A baiana Núbia de Oliveira, de 20 anos, estreou neste sábado (31) na Corrida Internacional de São Silvestre, com um honroso 9º lugar. Atleta da Seleção Brasileira, ela foi a única do estado nordestino a integrar o chamado “pelotão de elite”, entre as 30 principais competidoras do mundo, na 97ª edição da mais tradicional maratona de rua da América Latina.

Como atleta, ela já venceu a maratona de Essen, na Alemanha, e a Meia Maratona Internacional de Salvador, além de obter duas medalhas no Sul-Americano de Atletismo Sub-23.

Nos 15km de percurso, Núbia administrou a prova, sem se distanciar das principais concorrentes, a fim de guardar fôlego para o sprint final e conquistar um lugar no top 10.

Eu estou muito feliz em estrear na tão sonhada São Silvestre. Foi uma experiência incrível. Essa vitória é para todos nós. Quem conhece o esporte sabe a importância que é estar entre as dez melhores. Um trabalho que a gente planejou desde bem cedo e estar aqui representando toda a minha cidade, o meu povoado, a minha escolinha e a empresa Quinto Energy é de grande satisfação. Ano que vem vamos trabalhar mais duro ainda para poder chegar mais forte do que a gente chegou agora“, projetou Núbia.

Técnico de Núbia de Oliveira avalia resultado na São Silvestre

Para o técnico Antônio Ferreira, o Ferreirinha, que já acompanha Núbia há sete anos, mais do que o resultado esportivo, a conquista é a promessa de um futuro promissor.

Eu costumava dizer que Núbia iria estrear na São Silvestre com 25 anos e ela estreou com 20, já no pelotão de elite. Ela é um ponto fora da curva, muito precoce. Tudo o que nós planejamos para ela desde pequenininha, ela tem feito melhor e mais à frente. Então, que aguardem ela em 2023. Ela vai chegar aqui com outro know how, com a experiência de já ter corrido a prova e muito mais preparada“, atestou o treinador.

Núbia é embaixadora da Quinto Energy

Nascida em Jaguarari e residente em Campo Formoso, no sertão da Bahia, Núbia despertou o interesse sobre as questões climáticas justamente por viver em locais afetados severamente pela seca. A sua família sobrevive da agricultura e tem a produção impactada pelos excessos de chuva e estiagem.

Para a atleta, que é embaixadora da Quinto Energy para o Clima, Esporte e Inclusão Social, além do resultado esportivo, o principal objetivo foi alcançado.

Carregar essa bandeira é uma grande responsabilidade. A gente sabe da importância da energia renovável, a energia pura, para o Brasil e para o mundo. Eu, que venho do sertão da Bahia, sei das dificuldades, tanto para fazer os treinamentos, quanto para as famílias cultivarem a agricultura e a pecuária. Mas eu acredito sempre em um mundo melhor para que a gente possa respirar um ar puro. Essa foi a minha segunda missão como embaixadora da Quinto e eu tenho certeza que virão muito mais. Eu pretendo levar essa mensagem para onde quer que eu vá“, avisou.

Sediada em Salvador, a Quinto Energy produz amônia e hidrogênio verde e é especializada em projetos para construção de parques de energias eólica e solar. Atualmente, a companhia desenvolve cinco complexos híbridos (eólico e solar) em fase avançada nas regiões norte, oeste e sudoeste da Bahia. Conforme a empresa, todos são de larga escala energética e estão entre os maiores do país e os mais atrativos do mundo.

Vencedores da São Silvestre 2022

A prova foi vencida por Catherine Reline Amanang Ole (Quênia), com um tempo de 49min39s, seguida das etíopes Wude Ayalew Yimer (50min01s) e Kebebush Yisma Ewoldemariam (52min57s), além da brasileira Jenifer Nascimento (54min02s). Ao todo, a etapa contou com a participação de 32 mil inscritos, de acordo com a Fundação Casper Líbero, entidade que organiza a São Silvestre.

Foto destaque: Cláudio Roberto / Divulgação / Quinto Energy

Evilasio Junior

Jornalista, formado pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado pela Universidade do Estado da Bahia, Evilásio Júnior é um dos profissionais de imprensa mais respeitados de Salvador, hoje residente em São Paulo. Com mais de uma década de atuação, sobretudo na editoria de política, comandou redações prestigiadas como dos sites Bahia Notícias e Bahia.ba, e emissoras de rádio como a Band News FM Salvador, Rádio Globo e Metrópole FM.