O histórico de Jeffreys Bay com tubarões não é uma novidade, os predadores são constantemente vistos no pico e já chegaram a das as caras durante as competições na África do Sul.
Quem não se lembra da luta de Mick Fanning contra um tubarão na final em Jeffreys Bay na temporada de 2015.
Tubarão-branco aparece na sessão de treinos

Após mais um dia sem competições em J-Bay, muitos atletas aproveitaram para afiar suas habilidades na África do Sul, porém, um visitante inesperado acabou atrapalhando a sessão.
Um tubarão-branco apareceu em meio aos surfistas Eli Beukes, Ian Gentil e Rio Waida, o indonésio inclusive precisou ser avisado pelo drone de Nathan Florence, irmão de John John.
Após o susto, Nathan afirmou:
Alguns novatos vieram até o ponto e disseram que tinham avistado um grande tubarão-branco perto o suficiente para enxergar com os olhos! @zoard jogou o drone para cima para ver se poderíamos localizá-lo com certeza de que o tubarão estava cruzando o ponto!
Tentei alertar o Rio Waida com drone que estava se aproximando dele e ligar para as pessoas na praia para avisar os surfistas que estava nadando direto! Tudo acabou bem, todos entraram e o tubarão apenas cruzou seu caminho até o ponto e seguiu seu caminho! Que coisa louca de assistir, sabemos que estamos tocando na casa deles, mas ver como eles podem se aproximar facilmente e sem serem detectados é incrível!”.
e o tubarão que foi dizer oi pro rio waida, ian gentil (e eli beukes) ?????? ??? j-bay não é pra amadores ???
?| Zoard pic.twitter.com/RqeRgIJSVg
— dalila ??♂️?? (@lrdalila) July 15, 2023
O próprio Rio Waida também comentou sobre a proximidade com o tubarão-branco:
Com todo amor. É um bonito dia em J-Bay. Está sol, surfando com todos nas sessões expressas. Eu vi o drone vindo até mim e eu pensei que era irritante, então remei para me afastar. E então o locutor disse para todos saírem do mar. Porque havia um tubarão-branco. E eu estava tranquilo até sair e me trocar. Então Renato (Hickel, direto de competições da WSL) me disse que o tubarão estava muito perto de mim. Eu estava maluco e não acreditei até que Nathan me enviou a foto”.