Griffin Colapinto levou a final da sétima etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), no Surf City El Salvador, na última sexta-feira (17). Assim, alcançou o terceiro lugar no ranking masculino. Gabriel Medina e Italo Ferreira foram à semifinal. Ao passo que Filipinho e Italo chegaram a se enfrentar.
Contudo, o norte-americano Colapinto e o brasileiro Filipinho decidiram a final. A disputa chegou a empatar em 16.00 pontos. Filipinho com ondas de 9.57 e 6.43, e Colapinto, com 9.00 e 7.00. Apesar disso, no final da bateria, Colapinto aproveitou bem as ondas, e virou o jogo. Ele precisava de pelo menos 7.01 para superar Filipinho, e alcançou nota 8.0.
Especialistas consideram a nota de Colapinto no Surf City El Salvador supervalorizada, e apontam para a desvalorização das notas de Felipe Toledo. Assunto que percorre as competições de surf desde 2017, etapa de Saquarema.
A subjetividade ainda se mostra como um tema que causa dúvidas e divide opiniões. Assim, Filipe Toledo é vice-campeão dessa etapa, Medina e Italo ficam em terceiro lugar no pódio. Embora Colapinto tenha levado a final dessa etapa, Filipinho ainda lidera o ranking mundial.
Foto destaque: Pat Nolan/ Word Surf League
Copywriter, redatora e Social Media. Me chamo Pilar, tenho 26 anos, sou formada em Letras e sempre fui apaixonada por escrita e redação.
Brasiliense morando em Florianópolis, aqui tenho contato com diversos esportes, todos recém incluídos nas Olimpíadas.