Maria do Carmo Jesus é uma comerciária aposentada de 80 anos que mora na Mooca, um dos mais tradicionais bairros paulistanos, e todo fim de semana desce a serra para Santos, para se aproximar daquilo que a faz esquecer dos problemas. “ Quando estou na água esqueço de tudo” afirma Dona Maria do Carmo em   entrevista ao site Só Notícia Boa. E diz que com a prática do surfe, suas dores da coluna “são suportáveis”.

Maria do Carmo sofre de uma doença na coluna conhecida como Artrose, que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem ou degeneração das articulações, resultando a diminuição do movimento da coluna.

Homenagem do Dia do Surfista

No último dia 21 foi comemorado o Dia do Surfista na cidade de Santos, cidade a qual, é pioneira do ensino e incentivo a esse esporte no Brasil, que não ficou de fora da comemoração e homenageou Maria do Carmo Jesus, que mesmo com as dificuldades da vida surfa há 15 anos. Maria do Carmo já foi inclusive capa da revista em 2014; “Eu sempre gostei de esportes radicais, mas nunca tinha tido a chance de praticá-los” disse em entrevista a revista Home Angels.

O prefeito da cidade litorânea, Rogério Santos, a entregou uma placa em mão que diz: “Reconhecida Homenagem da cidade de Santos a Maria do Carmo Jesus”.

8 décadas e uma prancha: Maria do Carmo e sua relação com o Surfe

Santos e o Surfe

Vale ressaltar a importância da cidade de Santos para o Surfe no Brasil, foi a primeira cidade que criou uma escola de surfe pública há 32 anos, a “Escola Radical de Surfe” localizada no Posto de Salvamento 2, na direção da Rua Olavo Bilac (Pompéia) – Santos.

Cisco Araña, o primeiro surfista profissional do estado de São Paulo é quem coordena a escola, mais de 32 mil alunos já puderam aprender gratuitamente o esporte e hoje conta com mais de 400 inscritos.

8 décadas e uma prancha: Maria do Carmo e sua relação com o Surfe

Cisco é também coordenador de uma escola que semelhantemente marcou a história de Santos, a “Escola Radical de Surfe Adaptado”, inaugurada em 2020, localizada na Orla do Gonzaga e que recebe mais de 180 alunos de diferentes idades e condições físicas e mentais. A ideia da escola e dos equipamentos adaptados se tornaram referências a países como Estados Unidos e Espanha, que aderiram tais materiais.

O prefeito da cidade garantiu por mais um ano o apoio para a contratação de profissionais para as aulas e o fornecimento de equipamentos como pranchas e uniformes.

“É uma projeção única no mundo… Todos os profissionais visam trabalhar de acordo com o corpo de cada aluno e com as dificuldades, não só físicas como psicológicas. É possível promover a prática por diversão para melhorar o estado emocional e, a partir disso, garantir bem-estar e saúde” – Cisco Araña, coordenador da Escola Radical de Surfe e da Escola Radical de Surfe adaptado 

8 décadas e uma prancha: Maria do Carmo e sua relação com o Surfe

O Surfe na cidade de Santos também atrai ao público acima dos 50 anos, um quarto da população santista é idosa, e não deixam a desejar quando o assunto é a prática do esporte que é tão presente em sua cidade. Aproximadamente 17% dos inscritos de ambas as escolas, estão nessa faixa etária. De acordo Cisco Araña, o projeto vai muito além do que se pensa para o esporte.

Benefícios do Surfe para a saúde

Que o Surfe é um esporte radical todo mundo sabe, mas muitos não fazem ideia dos benefícios que a prática desse esporte causa no nosso corpo. Confira alguns deles:

  • Alívio de Stress e Ansiedade – O contato com o mar ativa os nossos sentidos e provoca ótimas sensações.
  • Reequilíbrio do Organismo – com inúmeros sais e nutrientes presentes na água do mar.
  • Melhora do fluxo sanguíneo
  • Ajuda a reduzir a respiração artificial
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Ativação grandes grupos musculares
  • Aumento da resistência
  • Melhora da coordenação motora
  • Melhora da qualidade de vida