Neste domingo (28), o norte-americano Griffin Colapinto venceu o brasileiro Italo Ferreira na final do Surf Ranch e levantou o título da etapa. Foi a primeira vez que um surfista não brasileiro venceu a competição. Nas disputas anteriores, Gabriel Medina e Filipe Toledo foram os únicos que haviam vencido o torneio.
Congratulations to #SurfRanchPro winner #GriffinColapinto ?@805Beer pic.twitter.com/oHAspMoJPm
— World Surf League (@wsl) May 28, 2023
Como foi?
Griffin pegou a primeira direita, mas não conseguiu finalizar a onda. Mesmo assim, fez uma boa pontuação. No total, 7,83. Na esquerda, o surfista partiu com tudo, assim como na semifinal contra Filipe Toledo, foi muito bem e conseguiu 8,70.
Na vez de Italo entrar na água, superou a nota de Griffin e conseguiu um 8,13 com fortes batidas e uma rasgada rodando no final na onda direita. Além de ter sido impecável nos dois tubos. Na esquerda, conseguiu ir muito bem também e fez a mesma nota de Griffin, 8,70.
Com o retorno do norte-americano à piscina, surpreendeu ao carimbar uma nota 9, 07 ao pegar sua segunda direita. A finalização da onda veio com um aéreo completo.
#SurfRanchPro Men's Final Results:
?? #GriffinColapinto – 17.77 ✅
?? @italoferreira – 17.13@805Beer pic.twitter.com/ZCsKZDneNH— World Surf League (@wsl) May 28, 2023
Na esquerda, o surfista não conseguiu melhorar sua nota anterior e encerrou com 17,77 seu somatório final.
Com o retorno de Italo, o brasileiro conseguiu melhorar a sua esquerda, com 8,43. Contudo, precisava de 9,34 para ser campeão. Acabou que terminou caindo da onda e não conseguiu bater o somatório de Colapinto.
Com o resultado, Griffin agora assume a liderança do ranking mundial de surf, tirando a lycra amarela do brasileiro João Chianca. Enquanto isso, Italo Ferreira assume agora a 11ª posição, precisando chegar entre os cinco melhores para disputar o WSL Finals em Trestles.
Carissa Moore vence no feminino
A havaiana Carissa Moore derrotou a compatriota Caroline Marks na grande final feminina. Na ocasião, a pentacampeão mundial venceu por 16.53 contra 14.43 de Marks. Na próxima etapa em El Salvador, Riss vai poder usar a lycra amarela de líder do ranking do Circuito Mundial.
A surfista é medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 e mira o bicampeonato no Taiti.
#SurfRanchPro Women's Final Results:
?? @rissmoore10 – 16.53 ✅
?? @Caroline_Marks3 – 14.43@805Beer pic.twitter.com/feVopyO1C8— World Surf League (@wsl) May 28, 2023