Italo Ferreira vai ser o primeiro surfista brasileiro a entrar no Hall da Fama do Surfe. O potiguar de 29 anos receberá homenagem em cerimônia na cidade de Huntington Beach, na Califórnia, em agosto.

A escolha pelo brasileiro se deve ao fato dele representar: ”notável impacto no esporte, sua contribuição para a cultura do surfe e suas conquistas memoráveis”. Vale lembrar que Italo Ferreira é campeão mundial de surfe em 2019. Em 2022, chegou perto do bicampeonato, chegando na decisão da WSL Finals em Trestles, mas perdendo para Filipe Toledo que ficou com o título.

Em 2021, o brasileiro conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi a primeira vez do surfe como modalidade olímpica. Atualmente, um dos focos do surfista é garantir o bicampeonato olímpico, em 2024, no Taiti.

Além de Italo, a jornalista norte-americana especialista em surfista, Laylan Connelly e o presidente do ISA (Associação Internacional de Surfe), o argentino Fernando Aguerre, também serão homenageados no evento em agosto.

Cada um deles tem uma paixão e amor pelo nosso esporte, o surfe. Eles mudaram o mundo do surfe, tornando-o um lugar muito melhor. Estamos super empolgados em celebrar suas conquistas e contribuições para o nosso esporte de surfe, afirmou Aaron Pai, fundador do Hall da Fama.

Corrida pelo bicampeonato

Na última etapa da WSL, no Surf Ranch, Italo Ferreira terminou como vice-campeão, perdendo a final para o norte-americano Griffin Colapinto. Assim como Gabriel Medina e Filipe Toledo, Italo Ferreira foi outro que criticou bastante nas redes sociais as notas dadas pelos juízes na competição.

Agora, o foco total é na etapa de El Salvador. Atualmente, no ranking mundial de Surfe, Italo se encontra na 11ª colocação. Para poder chegar novamente a WSL Finals, será necessário ficar entre os cinco melhores do ano. Por isso, precisa fazer um bom resultado nas próximas etapas.

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.