No próximo sábado (1) marca dez anos da vitória de Adriano de Souza, o Mineirinho, na etapa de Bells Beach, na Austrália. Foi a primeira vez que um homem sul-americano venceu a perna australiana e balançou o tradicional sino que vem no troféu.
10 anos atrás, @adrianodesouza fez história ao colocar o BRASIL no topo do pódio em Bells Beach! ????♂️#WSLBrasil pic.twitter.com/naYuBDOnJF
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) March 29, 2023
Campanha até o título
Mineirinho surpreendeu a todos com seu desempenho na etapa australiana. Para quem não conhece, Bells Beach possui uma das melhores direitas do mundo. Uma onda extremamente rápida e também tubular.
Encontro com o ídolo nas Quartas de final
No caminho até a final, teve que encarar grandes surfistas pelo caminho, dentre eles, Mick Fanning. Naquele mesmo ano, o australiano levaria seu terceiro título mundial. Contudo, terminou perdendo aquela bateria de quartas de final para Adriano de Souza em Bells.
O duelo nas águas foi bastante disputado, mas o brasileiro acabou levando a melhor com 14.33 contra 13.76 do australiano.
Semifinal histórica
Na fase de semifinal, outra disputa dificílima, contra o sul-africano Jordy Smith.
Mineirinho, surpreendentemente, conseguiu duas notas altíssimas: um 9,27 e outra 9,17. Na última onda, Jordy precisava fechar um 8.91 e conseguiu apenas 8.87 dos jurados. No somatório geral, Adriano de Souza foi para a final com 18.44 de nota contra 18.40 do sul-africano. Carimbando sua ida para a final com 0.04 de diferença na nota geral.
Final contra o calouro
Na decisão, Mineirinho ficou diante do calouro da temporada, o norte-americano Nat Young. Vindo da Califórnia, o surfista precisava de um 7.74 para se coroar campeão da etapa. Ficou esperando 12 minutos por uma onda que não veio. Por fim, Mineirinho levou a melhor na disputa e venceu por 16.26 contra 15.83 de Young.
Após o triunfo, Adriano de Souza falou a respeito do sentimento por vencer a competição australiana. Além disso, contou também sobre as dificuldades que teve de ter começado aquele ano sem um patrocinador principal.
Esse é o evento mais importante do tour para mim, caras como Andy Irons, Kelly Slater e o meu ídolo Mick Fanning, eles todos tocaram o sino. Eu venho aqui há muitos anos. Eu adoro esse lugar. Esse ano começou difícil, eu comecei 2013 sem um patrocinador principal, algo que não acontecia em muitos anos. Eu precisei acreditar em mim mesmo e acreditar que uma empresa acreditaria em mim. Eu tenho que agradecer a Pena por acreditar em mim. Eu tenho muitas pessoas para agradecer, mas tudo que eu quero fazer agora é tocar o sino!” Adriano de Souza

Empolgação e quebra do sino
A felicidade de Mineirinho foi tamanha que até quebrou o sino de tanto bater.
Até quebrei ele de tanta empolgação quando ganhei. E era do original! Depois quando recebi a minha réplica, que é o mesmo sino sem base com os nomes dos vencedores, tomei muito mais cuidado“, brincou Mineirinho.
Foto destaque: Adriano de Souza vitória em Bells Beach/WSL