O ano de 2023 foi bastante vitorioso para alguns atletas brasileiros, entre eles, Renan Gallina. Isso porque, entre suas conquistas, está o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na prova dos 200m.

Com o percurso realizado em 20.37 segundos, Renan Gallina se tornou o campeão de atletismo mais jovem do Pan e ainda quebrou um tabu. Visto que, desde 1999, que nenhum brasileiro conquistava a medalha de ouro na prova. O último a alcançar tal feito foi Claudinei Quirino da Silva e, antes dele, Robson Caetano, em 1991.

A outra conquista de Renan Gallina nos Jogos Pan-Americanos foi mais uma medalha de ouro. Dessa vez, no revezamento 4x100m, ao lado de seus companheiros Erik Cardoso, Felipe Bardi e Rodrigo do Nascimento. O primeiro lugar veio com o tempo de 38.67s, sendo o bicampeonato nesta prova.

Renan Gallina conquistou medalhas também nas competições sub-20

Essas não foram as únicas conquistas do jovem atleta paranaense. Visto que, na categoria sub-20, Renan Gallina também levou a medalha de ouro nos 200m no Pan-Americano de Atletismo e no Sul-Americano de Atletismo.

Próximo passo: Jogos Olímpicos de Paris, em 2024

Diante de tantas conquistas, agora Renan Gallina tem o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, ainda não se classificou. Mas está no caminho certo.

Já que uma das maneiras é atingir o índice olímpico, que é de 20.16s. E, em setembro do ano passado, o atleta conseguiu atingir a marca de 20.12s.

Além disso, há outra forma de garantir vaga nos Jogos Olímpicos, pelo ranking mundial, que classifica os 48 melhores atletas. E Gallina hoje é o 19º colocado.

Nome inspirado em atleta de outro esporte

Apesar de ser uns dos grandes nomes da nova geração do atletismo brasileiro, Renan Gallina recebeu esse nome em homenagem a um grande nome do vôlei.

Trata-se de Renan Dal Zotto, o ex-técnico da Seleção Brasileira de vôlei e também medalhista olímpico de prata, em 1984. Isso porque seus pais são fãs de seu xará.