A Superliga Feminina de Vôlei 2022/2023 chegou ao fim. Mas, os amantes da categoria agora tem o Sul-Americano Feminino de Clubes 2023 para acompanhar. Desse modo, a competição acontece neste início de maio, entre esta quarta-feira (10) e domingo (14). 

O torneio ocorre na Arena Praia Clube, em Uberlândia. O Sul-americano de Clubes é o principal campeonato da categoria no continente. A saber, as equipes campeã e vice-campeã garantem vaga no Mundial da categoria.

Brasil é representado por três equipes

O Sul-Americano Feminino de Clubes 2023 possui sete equipes participantes: Praia Clube, Gerdau Minas, Sesi-Bauru (todos do Brasil), Juan Ferreira (Uruguai), Regatas Lima (Peru), Boston College (Chile) e Olympic (Bolívia).

O Praia Clube, atual campeão da Superliga, se classificou por ser da cidade sede, o Minas, atual campeão, e Bauru se qualificaram via Superliga 2021/22. Já as demais equipes ganharam as suas respectivas ligas nacionais.

Dessa maneira, o formato da competição ficou da seguinte forma: na primeira fase as equipes são divididas em dois grupos, um com três times e o outro com quatro. Os integrantes se enfrentam e os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória. Assim, os quatro times restantes se enfrentam na semifinal e depois final.

Os grupos do Sul-Americano Feminino de Clubes 2023

Dos times participantes do torneio somente o Gerdau Minas e o Praia Clube já foram campeões. Desse modo, o Minas possui quatro conquistas da competição e o Praia uma. Além disso, as últimas quatro finais foram entre as duas equipes, com três vitórias do time minastenista.

Sendo assim, as outras equipes além do título buscam acabar com a hegemonia mineira na competição. Então, confira a tabela do Sul-Americano Feminino de Clubes 2023.

GRUPO A

Praia Clube
Boston College (Chile)
Regatas Lima (Peru)

GRUPO B
Minas
Sesi Vôlei Bauru
Juan Ferreira (Uruguai)
Club Olympic (Bolívia)

A ordem de todos os jogos também já está definida. Sendo que sempre serão três jogos por dia, exceto na final.

1ª rodada, quarta-feira (10)

16h – Sesi-Bauru x Juan Ferreira-URU
18h – Praia Clube x Boston College-CHI
20h – Gerdau Minas x Olympic-BOL

2ªrodada, quinta-feira (11)

16h – Juan Ferreira-URU x Olympic-URU
18h – Praia Clube x Regatas Lima-PER
20h – Gerdau Minas x Sesi-Bauru

3ªrodada, sexta-feira (12)

16h – Regatas Lima-PER x Boston College-CHI
18h – Sesi-Bauru x Olympic-BOL
20h – Gerdau Minas x Juan Ferreira-URU

Fase Eliminatória

Semifinal e disputa do 5º lugar, sábado (13)

16h – 3º colocado do Grupo A x 3º Colocado do Grupo B
18h – 1º colocado do Grupo A x 2º Colocado do Grupo B
20h – 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A

Final e disputa do 3º lugar, domingo (14)

17h30 – Perdedor da semifinal 1 x Perdedor da semifinal 2
20h – Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2

Transmissão do Sul-Americano Feminino de Clubes 2023

O torneio vai ter cobertura no modo online e televisivo. Desse modo, a primeira fase será transmitida pelo canal do Confederação Sul-Americana de Vôlei, no youtube. Por outro lado, a fase final vai contar com as partidas sendo exibidas pelo canal Sportv.