Confira todas as principais manobras de skate para iniciantes e como fazê-las (com gifs) da maneira certa e na sequência ideal

Você mau começou e já quer saber quais são as melhores manobras de skate para iniciantes, não é mesmo? Não o culpamos. Estar sobre as quatro rodinhas são irresistíveis.

Inclusive é muito legal da sua parte procurar os movimentos apropriados para quem está dando suas primeiras remadas. Não que isso seja uma regra, mas as chances de avanço na prática aumentam consideravelmente quando um certo processo de aprendizado é respeitado.

Isso quer dizer, então, que você não só precisa saber as manobras de skate para iniciantes como a melhor ordem para aprendê-las, ou pelo menos a lógica por trás dessa ordem. Ambos — as manobras e a sequência para pegá-las —, claro, você confere logo abaixo!

As manobras básicas do skate

Manobras de skate para iniciantes
(Brett Sayles/Pexels)

Nós mostramos aqui mesmo na Esportelândia como são numerosas as principais manobras de skate. Além de nomes, estas têm movimentos e execuções bastante diferenciados. É flip para cá, switch para lá…mas você sabia que todas as manobras tem praticamente a mesma “origem”?

Pois é, o skateboarding, por mais complexo que seja, é a junção e evolução de certas técnicas, como todo o esporte, aliás. Neste, elas são fruto de duas manobras básicas do skate: o Ollie e o Shove-it.

Cada uma delas fez surgir inúmeras variações, que modificam as posições dos pés, um detalhe do movimento do pé mas que resultam em execuções bastante diferentes. Há inclusive uma que “ganhou vida própria”, o flip, que em sua raiz é um ollie incrementado.

Assim, aprendendo as duas primeiras, você adquire as ferramentas básicas para executar a maior parte das demais e mais complicadas manobras. E claro que damos detalhes sobre cada uma a seguir:

Ollie

Nomeado em homenagem à  Alan “Ollie” Gelfand, o norte-americano que a inventou, a manobra é o salto básico do skate.

Nela, você deve bater no tail até que ele toque no chão e ao mesmo tempo saltar para frente, mantendo colado ao shape o pé dianteiro, que se arrasta para cima conforme a execução acontece.

https://i.pinimg.com/originals/59/ef/09/59ef09d6103dda16773783cae7a3d87d.gif

O ollie é a base do skate. A batida de uma das bordas da prancha e o uso do movimento do outro pé para guiar a trajetória do board estão presentes em basicamente todas as manobras de street.

Ele também permite você se movimentar com o skate se precisar sair dele, dropando ou pulando desníveis, alçando corrimões em caixotes, enfim, é a primeira coisa a se aprender depois que você domina o equilíbrio e a remada.

Pop shove-it 

Junto do ollie na “realeza” das manobras de skate para iniciantes está o Pop Shove-it. Nela, o skate não só salta, mas gira.

Para tanto, é necessário não só bater o tail como também chutar o board. O pé da frente é chutado para a frente, o pé de trás é chutado para trás em total sintonia, fazendo com que o skate rode 180º por baixo do skater.

Front Shuv GIFs - Get the best GIF on GIPHY

O pop shove-it pode ser executado não só em 180º, mas também variações de 360º e 720º, em frontside e backside.

O chute, por sua vez, seja com o pé dianteiro ou traseiro, é usado em boa parte das execuções mais complicadas. Aprender a manobra, portanto, é obter uma ferramenta essencial para quem quer avançar na prática do skate.

As principais manobras de skate para iniciantes

  • Manual
  • Ollie
  • Pop Shove-it
  • Nollie
  • Frontside Ollie
  • Kickflip

Como falamos, o ollie e o pop shove-it (ou só shove-it) ensinam o básico no skate — o salto e o chute —, mas não tudo. Para avançar, é preciso aperfeiçoar o equilíbrio, a queda e a troca de bases.

O ideal é que você não só adquira estes fundamentos como o faça dentro de uma certa sequência, para que um possa ajudar no aprendizado do outro. Por isso que lá na introdução batemos na tecla de uma lógica nas principais manobras de skate para iniciantes.

Abaixo, a nossa sugestão. Ela não é uma regra ou algo que precisa ser seguido religiosamente. Nosso corpo não é uma máquina e é diferente para cada um. As vezes em um dia uma manobra sai mais fácil que a outra, mesmo que sendo no passo seguinte. O importante é manter a prática e saber da importância de cada uma delas.

Manual

Sim, já falamos do ollie e do shove-it. Mas se você quiser fazer tudo certinho mesmo o ideal é começar com o manual. Sua execução é absolutamente simples: se deslocar usando somente as rodas de trás.

Além de equilíbrio, o manual treina a sua confiança com o tail, essencial para as batidas das manobras mais complicadas.

O nose manual, em que se deve andar só com as rodas da frente, também é bastante útil, especialmente para a manobra a seguir.

Skateboard GIF - Find on GIFER

Nollie

O nollie é uma variação do ollie. São os mesmos movimentos, mas, em vez de levar a parte de trás ao chão, com o pé da frente é levado o nose a bater no chão. O movimento de chute é feito com o pé de trás.

A “utilidade” dessa manobra é tirar você um pouco da zona de conforto, da sua base comum, treinando nesse sentido não só o equilíbrio como a batida fora da ordem em que você está acostumado.

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0664/8299/files/l44QBx2UY97Wp0ULK_large.gif?v=1488245178

Curte outros esportes além do skate? Confira também:

Frontside Ollie

Ainda dentro de variações mais básicas do ollie, uma das melhores manobras de skate para iniciantes é o frontside ollie. Nele, você gira junto com o skate em 180º.

O bacana desta é que a dificuldade está basicamente no pós aterrissagem, já que o movimento é o mesmo do ollie e os pés ficam “grudados” no board por toda a manobra.

O giro fica a cargo do ombro dianteiro, que se projeta para frente. O desafio, por sua vez, está em andar com a base trocada, que, se você treinou o nollie antes, está um pouco mais a vontade com o skate fora da sua stance natural.

https://i.makeagif.com/media/9-12-2016/KODwPC.gif

Dominada essa, você pode começar a pensar em outras manobras que caem ou mesmo que batem com o pé trocado.

Kickflip

O kickflip é a menina dos olhos de todo o skatista de primeira viagem. A virada do skate é simplesmente hipnótica e a sua execução é um tanto fascinante.

A manobra, como falamos, é uma variação do ollie. No caso, no movimento do pé dianteiro. Se no ollie ele se arrasta para frente (ou para cima), no flip, ele sai em diagonal, rumo à junção da parte plana com a borda.

Skateboard Kickflip GIF - Skateboard Kickflip Skateboarding - Discover & Share GIFs

Fala é mais fácil do que fazer, claro. Mas gostamos de encarar o kickflip como o “teste final”. Se você dominá-lo, não que já será um Tony Hawk, mas também não será mais iniciante. Até porque todo um mundo de manobras se abrirá.

As manobras mais fáceis do skate

  • Manual
  • Ollie
  • Pop Shove-it
  • Nollie
  • Nollie Shove-it
  • Fakie Ollie
  • Fakie Shove-it
  • Half-cab

Depois de conferir as principais manobras de skate para iniciantes, aproveite para conferir outros conteúdos sobre o esporte:

*Última atualização em 30 de março de 2021

Salvar