A semana de tênis do circuito da ATP promete grandes emoções e partidas para os fãs e admiradores do esporte. Um dos responsáveis por isso é o Masters 1000 de Shangai, na China, o principal torneio da gira asiática. A saber, o campeonato é disputado sobre o piso rápido e a final está marcada para o dia 15 de outubro.
Neste sentido, um dos tenistas na chave de simples de Shangai é Carlos Alcaraz. Na disputa do Masters 1000, o espanhol vai buscar o título e um feito que nem Rafael Nadal conseguiu para o tênis do país. Confira!
Spotted! 👀@carlosalcaraz watching on as Sinner takes on Shelton#RolexShanghaiMasterspic.twitter.com/ek0hllO1F9
— Rolex Shanghai Masters (@SH_RolexMasters) October 10, 2023
O grande ano de Carlos Alcaraz
A joia do tênis espanhol continua a sua grande ascensão no mundo da bolinha amarela, conquistando títulos e feitos importantes. Neste ano, Carlos Alcaraz já liderou o ranking da ATP e agora disputa a ponta dele com Novak Djokovic. Além disso, conquistou seis troféus: Wimbledon, os Masters 1000 de Madrid e Indian Wells, os ATP's 500, de Barcelona e Londres, e ATP 250 de Buenos Aires.
Os Masters 1000 são a segunda categoria mais importante do mundo do tênis, ficando atrás somente dos Grand Slams. Dessa maneira, vencer um torneio do porte é o objetivo de vários jogadores. Assim, Carlos Alcaraz vai atrás de mais uma grande história para o currículo individual e ainda para a história do tênis da Espanha.
Ver essa foto no Instagram
Alcaraz busca quebrar tabu espanhol no Masters 1000 de Shangai
O calendário da ATP possui vários torneios e boas histórias ao longo de suas disputas. Assim também, as disputas conseguem proporcionar alguns tabus individuais ou coletivos na história. Desse modo, um dos feitos ainda não realizados no Masters 1000 de Shangai, o principal campeonato asiático do circuito, é o troféu ser erguido por um tenista da Espanha.
Sendo assim, em seu primeiro ano disputando o Masters 1000 de Shangai, o atual segundo colocado do ranking da ATP vai em busca de ser o primeiro tenista da Espanha a conquistar o torneio chinês. A saber, esse seria o segundo tabu espanhol que Carlos Alcaraz derrubaria, no ano passado, em Miami, o jogador também foi o primeiro espanhol a vencer a competição.
Na disputa do Masters 1000 de Shangai, Alcaraz já eliminou Gregoire Barrere, por 6/2 e 7/5, e Daniel Evans, por 7/6 (1) e 6/4. Dessa maneira, o espanhol vai disputar as oitavas de final diante de Grigor Dimitrov, 18º cabeça de chave, nesta quarta-feira (11), não antes de 7h30 (horário de Brasília).
O histórico da Espanha no Masters 1000 de Shangai
A competição em solo chinês faz parte da classe 1000 da ATP desde 2009, nas 11 edições jogadas ate então, foram cinco campeões diferentes, mas nenhum espanhol. O oitavo Masters 1000 do calendário foi conquistado por Nikolay Davydenko, Andy Murray, três vezes, Novak Djokovic, quatro vezes, Roger Federer, duas vezes, e Daniil Medvedev.
Neste sentido, o tênis espanhol chegou perto de conquistar o troféu da competição em quatro oportunidades, quando tenistas do país chegaram na final. Na primeira edição, Rafael Nadal foi vice-campeão ao perder para Davydenko. Logo depois, em 2011, David Ferrer foi derrotado por Murray, também algoz de Roberto Bautista-Agut, em 2016. Já em 2017, Nadal foi finalista novamente, mas não venceu Federer.
Carlos Alcaraz sobre partida contra Dan Evans: Foi uma das partidas mais duras que tive de jogar fora dos Grand Slam.
Foi um verdadeiro espetáculo dos dois lados.#TenisNaESPN #ESPNnoStarplus https://t.co/jhXLbQYIDW
— Marcela Linhares (@ma__linharess) October 9, 2023
O Masters 1000 de Shangai 2023
A principal competição da ATP em solo asiático acontece entre os dias 4 e 15 de outubro, o torneio é o penúltimo Masters 1000 do calendário, Paris fecha os Masters do ano. A chave de simples de Shangai está muito equilibrada, contando com vários jogadores de destaque no piso rápido.
Dessa maneira, Carlos Alcaraz e Andrey Rublev são os principais jogadores do top 10 ainda vivos na disputa. Além deles, os tenistas ainda na disputa do Masters 1000 de Shangai são: Grigor Dimitrov, Nicolas Jarry, Diego Schwartzman, Ugo Humbert, J.J. Wolf, Tommy Paul, Fabian Marozsan, Hubert Hurkacz, Zhizhen Zhang, Ben Shelton e Sebastian Korda.
What a Run! 👏
You've made us all proud here at the #RolexShanghaiMasters this week! pic.twitter.com/RpxIql9T9l
— Rolex Shanghai Masters (@SH_RolexMasters) October 10, 2023
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.