Atualmente, Aryna Sabalenka é uma das principais tenistas do circuito mundial. No ranking da WTA, ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas de Iga Swiatek.

A tenista bielorrussa já alcançou o topo do ranking e é bicampeã do Australian Open, com vitórias em 2023 e 2024. Além disso, Sabalenka conquistou o título do US Open em 2024.

Vamos conhecer mais sobre sua trajetória.

Carreira de Aryna Sabalenka

Aryna Sabalenka começou a praticar tênis aos seis anos, incentivada por seu pai, que a levou a uma quadra e despertou seu interesse pelo esporte.

Sabalenka fez sua estreia em torneios nacionais em 2012 e entrou em competições da WTA pela primeira vez em 2016. Sua carreira teve uma ascensão rápida, atingindo o Top 100 em 2017 e o Top 20 em 2018.

Em 2023, chegou a ser a número 1 do mundo, embora tenha permanecido nessa posição por pouco tempo.

Mesmo assim, Sabalenka é considerada uma das melhores jogadoras da atualidade. No Australian Open deste ano, teve um desempenho impressionante, não perdendo um único set em seus seis jogos. Desde 2021, ela deixou de competir em torneios de duplas.

 

Prêmios de Aryna Sabalenka

A bielorrussa tem 15 títulos conquistados no simples, mas já chegou em 29 finais. Sua primeira conquista veio em 2018, no Connecticut Open, após três derrotas em finais. Depois disso, foi campeã nas próximas duas finais que jogou, Wuham Open e Shenzhen Open.

Em 2024, foram seis decisões, perdendo duas para Iga Swaitek. Além disso, voltou a ser campeã do Australian Open duas vezes. Seu segundo título do ano veio no Cincinnati Open, derrotando Jessica Pegula.

Ainda na mesma temporada, Sabalenka conquistou pela primeira vez em sua carreira o US Open.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por US Open (@usopen)

Já em duplas, não joga mais desde 2021, quando foi campeã no Australian Open. Diferente do simples, também venceu o US Open, além de dois outros torneios da WTA 1000. Ainda teve mais duas conquistas em torneio menores.

Lista de títulos

Simples (16)

  • 2024 – US Open, Nova York, Estados Unidos;
  • 2024 – Australian Open, Cincinnati;
  • 2023 – Adelaide, Australian Open, Madrid;
  • 2021 – Abu Dhabi, Madrid;
  • 2020 – Doha, Ostrava, Linz;
  • 2019 – Shenzhen, Wuhan, Zhuhai;
  • 2018 – New Haven, Wuhan.

Duplas (6)

  • 2021 – Australian Open (Mertens), Berlin (Azarenka);
  • 2020 – Ostrava (Mertens);
  • 2019 – Indian Wells, Miami, US Open (Mertens).

Ganhos de Aryna Sabalenka

Sabalenka ganhou mais de US$ 24 milhões, por volta de R$ 131 milhões, em prêmios em dinheiro durante sua carreira. Ademais, a atleta é patrocinada pelas empresas Nike e Wilson.

Curiosidades de Aryna Sabalenka

Enquanto isso, em sua vida pessoal, Sabalenka tem como hobbies; saindo com os amigos e lendo. A saber, seu livro favorito é ”O Conde de Monte Cristo”.

Todavia, quando o assunto é cinema, seus filmes favoritos são: Titanic, Esqueceram de mim e Quebrando Regras. Além disso, seu ídolo pessoal é Roger Federer.

Seu pai, Sergey Sabalenka, era jogador de hóquei no gelo e morreu aos 43 anos, em 2019. A tenista já revelou que os dois sonhavam com a conquista de dois Grand Slams até os 25 anos, o que realizou em 2024.

Namoro com brasileiro

Sabalenka está namorando Georgios Frangulis, CEO e fundador da Oakberry, marca de açaí. No início do ano, a tenista se tornou uma das embaixadoras da empresa e já fez algumas publicidades para a marca.

Onde assistir Aryna Sabalenka

Sabalenka continua muito bem no US Open e só perdeu um set em sua campanha até aqui. Na semifinal, venceu de Emma Navarro e está na final pelo segundo ano seguido. A decisão será contra Jessica Pegula, no sábado (7), ainda sem horário definido.

O Grand Slam tem transmissão de todas as quadras no Disney+. A ESPN e SporTV passam os principais confrontos do dia, sendo possível que o jogo de Sabalenka esteja na TV também.

Enquanto espera o próximo jogo de Aryna Sabalenka, conheça mais sobre o tênis: