Saiba como o elenco do Dentil/Praia Clube chega para a disputa da Superliga Feminina 2024/25, a competição de maior destaque no vôlei brasileiro. A equipe é comandada pelo técnico Marcos Miranda.
O treinador assumiu o cargo após Paulo Coco, que estava na equipe desde a temporada 2017/2018, deixar o clube mineiro.
O vôlei começou no clube na década de 1980, quando se filiou à Federação Mineira de Vôlei, competindo desde o infantil até o adulto. A primeira Superliga Feminina disputada foi em 2008 e em 2013 participou pela primeira vez de um torneio internacional.
História do Praia Clube
Fundado em 10 de julho de 1935, o Praia Clube é uma instituição histórica de Minas Gerais, reconhecida como um dos maiores centros de esporte e recreação da América Latina.
Um dos fundadores, José de Oliveira Guimarães, relata que o clube surgiu de forma espontânea. A área onde ele está localizado pertencia ao Coronel Constantino, que permitia que as pessoas nadassem no Rio Uberabinha, parte de sua propriedade.
Com o tempo, o genro do Coronel Constantino proibiu a prática de natação no local. Em resposta, um grupo de 12 pessoas decidiu comprar o terreno. Celso de Souza Queiroz, um dos frequentadores, assumiu a responsabilidade de formalizar o local como uma sociedade civil e fundar o clube.
O nome “Praia” se deve a uma praia de cascalho que existia no local onde o grupo costumava nadar. Hoje, o clube é motivo de grande orgulho para a cidade de Uberlândia.
Qual a cidade e o estado do Praia Clube
O Praia Clube está localizado no bairro Copacabana, na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. O clube tem 88 anos de história e orgulho para os habitantes da cidade.
Qual ginásio do Praia Clube?
O Ginásio Poliesportivo Oranides Borges do Nascimento é o palco dos jogos de vôlei do Praia Clube, localizado na sede do clube, na Praça Primo Crosara, no bairro de Copacabana em Uberlândia e tem capacidade para 3000 pessoas.
Principais títulos do Praia Clube
A equipe tem algumas conquistas importantes em sua história no vôlei, sendo dois títulos do Campeonato Sul-Americano de vôlei, em 2021 e 2023, já foi oito vezes campeão mineiro, conquistou também, duas vezes a segunda divisão do vôlei nacional.
Em 2024, venceu a Copa do Brasil e tem mais dois títulos da Superliga Feminina de Vôlei.
Conquistas do Praia Clube na Superliga Feminina
O Praia Clube conquistou a Superliga Feminina de Vôlei em duas ocasiões. A primeira vitória ocorreu na temporada 2017/2018, quando a equipe derrotou o Rio de Janeiro na final, consolidando-se como uma das potências do vôlei nacional.
Desde então, o Praia Clube chegou a todas as finais, mas acabou sendo derrotado três vezes consecutivas pelo Minas, nas temporadas 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022. No entanto, na temporada passada, a história foi diferente. O Praia Clube enfrentou novamente o Minas na final, mas desta vez conquistou o troféu pela segunda vez em sua história.
Na temporada 2023/24, Praia Clube e Minas voltaram a se enfrentar na decisão da Superliga Feminina de Vôlei, e, mais uma vez, o Minas saiu vitorioso.
Relembre a campanha do Praia Clube na Superliga Feminina 2023/24
O time de Uberlândia terminou a primeira fase da Superliga Feminina na quarta posição, somando 45 pontos. Nos playoffs, superou o Sesi Bauru nas quartas de final e derrotou o Sesc Flamengo nas semifinais. Porém, na grande decisão, foi derrotado pelo Minas por 3 sets a 1.
Elenco para a Superliga Feminina 2024/25
Ver essa foto no Instagram
Agora que sabe mais sobre o Praia Clube, conheça outros times da Superliga Feminina:
- Brasília Vôlei: história, títulos, ídolos e elenco
- Fluminense: história no vôlei, títulos e elenco
- Minas Tênis Clube: história, títulos, recordes e elenco
- Osasco Voleibol Clube: história, títulos, ídolos e elenco
- Esporte Clube Pinheiros: história, títulos, ídolos e elenco
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.