Steve Lewis é um ex-atleta olímpico de atletismo que competia em provas de velocidade, sendo especialista nos 400 metros. Venha ver conosco como foi a trajetória do americano.

Vamos reviver juntos, sua biografia, as conquistas e os recordes alcançados pelo velocista ao longo de sua carreira.

Venha saber tudo que precisa sobre a carreira desse grande atleta, que teve uma carreira não muito longa, mas muito vitoriosa enquanto esteve no topo.

Steve Lewis: biografia, medalhas e recordes
Divulgação/David Madison

Biografia e início da carreira de Steve Lewis

Nascido em Los Angeles, em maio de 1969, Steven Earl Lewis, ou simplesmente Steve Lewis, foi recordista mundial e campeão olímpico.

Iniciou sua trajetória ainda no ensino médio e depois partiu para UCLA, faculdade que fica em Los Angeles, em 1988, aos 19 anos.

Em seu ano de calouro, viveu os melhores momentos da carreira, tanto à nível júnior como também adulto e fez o melhor tempo da carreira nesse ano de 1988.

Em 1987, ele havia conseguido o tempo de 45s76, no Campeonato Americano Júnior, porém, foi no ano seguinte que surpreendeu a todos.

Na seletiva americana para os Jogos Olímpicos de Seul em 1988, Steve Lewis foi a grande surpresa, quando nas quartas de final atingiu o tempo de 44s61.

Esse tempo marcou um novo recorde mundial júnior à época e no dia seguinte, na semifinal ele baixou ainda mais esse tempo.

Com a marca de 44s11, ele garantiu vaga na final e mais um recorde, porém na final, mesmo com uma espetacular performance, ficou apenas em terceiro com 44s37.

Ficou atrás de velocistas mais velhos, como Butch Reynolds e Danny Everett e ficou com a terceira vaga para as Olimpíadas de Seul naquele mesmo ano.

Olimpíadas de Seul

Na primeira competição olímpica que Steve Lewis participou, viu outro americano chegar como grande favorito, Butch Reynolds, que era o recordista mundial dos 400 m.

Lewis chegou como azarão mas surpreendeu o mundo, ao disparar na frente na final e forçar o tempo todo, enquanto Reynolds se poupou para um sprint final.

Reynolds até chegou perto do compatriota no fim, mas foi Lewis que garantiu a vitória com um novo recorde mundial júnior, com o tempo de 43s87.

Venceu outra medalha de ouro nessa competição, no revezamento 4×400 m com Reynolds, Everett e Kevin Robinzine, com o tempo de 2:56.16.

Esse tempo igualou o recorde mundial da prova, que foi determinado nos Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968.

Olimpíadas de Barcelona

Nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, Steve Lewis voltou a competir nos 400 m e dessa vez ficou com a medalha de prata, perdendo para o compatriota Quincy Watts.

No revezamento 4×400 m conquistou mais uma medalha de ouro, junto com Watts, Andrew Valmon e Michael Johnson.

Terminaram a prova com o tempo de 2:55.74, quebrando o recorde mundial com essa nova marca.

Medalhas e conquistas

As principais medalhas e conquistas da carreira de Steve Lewis foram conquistadas em Jogos Olímpicos, primeiro em Seul 1988 e depois em Barcelona 1992.

Foram ao todo três medalhas de ouro e uma de prata, em Seul, dois ouros, no 400 m e também no revezamento 4×400 m.

Já em Barcelona, ele acabou ficando com a medalha de prata na prova individual e repetiu o ouro novamente com a equipe americana na disputa coletiva.

Steve Lewis: biografia, medalhas e recordes
Divulgação/John Iacono

Recordes pessoais

Ao longo do ano de 1988, Lewis registrou tempos excepcionais, que figuram até os dias de hoje, entre as melhores marcas de atletas juniores para os 400 m rasos em todos os tempos.

O melhor tempo de sua carreira foi registrado justamente na final olímpica dos 400 m em sua primeira Olimpíada, em Seul, 1988, com o tempo de 43,87.

Essa marca lhe garantiu à época o recorde mundial júnior e também a medalha de ouro que foi surpreendente, vencendo o favorito Butch Reynolds.

Seus melhores tempos na carreira foram feitos em finais olímpicas e nas seletivas para as Olimpíadas de 1988 e 1992, em Seul e Barcelona respectivamente.

Na final olímpica de Barcelona, registrou o quarto melhor tempo de sua carreira, com 44,21, ficando com a medalha de prata.

Na seletiva para Seul, fez o tempo de 44.11, sendo esse o terceiro melhor tempo da carreira, enquanto na seletiva para Barcelona, fez o tempo de 44.08, o segundo melhor da carreira.

Aposentadoria

Após as Olimpíadas de 1992 em Barcelona, Steve Lewis passou a ter muitos problemas com lesões e também com viroses.

Por esses problemas, acabou não participando mais de competições internacionais e acabou se aposentando das competições.