Equipe catarinense fez um bom jogo, mas acabou perdendo para o Cruzeiro por 3 x 0, com parciais de 25 x 15, 25 x 22 e 25 x 17. Dessa maneira, o Apan Blumenau está eliminado da Superliga masculina de vôlei, nas quartas de final.

O jogo foi marcado pelo bom funcionamento de todos os fundamentos do Sada Cruzeiro. No primeiro set o time mineiro administrou bem o jogo quando abriu a diferença de pontos e ganhou por 25 x 15. A segunda parcial foi mais equilibrada, mas também terminou com vitória do Cruzeiro, 25 x 22. No último set, o time mineiro abriu nove pontos de frente e depois fechou a parcial em 25 x 17.

Cruzeiro agressivo impede um melhor aproveitamento do Blumenau

Após a partida, China, auxiliar técnico do Blumenauconversou com o repórter Jamis Gomes Jr, do Esportelândia. O membro da comissão do Blumenau opinou sobre qual foi a dificuldade do jogo:

Com certeza a equipe do Cruzeiro é uma equipe que agride demais. Agride muito no sistema de saque, saca muito bem, tem o sistema de side-out em cima de ataque muito forte. Então, quando isso está funcionando no Cruzeiro é difícil qualquer equipe do Brasil brigar de igual para igual com eles. Então, é isso que fica acontecendo em determinados momentos quando abrem um pouquinho o placar, a equipe deles saca com mais tranquilidade, agride muito e aí com o sistema de bloqueio forte também a nossa equipe não conseguiu manter o mesmo nível do jogo o tempo inteiro, é mérito do Cruzeiro com certeza uma equipe muito forte e super candidata ao título.

Ao falar da temporada no geral, China apontou a oscilação da equipe na fase de classificação como um fator influente no cruzamento das quartas de final. E também fez uma projeção sobre a próxima edição da Superliga.

Acho que foi uma temporada que a gente teve algumas infelicidades durante o trajeto, a principal foi a lesão do Alan, na seleção brasileira, antes de se apresentar. Isso fez bastante falta no nosso planejamento. Era um atleta que a gente contava muito, que a gente investiu bastante para isso… Então, no primeiro turno nosso time oscilou, mas a gente chegou no segundo turno, fomos o quinto colocado, talvez se tivéssemos desde o início bem, não estaria hoje cruzando com o Cruzeiro, né?! Que a gente sabia que é a equipe que realmente está fazendo uma campanha acima das outras, fora o Cruzeiro uma Superliga muito equilibrada, muito forte e isso eu acho que foi o grande diferencial para gente não conseguir estar brigando de uma forma mais efetiva para nossa semifinal. Para o ano que vem vamos lá cada temporada equipes assim, que não tem investimento tão grande e briga aí por patrocínio, mas com certeza a gente vai estar brigando para conseguir fazer uma boa campanha.

Falta do side-out foi diferencial para melhor aproveitamento nos sets

Renan Bonora, ponteiro do Apan Blumenau, destacou alguns pontos que foram cruciais para a equipe não ter brigado de forma mais incisiva durante os três sets do jogo.

Jogar com o Cruzeiro é uma pressão muito forte, ainda mais jogando aqui na casa deles. Acredito que a gente fez um segundo set bom, acho que o que faltou para os outros sets foi o side-out, eles sempre agressivos no saque, mas quando a gente mantém o side-out  conseguimos jogar de igual para igual com eles. No primeiro e no terceiro set faltou muito o side-out, a gente segurava no passe, mas daí não rodava a bola. Aí acontece três bolas, começa a baixar, isso não pode acontecer. Então, o nosso time está de parabéns, a temporada podia ser melhor, lógico, mas a gente sai feliz, cabeça erguida, fizemos um belo jogo contra o Cruzeiro, lá em casa e aqui. 

Campanha e próximo ano

Na fase de classificação da Superliga o Blumenau foi o oitavo colocado, com 10 vitórias e 12 derrotas. Dessa maneira avançou para as quartas de final da competição e teve o Cruzeiro como oponente. As quartas de final é jogada em melhor três, ou seja quem ganhar duas partidas avança.

O Blumenau jogou muito bem nas quartas de final, mas foi eliminado após perder por 3 x 1 e 3 x 0. Confira aqui mais sobre  a partida. Por fim, com a eliminação na Superliga, o time catarinense entra em recesso e planeja a próxima temporada.