O wrestling brasileiro conquistou uma vitória histórica nesta sexta-feira (10), com a carimbada da vaga de Giullia Penalber na categoria estilo livre feminino 57 kg para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Com uma atuação ótima, a carioca de 32 anos venceu suas três lutas no pré-olímpico realizado em Istambul, Turquia, garantindo sua classificação e marcando o retorno do Brasil à categoria de peso.

Histórico! Brasil carimba vaga com representante feminina no wrestling para Paris 2024

Wrestling brasileiro terá representante feminina de 32 anos nos jogos de Paris 2024

Giullia, que já havia competido anteriormente na seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, porém, ainda não havia conquistado uma vaga para os jogos.

A atleta demorou uma carreira inteira para chegar até o momento de poder competir os jogos de Paris 2024. Confira alguns detalhes de como foi sua classificação a seguir.

Na competição, Giullia enfrentou adversárias de alto nível, o que acrescenta um gosto maior à sua classificação para Paris 2024.

Nas oitavas de final, contra a italiana Aurora Belo, ela conseguiu evitar os ataques da oponente e desequilibrá-la com um toque por baixo.

Histórico! Brasil carimba vaga com representante feminina no wrestling para Paris 2024

Nas quartas de final, enfrentou Sezim Zhumanazarov, do Quirguistão, e dominou o confronto com um gancho por dentro e cruzetas bem executadas, garantindo sua vaga na semifinal.

O momento decisivo chegou na semifinal, contra Laylokhon Sobirova, do Uzbequistão. Giullia começou em desvantagem, mas mostrou que tinha gana vitória por 7 a 5, garantindo sua primeira participação nos Jogos Olímpicos.

Sua liderança no placar foi o que concretizou sua ida para os jogos de Paris 2024, além de destacar o retorno do Brasil na modalidade.

Ainda há chances de outros atletas chegarem em Paris 2024

Histórico! Brasil carimba vaga com representante feminina no wrestling para Paris 2024

Além de Giullia Penalber, outros atletas brasileiros também representaram o país no pré-olímpico.

Kamila Barbosa e Sabrina Gama competiram nas categorias 50 kg e 53 kg, respectivamente, enquanto Laís Nunes disputou na categoria 62 kg.

Porém, ambas as competidoras acabaram não conseguindo levar o país para os jogos de Paris 2024.

Veja também: Brasileiros podem cravar vaga para o mundial de fisiculturismo, o Mr. Olympia, neste final de semana