O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, não poupou palavras ao expressar sua crítica à atual geração de carros da Fórmula 1.
O espanhol falou abertamente sobre a complexidade e as dificuldades enfrentadas por equipes e pilotos para compreender o desempenho dos carros a cada GP.
Alonso explicou para o portal Autosport que os carros de Fórmula 1, projetados com efeito solo, se tornaram um verdadeiro pesadelo e você pode entender mais sobre o assunto logo a seguir.
Efeito solo da Fórmula 1 é um pesadelo para Fernando Alonso
O efeito solo faz com que com a força proveniente das superfícies inferiores dos carros represente um total de 60% do desempenho do automóvel.
Essa mudança na aerodinâmica do veículo foi o principal ponto levantado pelo experiente Fernando Alonso sobre a explicação para uma série de problemas enfrentados durante 2023.
No caso, na visão de Fernando Alonso, as equipes tiveram que lutar para encontrar um desempenho consistente em diferentes tipos de circuitos por conta dessa estrutura.
O piloto ainda falou sobre a disputa do top 2 do ano, entre Aston Martin, McLaren, Ferrari e Mercedes, ter sido influenciada por conta dessa flutuação de desempenho desencadeada pelo efeito solo.
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O atual problema dos carros na Fórmula 1
O espanhol enfatizou que os carros atuais são desafiadores tanto na configuração quanto no feedback para as equipes.
Na visão de Fernando Alonso, a janela operacional de carros, por ser estreita, contribui para um desempenho altamente imprevisível.
Outro ponto enfatizado durante a entrevista para o portal internacional foi sobre a sensibilidade na configuração dos carros. Alonso apontou para a dificuldade de encontrar a relação correta entre a plataforma aerodinâmica e a necessidade de manter a suspensão baixa e rígida para otimizar os efeitos do solo.
Tudo isso, de acordo com o experiente atleta de automobilismo, vem dificultando o progresso do esporte e do desempenho no mais alto nível.
Alonso concluiu que o fato do aumento da complexidade dos carros atuais vai além, incluindo a rigidez, a aerodinâmica e a altura da suspensão. Todos esses são pontos que afetam a capacidade dos pilotos de interpretar o feedback do carro.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.