O Esporte Clube Pinheiros se tornou importante para o esporte brasileiros. Com várias modalidades, forma novos talentos e que geram medalhas nas Olimpíadas, como os atletas do judô em Paris 2024.
É considerado como um dos maiores clubes poliesportivos da América Latina e foi fundado em 1899. Formador de muitos talentos, o Esporte Clube Pinheiros está na elite de competições brasileiras.
Um dos esportes principais é o vôlei, com o time atuando na Superliga Feminina de Vôlei. Aqui, vamos focar apenas nesse esporte, sua história e os títulos conquistados durante o período ativo.
História do Pinheiros
Com sede em São Paulo, na cidade que dá nome ao clube, o clube é o único a participar de todas as edições da Superliga Feminina de Vôlei.
Já passaram pelo EC Pinheiros grandes nomes do vôlei, como Giba e Rodrigão, no masculino, e Fernanda Garay e Dani Lins, no feminino.
No clube também há as categorias de base, permitindo, assim, a formação de novos atletas pelo clube.
Origem do Esporte Clube Pinheiros
O Sport Club Germania surgiu na cidade de São Paulo em sete de setembro de 1899 com o fundador, Hans Nobiling, criando o clube pensando no futebol, que havia praticado no clube de mesmo nome em Hamburgo na Alemanha.
O clube passou por vários bairros de São Paulo, até o ano de 1920, quando fincou suas raízes na sede definitiva, na “Chácara Itaim”, às margens do rio que tem o mesmo nome do bairro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, vários clubes precisaram nacionalizar seus nomes, principalmente os que eram ligados à Itália e à Alemanha. O Germania renasceu como Pinheiros, nome que mantém até os dias de hoje.
Qual a cidade e o estado do ECP?
O ECP fica situado no bairro de mesmo nome, na cidade de São Paulo e abrange uma área de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde. O clube busca não só a excelência no esporte, mas também cultura e lazer para os seus mais de 38 mil associados.
Qual o ginásio joga o ECP?
O Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim é o palco dos jogos de vôlei do ECP e fica localizado na sede do clube, no bairro de mesmo nome, na cidade de São Paulo e tem capacidade para cerca de 850 pessoas.
Principais participações do Pinheiros na Superliga Feminina
O Pinheiros é a única equipe a participar de todas as edições da Superliga Feminina de Vôlei, apesar disso, nunca conquistou a competição, tendo como melhor resultado, um 3º lugar.
A equipe já chegou em algumas oportunidades nas semifinais da competição, mas em um ano específico cravou sua melhor campanha, foi na temporada 2007-2008, quando perdeu na semifinal para o Rexona e venceu a disputa de terceiro lugar contra o Brusque.
Chegou nas semifinais em outras cinco oportunidades, terminando na 4ª posição da Superliga Feminina de Vôlei em todas essas vezes. Em 1997-1998, em 1999-2000, em 2003-2004, em 2009-2010 e em 2010-2011.
Relembre a campanha do Pinheiros na Superliga Feminina 2023/24
O clube terminou a primeira fase da Superliga Feminina em sétimo lugar, com 26 pontos. No entanto, foi eliminado nas quartas de final após perder para o Osasco. A equipe perdeu os dois jogos.
Elenco do Pinheiros – Superliga Feminina 2024/25
Agora que sabe mais sobre o Esporte Clube Pinheiros, conheça outros times da Superliga Feminina:
- Bluvolei: história, títulos, recordes e elenco
- Brasília Vôlei: história, títulos, ídolos e elenco
- Fluminense: história no vôlei, títulos e elenco
- Minas Tênis Clube: história, títulos, recordes e elenco
- Osasco Voleibol Clube: história, títulos, ídolos e elenco
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.