Neste início de sábado (23) tivemos a terceira e última sessão dos treinos livres. Sérgio Pérez, que havia liderado o Treino Livre 2, foi o mais rápido na terceira e última sessão de treinos, antes da classificação para o GP dos Estados Unidos.

Treinos Livres 1 e 2

Antes de mais nada, vale lembrar que nos treinos anteriores a Mercedes já mostrava toda sua velocidade na primeira sessão de treinos, com grande vantagem para a RBR. Porém, logo depois no TL2, Sérgio Pérez se destacou e provou que a equipe austríaca iria dar trabalho.

Polêmica envolvendo Mercedes e troca de motor

Uma questão muito comentada antes e durante o fim de semana é a configuração dos carros da Mercedes. Nitidamente mais forte desde o GP de Silverstone e principalmente após a corrida na Turquia, Red Bull desconfia que a equipe alemã não estaria dentro do regulamento.

Outro ponto importante da reta final de campeonato é a possibilidade da Mercedes trocar o motor de Hamilton. Com problemas na confiabilidade, o vice-líder ainda não teria sua unidade de potência provendo da totalidade de sua força, decorrente da pouca vida útil e, sendo assim, teria de provocar uma troca.

Um GP esperado para isto ocorrer é o GP do México, a próxima corrida da Fórmula 1. Não apenas pelo favoritismo esperado da Red Bull, mas também por ser um traçado que permite ultrapassagens e, consequentemente, mesmo largando do fundo do grid, buscar grande pontuação.

Treino Livre 3

Seguindo para o TL3, como de costume a última sessão é sempre mais calma, com os pilotos mais cautelosos, testando seus últimos acertos e indo para a pista mais tarde que o normal. O primeiro tempo marcado foi de Fernando Alonso, com cerca de dez minutos de treino.

Prévia do que está por vir

Dando uma prévia do que seria a classificação, Verstappen, Pérez e Hamilton lideravam na metade do treino. Mesmo com o terceiro lugar, Lewis Hamilton terminou apenas com o sexto melhor tempo, mostrando que havia mais cautela, inclusive para cuidar mais do motor.

Ademais, o que deve ser marcante na classificação são os tempos deletados. Sofrendo com os limites de pista, os pilotos tiveram inúmeras vezes suas voltas em vão, e isso inclui até mesmo os grandes protagonistas da temporada.

Fim de treino

Por fim, Sérgio Pérez liderou mais um treino no fim de semana, seguido de Carlos Sainz e Max Verstappen. Com exceção de Russell e Bottas rodando em certo momento, a sessão não obteve grandes incidentes.

A classificação para o GP dos Estados Unidos está marcada para às 18h, neste sábado (23).

Foto destaque: Reprodução/Autosport