Com as festas de final de ano, a Superliga Masculina de Vôlei terá uma pausa, voltando apenas em 2024. O jogo que encerrou o ano de 2023 contou com a vitória do Vedacit Vôlei Guarulhos sobre o Itambé Minas, por 3 sets a 1.

A derrota não tirou a equipe mineira das primeiras posições e, com isso, o vôlei do estado segue entre os melhores. Já que o Sada Cruzeiro, uma das duas equipes invictas até agora, lidera a competição.

Por outro lado, nas últimas posições da tabela, Monte Carmelo, Apan Blumenau e MOC América já estão com seus alertas ligados para evitar o rebaixamento ao final da temporada. Veja agora os pontos positivos e os negativos desta primeira parte da Superliga Masculina de Vôlei.

Pontos positivos da Superliga Masculina de Vôlei

Duas equipes seguem invictas na competição

Após oito jogos na Superliga Masculina de Vôlei, apenas duas equipes continuam invictas na competição, o Sada Cruzeiro e o Farma Conde São José. A equipe mineira lidera com pontos, tendo vencido 24 sets e perdido apenas um.

Já o Farma Conde São José é o segundo colocado, com um ponto a menos. A equipe também venceu 24 sets, mas perdeu outros sete.

O estado de Minas Gerais como potência nacional

O terceiro colocado na Superliga Masculina de Vôlei é o Itambé Minas, com 15 pontos. Com isso, vemos que o vôlei de Minas Gerais continua sendo uma potência nacional, tendo duas equipes no topo da competição.

Além disso, vale lembrar que Sada Cruzeiro e Itambé Minas disputaram o Mundial de Clubes de Vôlei neste ano. O Sada acabou caindo ainda na fase de grupos, mas o Minas chegou à final, pela primeira vez em sua história, e ficou com o vice-campeonato.

Após subir para a Superliga A, Joinville Vôlei vem surpreendendo

O Joinville Vôlei foi uma das equipes que subiu para a Superliga A, ao lado de Monte Carmelo. E a equipe catarinense vem fazendo boa campanha. Já que está em quinto lugar, com 14 pontos. Além de ter vencido cinco dos oito jogos que disputou.

O maior pontuador é do Sesi-SP

Com 12 pontos, o Sesi-SP é o sexto colocado na Superliga Masculina de Vôlei. Mas tem o maior pontuador, até o momento, da competição. Trata-se do atleta Darlan Souza, com 139 pontos. Levando em consideração o número de sets que sua equipe disputou, 26, Darlan tem média de 5,35 pontos por jogo.

Pontos negativos da Superliga Masculina de Vôlei

Monte Carmelo subiu, mas não faz boa campanha

Ao lado do Joinville Vôlei, o Monte Carmelo foi uma das duas equipes que subiu para a Superliga A. No entanto, precisa ter um desempenho melhor se não quiser voltar para a Superliga B.

No momento, a equipe ocupa a 10ª posição na tabela, com cinco pontos e tendo vencido apenas duas das oito partidas que disputou.

Duas equipes venceram apenas uma partida

Abaixo do Monte Carmelo vêm duas equipes que venceram apenas uma partida, o Apan Blumenau, em 11º lugar, com cinco pontos, e o MOC América, na 12ª posição, com um ponto a menos.

A única vitória do Apan Blumenau veio na 8ª rodada da Superliga, diante do Suzano Vôlei, por 3 sets a 2. Já a única vitória do MOC América foi justamente sobre o Apan Blumenau, por 3 sets a 2, na segunda rodada.

MOC América repete campanha ruim da temporada anterior

Como dito anteriormente, o MOC América está na lanterna da Superliga Masculina de Vôlei. Com isso, a equipe repete a campanha ruim da temporada anterior, quando também ficou nas últimas posições. Na temporada 2022/23, os mineiros terminaram na 10ª posição, a última que não é rebaixada.