O Sesc Flamengo venceu o Barueri Volleyball Club por 3 x 1 na noite desta segunda-feira (7). O confronto ocorreu no ginásio Do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e marcou a sétima vitória seguida do time na Superliga Feminina de vôlei. Após perder o primeiro set, a equipe rubro negra cresceu no jogo. E, embora as chiquititas tenham ido melhor no bloqueio, os ataques foram mais efetivos pelo lado carioca. Fato que, somado a alguns erros paulistas, contribuíram para conquista da partida.
Sesc Flamengo x Barueri – Melhores momentos
1º: Barueri consegue vantagem
O duelo começou com o placar equilibrado. A saber, o primeiro ponto de bloqueio foi do Sesc Flamengo com a Milka em cima da Karina. Porém, a ponteira paulista não se abateu e marcou os dois próximos pontos. Apesar do bom contra ataque dos dois lados, alguns erros como de saque e acerto de bola são cometidos neste início de partida.
Vale ressaltar o trabalho das duas levantadoras, as quais apresentaram uma boa visão de jogo ao longo dessa primeira parcial. Em 10 x 8 para a equipe carioca, Zé Roberto pede o primeiro pedido de tempo do jogo. Porém, logo após Peña marca o segundo ace seguido e o Sesc abre 3 pontos de vantagem.
Com boas defesas e oportunidade de contra atacar, Barueri aproveitou recuperou no placar e marcou 6 pontos seguidos. Além disso, Flamengo começou a cometer muitos erros.
Em 16 x 13, Bernardinho fez uma troca de levantadoras e colocou Juma no lugar de Giovanna. Vale ressaltar a colocação da Gabiru na Maíra que surgiu efeito, pois fez o ponto assim que entrou. A saber, Paulina, Ana Luiza e Vivian também entraram no time de Zé Roberto.
Apesar de poucos pontos de ataque, o time visitante abriu vantagem com bloqueios e aproveitamento dos erros adversários. Em 21 x 14, a equipe da casa enfim quebrou a grande sequência paulista. Vale destacar que o técnico carioca aproveitou tal quebra e colocou Marcelle para sacar. De fato, é mais uma vez que a jogadora entra de forma efetiva. Pois, com uma sequência de saques fortes que favoreceu a aproximação do Rio no placar. Apesar disso, Barueri errou menos ao final do set e conseguiu fechar em 25 x 21.
2º set: Dessa vez, vantagem carioca
Vale destacar que Bernardinho optou em manter Gabiru no lugar de Maira nesse segundo set. Por certo, o saque e o bloqueio têm sido fundamentos bem feitos por ambos os times. De fato, o Sesc apostou em utilizar mais as centrais e cresceu fortemente no jogo. Com Juciely no saque e uma boa construção de contra ataque, a equipe rubro negra fez 20 x 11.
Então, quando houve a quebra de sequência – a qual neste set foi totalmente do Flamengo – Zé Roberto fez a inversão de 5 x 1 com Karol Tormena e Vívian. Novamente, Paulina entra no saque do lado paulista. Enquanto isso, Marcelle entrou logo após para a mesma função pelo lado carioca. Porém, a vantagem era grande e Barueri não conseguiu alcançar no placar. Desse modo, Sesc fechou em 25 x 18.
3º: Muitos erros paulistas e crescente das centrais rubro negras
Em princípio, Jacke decidiu utilizar Lorena e Diana. Dessa forma, as jogadoras marcam os primeiros pontos de ataque pelo meio no lado visitante. Por outro lado, Gabiru permaneceu em quadra e tem dado um equilíbrio para o time rubro negro. Vale destacar também a atuação de Juciely, a qual pontuou bastante nos ataques.
Em suma, houveram alguns desentendimentos com a arbitragem. O juiz decretou que a bola tocou na mão de Natinha, não na quadra. Em contrapartida, Zé Roberto afirmou que foi no chão e reclamou fortemente. Dessa forma, levou cartão vermelho.
De maneira igual ao segundo set, Paulina entrou no saque e permaneceu para fazer o fundo de quadra. Por certo, as centrais do Flamengo continuam com destaque e sendo bastante decisivas. Diferentemente do normal, Barueri tem desperdiçado muitas viradas de bola. Seja pela construção da jogada estar sendo majoritariamente pela ponta, favorecendo bloqueio duplo do Sesc, ou seja por erros na finalização. Ao total, foram 12 falhas das chiquititas. Sendo assim, o time da casa conseguiu fechar mais um set. Este terceiro, por 25 x 17.
4º: Equilíbrio no set
Novamente dificultando a linha de recepção, Diana permanece com o saque efetivo morrendo na frente das jogadoras adversárias. Apesar de ter apenas um ponto no primeiro set, Juciely cresceu fortemente no jogo e já possui 13 até o momento. Por certo, este quarto set se mostrou bastante disputado. Porém, ainda com muitos erros das equipes. Destaca-se a instrução de Zé Roberto para Jacke de variar mais as opções. Ou seja, utilizar mais as centrais, fundo meio, e não somente as pontas.
Em suma, Gabiru manteve boa atuação e marcou 3 pontos seguidos de ataque. Vale evidenciar o trabalho da Giovanna, com a distribuição de jogo. Dessa vez, são as centrais de Barueri que cresceram no jogo. Por certo, uma consequência do pedido de Zé para sua levantadora. Além disso, o sistema defensivo paulista também teve uma evolução neste set.
O equilíbrio do jogo se manteve até 18 x 18. Até que, com embalo no final, Sesc fechou em 25 x 22 com uma largada de Monique. A qual sentiu desconforto na panturrilha direita neste quarto set, porém, permaneceu em quadra até o final. Por fim, o Viva Vôlei foi para a Gabiru e o Flamengo consegue a sétima vitória seguida na competição.
ACABOOOOOUUUU!!! VITÓRIA DO FLAMENGO!!!
FLAMENGO 3-1 Barueri!!!
A nossa 7° vitória seguida!!!! pic.twitter.com/wyxhcJflWS
— João 🔴⚫️ (@Joao_CRF81) March 8, 2022
Sesc Flamengo e Barueri – E agora?
O próximo adversário do Sesc será o Pinheiros. O duelo será na sexta-feira (18), às 21h (horário de Brasília), no ginásio Henrique Villaboim. Por outro lado, a próxima partida do Barueri será contra o Praia Clube. O jogo também será às 21h (horário de Brasília). Por certo, será no Ginásio José Correa.
Foto destaque: Reprodução/ Globo Esporte
Jornalista em formação. Escolhi esse curso porque gosto muito da área de comunicação, sempre gostei de ler e escrever e me identifico com essa profissão. Tenho experiência com trabalho em equipe e com mídias sociais. Atuante na escrita com produção de textos multimídia e a adaptação destes conforme os diferentes públicos-alvo. Igualmente operante no setor audiovisual com fotografias, vídeos e edição. Integrante da equipe de comunicação da Atlética UniCarioca. Também fui responsável pelo campo administrativo e criativo da página exclusiva do voleibol. Fui componente de um programa de rádio sobre o setor cinematográfico e integro um grupo especializado em imagens: Estudo avançado em Fotografia- EAF. Já desempenhei a função de monitora de fotografia e faço parte da pastoral da comunicação- PASCOM.
Tenho objetivo de crescer como profissional e aproveitar todo aprendizado. Possuo comprometimento, proatividade e busca constante por conhecimento.