A polêmica entrevista de Kelly Slater na revista Stab segue rendendo nas redes sociais. Primeiramente, o pai do atual campeão mundial Filipe Toledo, Ricardinho Toledo comentou sobre a declaração do norte-americano sobre os aéreos.
Em seguida, o onze vezes campeão mundial respondeu o comentário de Ricardinho e se disse decepcionado com as declarações do brasileiro.
Entenda a polêmica com Kelly Slater

De fato, todo o problema começou quando Kelly Slater deu uma declaração um tanto quanto polêmica na revista Stab, na ocasião o norte-americano criticou os critérios em manobras aéreas:
Mandar aéreos não necessariamente impulsiona a inovação, se esse for o objetivo… Eu honestamente acho que esses critérios deveriam ser deixados de lado no dia do jogo e todos nós podemos simplesmente surfar o melhor que pudermos com as ideias em nossas mentes e as ondas que nos são oferecidas”.
Em seguida, Ricardinho Toledo foi até o Instagram do perfil AOS Mídia e criticou a fala de Kelly Slater.
É tio Kelly, pelo tom dos comentários da geral, acho que deu um tiro no pé! Podemos até ter vários aficionados pelo surf, que não surfam, mas já não temos tantos desentendidos assim, já que amamos tanto este esporte. Fica a dica goat, combinação de grandes manobras, com manobras inovadoras , velocidade, power e flow. Anota”.
Kelly Slater respondeu o comentário de Toledo e demonstrou estar decepcionado com suas palavras:
Acho que as pessoas adoram tirar as coisas do contexto e intencionalmente não entendem. Se for aceitar elogios também deve ser bom com críticas e desafio mas o problema aqui é muitos brasileiros levando esse comentário a peito quando não teve nada a ver com ninguém.
Certas ondas não precisam de ares e acho que concordarias. Filipe conquistou o seu título mundial na cara da onda em lowers no ano passado. Não havia realmente secções de ar. O meu ponto de vista é que se as ondas pedem outra abordagem então ela ainda pode ser progressiva e dominante. Mas é engraçado como as pessoas se transformam rapidamente e fazem disto um ataque pessoal contra mim.
Ricardo, não te preocupes. O teu filho é o melhor do mundo neste momento. Não precisas de ser negativo ou alimentar isto. Eu descrevo nesta entrevista porque é que o filipe provavelmente vai ganhar independentemente do que julgar que fizerem e toda a gente ainda fica chateada comigo e começa a chamar-me velho e tio, etc. Sou amigo de toda a gente em tour e não me importa quem ganha se estiver a surfar o melhor. E gosto muito de ti, por isso estou um pouco desapontado com o teu comentário”.
Ver essa foto no Instagram
Ricardinho respondeu novamente Kelly Slater:
Tio Kelly, em nenhum momento fui desrespeitoso com você, e só postei meu comentário depois de ler o que várias pessoas tinham falado sobre o assunto. sobre suas conquistas e tudo que você representa para o nosso esporte, não precisa comentar, agora vamos lá… o que eu disse foi, que em certos momentos o surf progressivo ficou não tão valorizado, colocaram manobras de borda para parar o excesso de voos dos surfistas, depois, voltaram a valorizar o surf aéreo, agora estamos ouvindo dizer que, devido as condições de onda dos trestles, o surf progressivo deveria não ser valorizado tanto, mas sim surfar de borda, já que nas baixas não há tubos.
Então a pergunta realmente permanece, se o atleta realmente sabe como surfar além do que está a fazer, porque não fazê-lo? Se treinas para isso, porque não o fazes? e se o fizeres, por que não ser bem julgado? qual é a razão disto? Agora sinto muito, nem tudo que fala nas redes sociais será aceito! Eu particularmente sou seu fã, mas não pediria pra você andar por aí dizendo que meu filho é o melhor do mundo, eu não teria essa pretensão, porque esse título é seu, pra sempre, não é Sr Kelly Slater? uma coisa que precisas de entender é que tudo o que dizes nas redes sociais tem muito peso, por isso acho que deves pensar nisso, porque as pessoas podem não concordar contigo. Agora, sobre você ser velho, é uma questão de ponto de vista. enfim, ainda sou seu fã… e se não quiser que o Filipe ganhe, tudo bem, só espero que os juízes sejam justos ao julgar um título mundial. surfa! respeito”.
Os dois ainda terminaram o assunto e Kelly Slater afirmou que respeita Ricardinho e espera ver Filipe campeão em Trestles.
E ASSIM ACABOU A DISCUSSÃO ENTRE KELLY SLATER E RICARDINHO TOLEDO pic.twitter.com/RZzwnPMSVJ
— T H ˢᶜᶜᵖ (@Thhhzz) September 5, 2023
Kelly também publicou um texto em seu Instagram comentando que suas falas foram tiradas de contexto:
Dei uma entrevista para a Stab sobre manobras aéreas nos critérios em Lowers (Trestles), onde eu pensei que estava sendo crítico em relação aos critérios de julgamento. Eu fiz o ponto de que as manobras aéreas não são a única coisa progressiva (mas sim, são a direção mais progressiva do surf) dependendo das condições. De alguma forma, minhas palavras sempre são tiradas do contexto, então, no caso de alguém estar confuso, os brasileiros estão liderando 100% o avanço nas manobras progressivas e aéreas no surf”, afirmou Kelly Slater em parte do texto.
Simplesmente o Kelly Slater fazendo textao no Instagram para dizer que a Stab tirou suas palavras do contexto pic.twitter.com/XQ73r56HzN
— T H ˢᶜᶜᵖ (@Thhhzz) September 5, 2023