Gabriel Medina é a bola da vez no Circuito Mundial de Surfe. Após parar nas oitavas de final logo nas primeiras etapas do ano, o tricampeão mundial finalmente conseguiu triunfar em 2023. Na ocasião, em Margaret River na Austrália.
Na decisão, derrotou o norte-americano Griffin Colapinto por 17.50 a 12.47. Após a conquista nas ondas de Margaret River, Medina falou a respeito do atual momento na carreira, do quanto que vinha trabalhando para vencer a etapa, pela qual nunca havia conquistado anteriormente.
É muito especial vencer aqui. É um lugar onde tenho lutado para fazer boas baterias, então foi muito bom fazer boas ondas desta vez e por vencer o campeonato. Estou me sentindo bem melhor agora, sentindo que estou voltando a ter um bom ritmo de competição novamente. Eu e o Griff (Griffin Colapinto) sempre fazemos boas batalhas. Adoro competir contra esses caras, é para isso que estamos aqui. Essa onda é muito difícil de surfar, então estou feliz por conseguir fazer boas baterias esse ano e, especialmente, pela vitória.
Na ocasião, Medina conquistou sua 17ª vitória em 30 finais, em etapas do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). No confronto contra Colapinto, o tricampeão mundial ainda por cima conseguiu arrancar dos juízes uma nota 9,5, considerada a maior nota de todo o evento.
Nas fases anteriores, Medina venceu outros dois brasileiros: Filipe Toledo (Quartas de final) e João Chianca, líder do ranking mundial de surfe (Semifinal).
Gabriel Medina agora se prepara para a etapa do Surf Ranch na Califórnia, local em que tem bastante experiência, pois já venceu por lá em duas oportunidades. A primeira no ano de 2018 e a segunda em 2019. Será que o brasileiro vai conquistar o tricampeonato da etapa?
A etapa na piscina de ondas da World Surf League tem seu início marcado para acontecer dentre os dias 27 e 28 de maio. Vale ressaltar que a partir de agora, serão 24 competidores na categoria masculina e 12 na feminina. Uma vez que foi feita a nota de corte dos atletas que menos pontuaram até aqui.