A Superliga Feminina de Vôlei já está em mais um início de temporada! Com isso, o elenco do Esporte Clube Pinheiros, do técnico Duda Nunes, já está preparado para mais uma disputa.

Fundado em 1899, o Esporte Clube Pinheiros é o maior clube poliesportivo da América Latina, sendo um dos maiores campeões em diversas modalidades do esporte brasileiro, sendo responsável por muitas medalhas olímpicas para o Brasil.

O clube é um formador e mantenedor de atletas de alto nível para o esporte brasileiro, jogando em várias frentes. O Pinheiros está sempre buscando melhorar sua estrutura com inovações e tecnologias.

História do Pinheiros

Com sede em São Paulo, na cidade que dá nome ao clube, o clube é o único a participar de todas as edições da Superliga Feminina de Vôlei.

Já passaram pelo EC Pinheiros grandes nomes do vôlei, como Giba e Rodrigão, no masculino, e Fernanda Garay e Dani Lins, no feminino.

No clube também há as categorias de base, permitindo, assim, a formação de novos atletas pelo clube.

Origem do Esporte Clube Pinheiros

O Sport Club Germania surgiu na cidade de São Paulo em sete de setembro de 1899 com o fundador, Hans Nobiling, criando o clube pensando no futebol, que havia praticado no clube de mesmo nome em Hamburgo na Alemanha.

O clube passou por vários bairros de São Paulo, até o ano de 1920, quando fincou suas raízes na sede definitiva, na “Chácara Itaim”, às margens do rio que tem o mesmo nome do bairro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários clubes precisaram nacionalizar seus nomes, principalmente os que eram ligados à Itália e à Alemanha. O Germania renasceu como Pinheiros, nome que mantém até os dias de hoje.

Qual a cidade e o estado do ECP?

O ECP fica situado no bairro de mesmo nome, na cidade de São Paulo e abrange uma área de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde. O clube busca não só a excelência no esporte, mas também cultura e lazer para os seus mais de 38 mil associados.

Qual o ginásio joga o ECP?

O Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim é o palco dos jogos de vôlei do ECP e fica localizado na sede do clube, no bairro de mesmo nome, na cidade de São Paulo e tem capacidade para cerca de 850 pessoas.

Principais participações do Pinheiros na Superliga Feminina

O Pinheiros é a única equipe a participar de todas as edições da Superliga Feminina de Vôlei, apesar disso, nunca conquistou a competição, tendo como melhor resultado, um 3º lugar.

A equipe já chegou em algumas oportunidades nas semifinais da competição, mas em um ano específico cravou sua melhor campanha, foi na temporada 2007-2008, quando perdeu na semifinal para o Rexona e venceu a disputa de terceiro lugar contra o Brusque.

Chegou nas semifinais em outras cinco oportunidades, terminando na 4ª posição da Superliga Feminina de Vôlei em todas essas vezes. Em 1997-1998, em 1999-2000, em 2003-2004, em 2009-2010 e em 2010-2011.

Relembre a campanha do Pinheiros na Superliga Feminina 2022/23

O clube terminou a primeira fase da Superliga Feminina em sétimo lugar, com 33 pontos. No entanto, foi eliminado nas quartas de final após perder para o Osasco. A equipe até venceu o primeiro jogo, mas perdeu os dois seguintes.

Elenco do Pinheiros – Superliga Feminina 2023/24

Agora que sabe mais sobre o Esporte Clube Pinheiros, conheça outros times da Superliga Feminina: