A International Surfing Association (ISA) é a organizadora do ISA Games, uma competição que serve para ingressar nos Jogos Olímpicos, que acontecem no ano que vem, em Teahupo’o, no Taiti.
O torneio é uma oportunidade para surfistas que não conseguiram vaga para as Olimpíadas via Circuito Mundial de Surfe. A competição acontece no ano que vem, de 22 de fevereiro a 2 de março, em Porto Rico.
A fim de evitar que as principais estrelas abandonem a competição, a organização do ISA estabeleceu que a desistência do torneio só vai acontecer com atestado médico. Caso contrário, o surfista poderá perder sua vaga nos Jogos Olímpicos.
Por meio de um comunicado destinado às confederações nacionais, o ISA discorreu sobre o assunto:
Depois de consultar os nossos assessores jurídicos, tomamos as medidas necessárias para ajustar os requisitos, exigindo que os atletas do CT passem por avaliação médica caso o atleta pretenda desistir antes do final da competição por qualquer motivo. Se não houver justificativa médica legítima, o surfista em questão perderá a elegibilidade olímpica. A renúncia legal do atleta, que é assinada por todos os atletas participantes dos nossos World Surfing Games, também foi modificada de acordo com os requisitos, afirmou o presidente do ISA Fernando Aguerre.
A mensagem também foi direcionada para atletas que não derem o seu máximo no ISA Games de 2024:
Quero chamar a atenção para a inclusão do termo “boa fé”, em referência à participação dos surfistas no World Surfing Games do próximo ano. Estaremos observando o desempenho dos atletas no WSG e nos reservamos o direito de aplicar a política disciplinar da ISA relacionada à conduta antidesportiva, de acordo os regulamentos da ISA, que se refere à perda intencional ou ao mau desempenho em uma bateria. Convidamos os membros e surfistas a se familiarizarem com estas regras.
Time brasileiro
O Brasil possui três atletas já garantidos nos próximos Jogos Olímpicos: Filipe Toledo, João Chianca e Tatiana Weston-Webb. Entretanto, ainda é possível conquistar uma terceira vaga via ISA Games 2024.
Caso o Brasil consiga ser campeão da competição, a vaga ficaria com o terceiro brasileiro melhor colocado no ranking da WSL de 2023, Gabriel Medina. Além disso, o tricampeão mundial tem bastante experiência nas ondas de Teahupo’o, local dos Jogos Olímpicos, sendo campeão por lá em 2014 e também 2018.