Nascido em 18 de agosto de 1963, Luiz Mattar é um dos maiores nomes da história do esporte. Tenista de destaque, é o primeiro e único brasileiro campeão do tradicional torneio que hoje é conhecido como Rio Open.
Com uma série de títulos na carreira, Luiz Mattar é “apenas” o segundo brasileiro, depois de Gustavo Kuerten (Guga), com mais troféus de torneios ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
Luiz Mattar já recebeu homenagem do Rio Open
O início de carreira de Luiz Mattar
Apesar da brilhante carreira esportiva, Luiz Mattar começou no tênis muito tarde, somente aos 22 anos, ao contrário da maioria dos atletas, que começam ainda cedo, com menos de 18. O início no esporte veio após desistir do curso de engenharia na faculdade.
Mattar teve como técnico o vitorioso e competitivo Paulo Cleto no começa da sua trajetória. Em certo momento, chegou até a dizer que não se via treinando com outro treinador.
Que honra a nossa! ❤️
As lendas do tênis Cássio Motta e Luiz Mattar, que estão dando o nome dos grupos da Maria Esther Bueno Cup 2023, estiveram presentes no Sociedade Harmonia de Tênis nesta sexta-feira e foram homenageados pelo clube 🏆 pic.twitter.com/nVd1GNxF4N
— Rio Open (@RioOpenOficial) December 8, 2023
Carreira internacional
Antes mesmo de dar início a sua carreira internacional, começou a investir pesado em treinamentos e viagens para participar de torneios mundo afora. Chegou até a passar fome quando disputou um torneio na Nigéria, país africano.
Em 1987, Luiz Mattar já era considerado uma promessa quando chegou às finais do extinto ATP do Guarujá, realizado no litoral do estado de São Paulo. Em um piso sintético, quando ainda era o 96º no ranking mundial, surpreendeu o então 48º Cássio Motta e deu uma verdadeira arrancada na carreira.
Ainda naquele ano, venceu mais cinco atletas que ocupavam o top 50 do mundo, se tornou herói da ascensão do Brasil na Copa Davis e foi finalista dos GPs de São Paulo, finalizando o ano na 38ª posição do ranking.
Você ama outros esportes além de tênis? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Volta por cima na carreira
Depois da morte de seu irmão Ronald, Luiz Mattar foi obrigado a praticamente reiniciar a sua carreira, o que conseguiu fazer com maestria. Antes de ser campeão em um torneio paulista, chegou a vencer um challenger na Espanha, que foi o seu primeiro título internacional.
Além disso, também foi finalista nos Estados Unidos e chegou nas semifinais da Copa Davis em uma histórica campanha contra os tenistas europeus. Dessa forma, retornou ao top 50 em grande estilo.
🎾🇧🇷HISTÓRIA DOS TORNEIOS NO BRASIL
Em 1992, o 🇧🇷 viveu seu AUGE em eventos de Tênis
4 ATPs: Maceió, Guarujá, Búzios e SP
12 Challengers
WTA de SP
2 confrontos na campanha da SF da DavisQuem + aproveitou? O MISTER BRASIL, Luiz Mattar, que levantou 4🏆, dentre eles o ATP de SP pic.twitter.com/OhPmX5zRSO
— Tênis Além do Óbvio 🎾 (Alemzão) (@AlemTenis) February 19, 2023
Aposentadoria
A carreira de Luiz Mattar durou um total de 10 anos, anunciando a aposentadoria quando ainda tinha 32. Depois de parar a vida de tenista, passou a se dedicar ao ramo de empresário.
Hoje, aos 60 anos, Luiz Mattar é presidente da TIVIT, empresa responsável por terceirização de serviços e tecnologias.
Veja todos os prêmios de Luiz Mattar na carreira
Individuas
- 1987 – Guarujá – quadras duras]
- 1988 – Guarujá – quadras duras
- 1989 – Guarujá – quadras duras
- Rio de Janeiro – carpete outdoors (Importante reforçar que Luiz Mattar não venceu o Rio Open no seu formato atual, mas sim no antigo, quando ainda tinha outro nome)
- 1990 – Rio de Janeiro – carpete outdoors
- 1992 – São Paulo – quadras duras
- 1996 – Delray Beach Open
Em duplas
- 1987 – Guarujá com Cássio Motta – duras
- Genebra com Ricardo Acioly – saibro
- 1991 – Wellington com Nicolás Pereira – duras
- 1992 – Florença com Marcelo Felippini – saibro
- 1994 – Montevideo com Marcelo Felippini – saibro
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- ‘Confronto do século' pode estar em risco após lesão de Carlos Alcaraz no Rio Open 2024
- Decepção total no Rio Open! Carlos Alcaraz sofre contusão e Brasil faz história
- Rafael Matos e Marcelo Melo se enfrentam em importante duelo no Rio Open 2024
- Carlos Alcaraz elogia tenista brasileiro no Rio Open 2024 e não é Guga: “Estilo e jogo muito bons”
- Roger Federer terá documentário produzido pela Prime Video
- Resultado Rio Open 2024
- Carlos Alcaraz dá lição de humildade após comparações com Federer, Nadal e Djoko
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.