Nos Jogos Olímpicos de Tóquio pela primeira vez na história o surfe foi disputado na competição. Então, muito forte na modalidade o Brasil entrou no evento com muita expectativa de conquistar as medalhas de ouro e prata. No entanto, em uma bateria cheia de polêmicas, Kanoa Igarashi impediu que isso acontecesse e eliminou o grande favorito, Gabriel Medina.

Um dos representantes do Japão nas Olimpíadas de Tóquio, Kanoa Igarashi era a principal esperança de medalha do país na modalidade, tanto no feminino como no masculino. Dessa maneira, o surfista começou muito bem nos Jogos Olímpicos e mostrou que poderia incomodar os favoritos. O que realmente aconteceu e depois de eliminar experientes, derrotou Medina e conquistou a prata.

Por conta das polêmicas na bateria contra Gabriel Medina, Kanoa Igarashi sofreu muitos ataques nas redes sociais de brasileiros revoltados com o resultado. Mas, o surfista levou no bom humor e brincou em português nas redes sociais: “Chora chora que tou feliz! Hehehehe”.

Entretanto, esta não foi a primeira vez que Kanoa Igarashi foi uma pedra no sapato de um surfista brasileiro. Já que, em 2017, enfrentou Filipe Toledo em Saquarema, no Rio de Janeira, por uma etapa do Mundial de Surfe. Assim como nas Olimpíadas, o representante do Brasil era o grande favorito. Contudo, Filipinho, sofreu uma interferência e foi punido com a divisão da sua segunda melhor nota. Com isso, o nipo-estadunidense venceu e eliminou o rival do Rio Pro, gerando muitas polêmicas.

Porém, ainda no mesmo ano os dois se reencontraram no QS 10000. Desse modo, novamente os árbitros pegaram uma interferência de Felipe Toledo e descontaram a segunda melhor nota do surfista, fazendo o brasileiro mais uma vez ficar muito irritado com o critério da arbitragem. Então, o nipo-estadunidense saiu vitorioso mais uma vez.

Por fim, em entrevista ao Ge, Kanoa Igarashi elogiou o Brasil e os atletas do país. Além disso, falou sobre a rivalidade com os brasileiros no surfe.

– O Brasil é um país fantástico em todos os esportes e no surfe não fica atrás. Se os brasileiros me veem como grande rival é porque eu estou fazendo a minha parte. Eu respeito isso. Sei que aconteceram várias situações em confrontos meus com brasileiros, mas tudo faz parte do contexto do esporte – finalizou Igarashi.