Saiba como o elenco do Praia Clube chega para a disputa da Superliga Feminina 2024/245, a competição de maior destaque no vôlei brasileiro. A equipe é comandada pelo técnico Marcos Miranda.

O treinador assumiu o cargo após Paulo Coco, que estava na equipe desde a temporada 2017/2018, deixar o clube mineiro.

O vôlei começou no clube na década de 1980, quando se filiou à Federação Mineira de Vôlei, competindo desde o infantil até o adulto. A primeira Superliga Feminina disputada foi em 2008 e em 2013 participou pela primeira vez de um torneio internacional.

História do Praia Clube

Fundado em 10 de julho de 1935, o Praia Clube é um clube histórico de Minas Gerais, sendo considerado um dos maiores centros de esporte e recreação da América Latina.

José de Oliveira Guimarães é um dos fundadores e explica que o clube não foi programado e que a área onde se localiza era propriedade privada de Coronel Constantino, que nunca se opôs as pessoas nadarem no Rio Uberabinha, que fazia parte do seu terreno.

Ao longo dos anos, o genro de Coronel Constantino proibiu a prática de natação no local, o que fez com que um grupo de 12 pessoas comprassem o terreno e Celso de Souza Queiroz, um dos frequentadores, ficou responsável por transformar o local em sociedade civil e constituir um clube.

O nome “Praia” vem de uma praia de cascalho que tinha no local onde a turma nadava. Hoje o clube é um verdadeiro orgulho para a cidade de Uberlândia.

Qual a cidade e o estado do Praia Clube

O Praia Clube está localizado no bairro Copacabana, na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O clube tem 88 anos de história e orgulho para os habitantes da cidade.

Qual ginásio do Praia Clube?

O Ginásio Poliesportivo Oranides Borges do Nascimento é o palco dos jogos de vôlei do Praia Clube, localizado na sede do clube, na Praça Primo Crosara, no bairro de Copacabana em Uberlândia e tem capacidade para 3000 pessoas.

Principais títulos do Praia Clube

A equipe tem algumas conquistas importantes em sua história no vôlei, sendo dois títulos do Campeonato Sul-Americano de vôlei, em 2021 e 2023, já foi oito vezes campeão mineiro, conquistou também, duas vezes a segunda divisão do vôlei nacional.

Em 2024, venceu a Copa do Brasil e tem mais dois títulos da Superliga Feminina de Vôlei.

Conquistas do Praia Clube na Superliga Feminina

O Praia Clube conquistou a Superliga Feminina de Vôlei em duas oportunidades, a primeira aconteceu na temporada 2017/2018, ao vencer o Rio de Janeiro na decisão, se firmando como uma das potências do vôlei nacional.

Desde então chegou em todas as finais, perdendo três vezes seguidas para o Minas, em 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022. Já na temporada passada, essa final se repetiu, mas dessa vez o Praia Clube conseguiu conquistar o troféu pela segunda vez em sua história.

Na temporada 2023/24, Praia Clube e Minas decidiram, mais uma vez, a competição. Porém, o Minas levou a melhor.

Relembre a campanha do Praia Clube na Superliga Feminina 2023/24

O Praia Clube encerrou a primeira fase da Superliga Feminina em quarto lugar, com 45 pontos. Nas quartas de final, passou pelo Sesi Bauru e na semi, pelo Sesc Flamengo. Na grande decisão, foi derrotado pelo Minas, por 3 sets a 1.

Elenco do Praia Clube – Superliga Feminina 2024/25

Agora que sabe mais sobre o Praia Clube, conheça outros times da Superliga Feminina: