A Fórmula 2 disputou as duas últimas provas válidas pela 14º etapa da temporada de 2022. A categoria de acesso para à Fórmula1 correu no mesmo circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabas Unidos com duas corridas.

A primeira disputada no sábado dia (19), foi vencida pelo piloto da Nova Zelândia, Liam Lawsom da equipe Carlin. Já no domingo (20), aconteceu o encerramento com o piloto japonês Ayumu Isawa da escuderia Dams garantindo o primeiro lugar. O brasileiro e campeão da temporada Felipe Drugovich subiu ao pódio nas duas provas com um terceiro e segundo lugares, respectivamente.

Felipe Drugovich com o título termina a temporada da Fórmula 2 de forma brilhante

O piloto brasileiro Felipe Drugovich apenas cumpriu tabela depois de ter sido o campeão da temporada deste ano pela Fórmula 2. A primeira conquista de um piloto brasileiro na categoria aconteceu na etapa anterior, esta a penúltima do campeonato no circuito lendário de Monza, na Itália. Largando na corrida 1 em quarto lugar, Drugo soube poupar equipamento e ser arrojado na parte final quando fez uma bela ultrapassagem sobre Amaury Cordeel e assim poder garantir o terceiro lugar.

A corrida do domingo, dia (20) marcou a despedida do competidor brasileiro que largou em terceiro e na 7º volta ultrapassou o israelense Roy Nissany assumindo assim a segunda colocação e ficou pouco tempo na ponta, quando foi aos boxes e trocar os pneus ao retornar em segundo lugar. Nas duas últimas voltas, Felipe pressionou e até tentou passar por Iwasa, mas o nipônico conseguiu chegar na frente e vencer a prova de encerramento.

Com o resultado final, Drugovich da equipe MP Motorsport com este segundo lugar ajudou a garantir o mundial de construtores pela primeira vez para sua equipe holandesa. O brasileiro terminou o campeonato de pilotos somando 265 pontos, enquanto sua escuderia obteve 305 ao garantir 5 vitórias na temporada.

Felipe Drugovich encerra temporada da Fórmula 2 com dois pódios
Felipe Drugovich comemora o título em Monza / Reprodução: FIA F2.

Felipe Drugovich após o título realiza os testes pela Fórmula 1 na Aston Martin

O piloto brasileiro testou no TL1 na sexta-feira (18), pela primeira vez um carro de Fórmula 1 no qual será test driver da equipe Aston Martin na próxima temporada e ocupar a vaga de reserva dos titulares, o espanhol bicampeão Fernando Alonso e o canadense e filho do CEO da Aston Martin, Lance Stroll. Nesta terça-feira (22), foi realizado os testes pós-temporada no mesmo circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Drugovich completou ao todo 106 voltas com o carro verde e registrou 15º colocação e tem como objetivo no próximo ano garantir o máximo de conhecimento e buscar lutar por uma vaga de títular na temporada de 2024.

Foto destaque: Reprodução/Felipe Drugovich/Dutch Photo Agency