Em suma, a primeira edição do Grande Prêmio do México foi realizada em 1962 como uma prova não-oficial. Assim, o primeiro lugar foi compartilhado pela dupla da Lotus, Trevor Taylor e Jim Clark, com Jack Brabham em segundo e Innes Ireland em terceiro. Bem como, esse evento foi, infelizmente, marcado pela morte precoce do piloto mexicano Ricardo Rodríguez, de 20 anos, durante o primeiro treino livre.

Aliás, como homenagem, o autódromo onde ocorreu a edição, antes chamado Magdalena Mixhuca, passou a se chamar Autódromo Ricardo Rodríguez. Assim, em 1971, o irmão de Ricardo, Pedro Rodríguez, foi vítima de um acidente fatal aos 31 anos na Interseries, no circuito de Norisring, Alemanha. Mas, dois anos depois, o palco dos eventos automobilísticos no México foi renomeado Autódromo Hermanos Rodríguez, em homenagem a Pedro e Ricardo.

Vem aí o Grande Prêmio do México de Fórmula 1!

Em suma, o circuito, localizado no parque público de Magdalena Mixhuca Sport City, no sudoeste da cidade do México, é de propriedade do governo da cidade. Mas administrado, por concessão, pela OCESA, uma subsidiária da Corporación Interamericana de Entretenimentos (CIE).

Como resultado, a renovação do circuito esteve a cargo de 19 empresas mexicanas, sob a direção do desenhista alemão Herman Tilke, responsável pela remodelação da pista, sob supervisão da FIA. Assim, sob a direção de Tilke, o circuito passou por uma reforma significativa.

Antes de mais nada, a extensão da pista foi reduzida em aproximadamente 170 metros em relação aos GPs anteriores e os organizadores do GP preveem voltas de 75 segundos, com velocidades superiores a 328 km/h, para os turbos atuais, que não sofrem os efeitos adversos da altitude como os motores aspirados.

Reformas

Em resumo, entre as reformas feitas no autódromo incluem-se: novo edifício central com maior capacidade e conforto, modificação do polímero do asfalto, reparos necessário nas 33 garagens, nova torre de controle, renovação e construção de novas arquibancadas temporárias para 75 mil pessoas. Além disso, três novas passarelas para pedestres, recapeamento de 22.720 metros quadrados nas áreas do paddock. Por fim, recapeamento de 80 mil metros quadrados de pista e pit lane, serviços médicos de emergência, centro de imprensa e capela.

Além disso, o Autódromo Hermanos Rodriguez tem uma reta de 1.314 metros, onde se poderá alcançar a velocidade máxima de 328 km/h, tornando o circuito o segundo mais rápido da Fórmula 1, depois de Monza. Ademais, o circuito tem também 17 curvas, 7 para a esquerda e 10 para a direita. Desse modo, uma delas, a 17, num dos pontos mais emblemáticos e históricos do circuito, onde acontecem momentos tensos e emocionantes, recebeu o nome de Nigel Mansell, em homenagem ao vencedor do último Grande Prêmio do México, disputado há 28 anos.

Vem aí o Grande Prêmio do México de Fórmula 1!

Nome Oficial: FORMULA 1 GRAN PREMIO DE LA CIUDAD DE MÉXICO 2021
Local: Autódromo Hermanos Rodríguez, Cidade do México, México
Cobertura total na Esportelândia: http://www. esportelandia.com.br
Voltas: 71
Curvas: 17
Percurso: 4. 304 km – (2.674 mi)
Total: 305. 354 km – (189.803 mi)
Volta mais rápida na prova: Valtteri Bottas – Mercedes – 1min, 18s, 741 – 2018
Pole recorde: Daniel Ricciardo – Red Bull 1min, 14s, 759 – 2018
Maior vencedor – Pilotos: Jim Clark (2), Alain Prost (2), Nigel Mansell (2), Lewis Hamilton (2), Max Verstappen (2)
Maior vencedor – Equipe: Lotus (3), McLaren (3), Williams (3), Mercedes (3)

Em 2019 – Grande Prêmio do México:

Pole: Charles Leclerc – Ferrari V6 Turbo Híbrido – Tempo: 1min, 15s, 024
Volta mais rápida no GP: Charles Leclerc – Ferrari V6 Turbo Híbrido – Tempo: 1min, 19s, 232 – (na volta 53)
Vencedor: Lewis Hamilton – Mercedes V6 Turbo Híbrido – 1h, 36min, 48s, 904
2º: Sebastian Vettel – Ferrari V6 Turbo Híbrido – +1.766s
3º: Valtteri Bottas – Mercedes V6 Turbo Híbrido – +3.553s

Programação:

Sexta-feira – 05/11
Treino Livre 1 – 14:30 – 15:30
Treino Livre 2 – 18:00 – 19:00
Sábado – 06/11
Treino Livre 3 – 15:00 – 16:00
Classificação – 17:00 – 18:00
Domingo – 07/11
Corrida – 16:00

Últimos vencedores:

2020: Corrida cancelada
2019: Lewis Hamilton – Mercedes
2018: Max Verstappen – Red Bull
2017: Max Verstappen – Red Bull
2016: Lewis Hamilton – Mercedes
2015: Nico Rosberg – Mercedes

Foto: Reprodução/The Cahier Archive