Piemonte, René Lezard
- 1987-1988: Stievani e Rosa dei Mobili
- 1989-1990: Fondmetal
Pacific
- 1994: Igol Lubrifiants, Ursus
- 1995: Ursus, Synthèse Universelle, Franck Muller
Penske
- 1974-1977: First National City Travelers Checks
Prost
- 1997-2000: Gauloises, PlayStation 2, Yahoo! (2000), AGFA
- 2001: Prost Grand Prix, PSN e Acer
RAM
- 1984-1985: Skoal Bandit
Racing Point
- 2019: SportPesa, BWT
Rebaque
- 1979: Carta Blanca, Marlboro
Red Bull Racing
- 2005-2010: Red Bull
- 2011-2015: Red Bull, Infiniti, Total
- 2016: Red Bull, Total
- 2017: Red Bull
- 2018-2019: Red Bull, Aston Martin
Renault
- 1977–1985: Elf Aquitaine, Renault
- 2002–2006: Mild Seven
- 2007-2008: ING Group
- 2009: ING Group, Renault
- 2010: Renault
- 2011: Renault, Lotus
- 2016-2019: Renault
Rial
- 1988: Rial Wheels, Bobson Jeans
- 1989: Rial Wheels
Sauber
- 1994: Tissot, Broker
- 1995-1996: Red Bull
- 1997–1998: Red Bull, Petronas
- 1999–2002: Red Bull, Petronas, Parmalat (1999–2000), Credit Suisse (2001–2002)
- 2003–2004: Red Bull, Petronas
- 2005: Petronas
- 2010: Club One
- 2011-2014: Claro
- 2015-2016: Banco do Brasil
- 2018: Alfa Romeo
Shadow
- 1973: Embassy
- 1974-1975: Universal Oil Products
- 1976: Lucky Strike
- 1976: Tabatip
- 1977: Tabatip, Villiger-Kiel
- 1978–1979: Villiger, Villiger-Kiel, Samson (Lammers)
Simtek
- 1975-1976: MTV Europe, Barbara MC, XTC
Spirit
- 1983: Honda, Virginiana, Kelemata
- 1984: Sport Goofy, Panasonic, Momo, Marlboro, Majestic
- 1985: Australian, Elledi Wafers
Spyker
- 2007: Etihad, Aldar Abu Dhabi
Stewart
- 1997-1999: Ford e HSBC
Super Aguri
- 2007: S.S. United e Four Leaf
- 2008: Samantha Kingz
Surtees
- 1971: Flame Out/Broke Bond Oxo
- 1972: Matchbox
- 1973: Brazil Export
- 1974: Hi-Fi Bang & Olusen
- 1975: Matchbox
- 1976: Durex
- 1977-1978: Beta Tools
Tecno
- 1972-1973: Martini
Toleman
- 1981: Candy, Saima Avandero
- 1982: Cougar
- 1983: Candy
- 1984: Segafredo, Candy
- 1985: United Colors of Benetton
Toyota
- 2001-2009: Panasonic
Theodore Racing
- 1977: Theodore Racing
- 1978: Kecn Kemden & Blusen
- 1981: Euro Hi-Fi Video, Cognac Courvoisier, Hi-iinc, Rombo
- 1982: Allwave, Interstate Auto Design
- 1983: Segafredo, Sanyo
Trojan
- 1974: Homelite, Suzuki GB
Tyrrell
- 1970–1978: Elf
- 1979–1980: Candy
- 1981-1982: Tyrrell
- 1983: Benetton
- 1984: DeLonghi e Systime
- 1985: Tyrrell
- 1986–1987: Data General
- 1988: Courtalds
- 1989: Camel
- 1990: Epson
- 1991–1992: Braun
- 1992–1993: Cabin, Calbee, Yamaha, BP, Club Angle
- 1994: Mild Seven
- 1995: Nokia
- 1996–1997: PIAA (1997), Morse, Yamaha (1996), Korean Air (1996), Fondmetal (1996)
- 1998: PIAA, Morse
Virgin
- 2010-2011: Virgin Group
Williams
- 1978–1979: Saudia, TAG
- 1980–1983: Saudia
- 1984: Denim
- 1985–1990: Canon
- 1991–1993: Camel
- 1994–1997: Rothmans
- 1998-1998: Winfield
- 1999: Winfield
- 2000–2005: Compaq (2000–02), HP (2003–05)
- 2006: Allianz
- 2007: AT&T, Lenovo
- 2008: AT&T, RBS, Hamleys
- 2009-2010: RBS, Philips
- 2011: AT&T, PDVSA
- 2012-2013: PDVSA
- 2014-2018: Martini
- 2019: Rokit
Wolf
- 1977-1978: Walter Wolf Racing
- 1979: Walter Wolf Racing, Olympus
Zakspeed
- 1985-1989: West
A cada temporada, novas marcas se associam à Fórmula 1, seja patrocinando diretamente a categoria ou investindo nas equipes e nos pilotos.
Fato é que a Fórmula 1 não sobreviveria sem os valores bilionários investidos por seus patrocinadores.
Agora que você já conferiu a lista de todos os patrocinadores da Fórmula 1, aproveite para saber ainda mais sobre a principal categoria de automobilismo do mundo:
- Regras da Fórmula 1 em 2019: pontuação, pneus e treino
- Circuitos da Fórmula 1 (2019): recordes e maiores vencedores
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
* Última atualização em 8 de outubro de 2019
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!