Nesta terça-feira (4) O Brasil venceu a Itália por 3×2 num duelo emocionante, na rodada de abertura da segunda fase do Mundial Feminino de Vôlei, em Roterdã, na Holanda. Os destaques da partida foram a ponteira Gabi Guimarães, que marcou 30 pontos, e a italiana Egonu, com 37.
Assista aos melhores momentos de Brasil x Colômbia
1º set: Brasil melhor
A partida começou equilibrada e com as defesas forçando pontos de contra-ataque. Pela Itália, Egonu não conseguia virar as bolas enquanto a dupla Macris e Carol Gattaz cresceram abusando da jogada “china”.
Os ataques precisos de Gabi e Tainara forçaram dois tempos técnicos pedidos pelo técnico italiano ainda na metade do set. Melhor, cedo e fechou o 1º set em 25 a 20.
2º set: Itália se recupera
No segundo set as italianas aumentaram seu volume de jogo e fizeram 8 a 3 na parcial. Ana Carol parou a Itália com dois grandes bloqueios, mas Egonu liderava a Azurra, que manteve a defesa forte e aproveitava os contra-ataques.
O treinador Zé Roberto pediu tempo e ajustou a equipe, com Lorenne no saque e Kisy no bloqueio. A equipe canarinha ainda conseguiu ensaiar uma reação, mas Egonu e companhia colocaram a bola do set point no chão após um belo rally. Brasil 22 x 25 Itália.
3º set: Egonu dominante
O equilíbrio dos dois primeiros sets acabou e o terceiro período de jogo foi um show de erros dos dois lados. As brasileiras até começaram bem, fazendo 4×0 para vencer o maior rally da partida até ali.
Pela Itália a oposta Sylla entrou de vez no jogo e marcou quatro pontos no set, atrás apenas de Egonu, com nove. As italianas venciam por 20×18 quando o técnico Zé Roberto pediu tempo e tentou nova inversão com Roberta.
Com uma Tainara tímida, a sobrecarregada Gabi virou duas bolas importantes e recolocou o Brasil na disputa. Apesar do esforço, foi a italiana Egonu – de novo ela – que marcou o ponto do set, 25 a 22 para as azuis virarem o jogo em 2 sets a 1.
4º set: Gabi imparável!
A equipe do técnico José Roberto Guimarães precisava da vitória no 4º set para levar a partida ao tie-break, e para isso contou com boas defesas de Natinha e um ace de Tainara.
Egonu e Chirichella somaram 11 pontos para a Itália, e Lorenne entrou na inversão pelo time brasileiro. Gabi estava imparável no ataque, e após erro de saque de Egonu, a seleção verde e amarela venceu o set pelo placar de 25×21, empatando a partida em 2×2.
5º set (tie-break)
O último set contou com muita emoção e a volta do equilíbrio inicial entre as duas equipes. Carol Gatazz fez 8 a 6 na parcial para o Brasil, mas a Itália foi buscar o empate em 12×12. Zé Roberto pediu tempo para arrumar a casa.
O time brasileiro teve três chances para vencer o jogo. A equipe desperdiçou dois match points e a Itália empatou em 15×15. Na terceira tentativa, Natinha salvou bola atacada por Egonu e Ana Carol bloqueou Pietrini.
Vitória do Brasil por 17 a 15 no 5º set e 3×2 no jogo contra a até então invicta Seleção da Itália.
GABI NELAS! 🇧🇷✨
A #seleçãofeminina acabou com a invencibilidade da Itália no #CampeonatoMundial: 3 a 2 (25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15), em Roterdã, na abertura da segunda fase.
Foram incríveis 30 acertos da nossa capitã, que segue voando na competição. 😱💪
💛💚💛💚 pic.twitter.com/UamzZY3s1M
— CBV (@volei) October 4, 2022
Brasil e Itália – E agora?
Com o resultado no Mundial Feminino de Vôlei, O Brasil assume a 3ª posição da chave E, com 14 pontos. O time canarinho volta às quadras nesta quinta-feira (6) às 11h, contra Porto Rico.
A Itália enfrenta o Japão às 9h15 desta quarta-feira (5). Todas as partidas serão realizadas em Roterdã, na Holanda.
Foto Destaque: Divulgação/FIVB
Jornalista quase formado, amante e praticante do esporte da bola laranja. Vasco, San Antonio Spurs e Sampaio Corrêa na veia.