Nesta terça-feira (3), a corrida para o título de MVP da NBA finalmente chegou ao fim. Com três concorrentes ao posto, o grego Giannis Antetokounmpo, vencedor nos anos de 2019 e 2020, o sérvio Nikola Jokic, ganhador em 2021 e 2022, e, Joel Embiid.

De fato, concorrendo contra dois bicampeões do prêmio, Joel Embiid finalmente foi coroado como MVP da NBA de 2023. Após o anúncio, o camaronês afirmou:

Foi um longo tempo até chegar aqui. Muito trabalho duro. Passei por muita coisa. Não só no basquete. Na vida”, disse o mais novo MVP da NBA

Temporada da carreira coroa Embiid como MVP da NBA

Não é segredo para ninguém o quão dominante Joel Embiid pode ser no garrafão, o pivô do Philadelphia 76ers usa e abusa de sua força física para empurrar os adversários até conseguir chegar mais perto da cesta.

No entanto, Joel Embiid também mostra muita habilidade em outras formas de jogo, o gigante camaronês é capaz de chutar bolas do perímetro e tem em arsenal um arremesso de meia distância letal.

Com a chegada de James Harden à Philadelphia, Joel Embiid só evoluiu, tendo um ótimo encaixe com o armador. Nesta temporada, o pivô camaronês obteve médias de 33,1 pontos, 4,2 assistências e 10,2 rebotes, sendo o cestinha da NBA.

Sendo assim, a votação para o prêmio de MVP da NBA terminou com Embiid recebendo 73 dos 100 votos possíveis, contra 15 de Jokic e 12 de Antetokounmpo, garantindo ao astro dos 76ers seu primeiro troféu.

Passado no vôlei

Poucas pessoas sabem, mas, Joel Embiid era jogador de vôlei antes de apaixonar-se pelo esporte da bola laranja. O camaronês é uma daquelas pessoas propensas aos esportes, tendo praticado também futebol.

O grande incentivador do início da carreira no vôlei foi seu pai Thomas Embiid, que enxergava no filho um enorme potencial para o vôlei. No entanto, a vontade de Joel eram outras e assim que descobriu o basquete, soube que era ali seu lugar.

Quando eu tinha 16 anos eu estava para ir pra França e me tornar profissional em voleibol.

Até a oportunidade aparecer e eu ir jogar basquete. Meu pai não queria deixar eu jogar.

Eu não sabia nada de basquete, aí meu treinador na época no colégio me emprestou uma fita velha dele com vários jogos de um jogador: Hakeem Olajuwon.

Ele me disse pra estudar aquilo, e eu estudei, eu assistia a mesma fita todos os dias, e tentava repetir.

O pai de Embiid precisou ser convencido pelo seu irmão, que também era atleta e encontrou potencial no sobrinho para o basquete:

Tinha meus receios porque Joel começou a jogar muito tarde. Meu irmão era jogador e mudou minha opinião.

Lesão e sonho de título

Agora finalmente coroado como MVP da NBA, Joel Embiid deve buscar a realização de mais um sonho, o de ser campeão da liga. Atualmente, 76ers se encontra nas semifinais do Leste, enfrentando o Boston Celtics.

No entanto, Embiid não jogou o primeiro duelo da série por conta de uma lesão, e segue como dúvida para o segundo jogo. No confronto inicial, os 76ers acabaram vencendo mesmo com sua ausência, graças a um jogo lendário de James Harden.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.