Conheça a trajetória de Tony Hawk, do início no skate até a aposentadoria das competições! Videogames, manobras, medalhas e mais

Uma lenda do esporte, inspiração para os mais jovens, responsável por inventar manobras e dar nome a uma franquia de jogos eletrônicos… É claro que estamos falando de Tony Hawk!

O Birdman é, sem dúvidas, o skatista mais popular em todo o mundo. Mas o que o levou a esse patamar?

A seguir, vamos contar todos os detalhes da história de Tony Hawk e relembrar seus grandes feitos no skate. Venha conosco!

Quem é Tony Hawk?

Tony Hawk
Tony Hawk ajudou a popularizar o skate e inspirou a criação de jogo eletrônico do esporte

Anthony Frank Hawk, conhecido em todo o mundo como Tony Hawk, é um skatista profissional, apontado como um dos maiores do esporte em todos os tempos. Ele nasceu em 12 de maio de 1968, em San Diego, na Califórnia, e ganhou o apelido de “The Birdman”. 

Reconhecido como um dos mais bem sucedidos e pioneiros do skate moderno vertical, Hawk foi o primeiro skatista a executar o 900, uma manobra que envolve duas voltas e meia no ar em um skate. 

Tony Hawk é também a estrela de uma linha de jogos de videogames que carrega o seu nome. 

Em 2014, a FoxWeekly o nomeou como um dos “skatistas mais influentes de todos os tempos”.

Conheça, a seguir, passo a passo da trajetória do Birdman, do início no skate até a aposentadoria das competições!

Biografia de Tony Hawk

História de Tony Hawk
Tony Hawk se tornou o melhor do mundo no vertical ainda na adolescência

Tony Hawk tinha 9 anos quando foi presenteado pelo seu irmão mais velho com um skate usado. Nas primeiras tentativas com o “novo brinquedo” no quintal de casa em San Diego, o garoto ainda não demonstrava que se tornaria um dos mais influentes skatistas em todos os tempos.

Segundo os pais de Tony Hawk, ele era uma criança que se cobrava muito e era hiperativo. Um teste realizado no colégio indicou que seu QI é 144, o equivalente um a superdotado. Assim, o skate ajudou a controlar a sua autocobrança e a ser um desafogo para sua energia.

Na adolescência, Tony Hawk se consolidou como um fenômeno do esporte. Aos 12 anos, venceu campeonatos amadores na Califórnia. Aos 14, tornou-se profissional. E aos 16, foi considerado o melhor skatista do mundo. 

Quando Hawk tinha 25 anos, já havia participado de 103 campeonatos profissionais, com 73 títulos e 19 vices. Ele foi campeão mundial de skate vertical por 12 anos seguidos.

Criação da marca própria

Em 1992, o skate passava por um momento de descrédito, com menos premiações e patrocinadores. Tony Hawk já não embolsava os mesmos valores do fim de sua adolescência, mas decidiu investir na criação da Birdhouse, sua loja de artigos de skate, junto com seu amigo Per Welinder.

O começo da Birdhouse não foi promissor, já que o mercado de skate tinha poucos investimentos e a modalidade de street era a que mais atraía interessados no início dos anos 1990.

Um novo rumo para o esporte veio com a chegada dos X Games em 1995. Na primeira edição, em Rhode Islands, o skate vertical esteve presente e Tony Hawk levou a medalha de ouro.

A Birdhouse aproveitou a nova onda e se tornou uma das maiores e mais conhecidas empresas de skate do mundo. O seu proprietário, é claro, também ganhou novos patrocínios.

Lançamento do Tony Hawk’s Pro Skater e o 900º

A carreira de Tony Hawk decolou de vez em 1999. Ele se uniu à Activision para criar a franquia Tony Hawk’s Pro Skater. A série de videogames se tornou uma das mais populares da história, com mais de US$ 1,4 bilhão em vendas.

Nos X Games também daquele ano, Tony Hawk se tornou o primeiro skatista a conseguir um 900º, com o feito de dois 360 e um 180 em uma única manobra. Foi um dos momentos mais emocionantes da história do skate, para o delírio dos outros profissionais de vertical e todos os fãs do esporte. 


A manobra até então inédita, junto com sua bem-sucedida franquia de jogos eletrônicos, ajudou a elevar Tony Hawk ao status de uma estrela global, reconhecida em qualquer lugar do mundo.

Aposentadoria de Tony Hawk

Logo após os X Games de 1999, Tony Hawk se aposentou das competições de skate. Ele passou a se dedicar a eventos especiais e exibições em todo o mundo.

A turnê Boom Boom HuckJam reuniu alguns dos principais skatistas, BMXers e pilotos de motocross freestyle em grandes arenas e parques temáticos dos Estados Unidos. 

Vá além do Skate! Confira também:

Todas as medalhas de Tony Hawk nos X Games

Medalhas de Ouro

  1. 1995 Rhode Island – Vert
  2. 1997 San Diego – Vert
  3. 1997 San Diego – Vert Doubles
  4. 1998 San Diego – Vert Doubles
  5. 1999 San Francisco – Vert Doubles
  6. 1999 San Francisco – Vert Best Trick
  7. 2000 San Francisco – Vert Doubles
  8. 2001 Philadelphia – Vert Doubles
  9. 2002 Philadelphia – Vert Doubles
  10. 2003 Los Angeles – Vert Best Trick

Medalhas de Prata

  1. 1995 Rhode Island – Park
  2. 1996 Rhode Island – Vert
  3. 2001 Philadelphia – Vert Best Trick

Medalhas de Bronze

  1. 1998 San Diego – Vert
  2. 1999 San Francisco – Vert
  3. 2002 Philadelphia – Vert Best Trick

Curiosidades sobre Tony Hawk

Biografia de Tony Hawk
Tony Hawk segue fazendo apresentações de skate ao redor do mundo
  • Tony Hawk foi casado três vezes e teve quatro filhos. O mais velho de todos eles, Riley Hawk, é skatista profissional e foi apontado pelo site oficial dos X Games como um dos 20 maiores skatistas da história do evento.
  • Ao todo, a franquia Tony Hawk’s Pro Skater teve 19 jogos de videogames e arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão em vendas. Para comprar o mais recente deles, use este link se você prefere PS4 ou este aqui se curte mais XBOX
  • Em 2012, Tony Hawk criou o o RIDE Channel no Youtube, que é hoje o maior canal de skate do mundo.
  • As redes sociais de Tony Hawk são: Facebook, Instagram e Twitter.
  • Tony Hawk já participou de vários filmes e séries de TV, como CSI: Miami, Jackass e OS Simpsons. 
  • O skatista criou a Tony Hawk Foundation, que investe milhões de dólares para construir 400 skateparks públicos em áreas periféricas dos Estados Unidos.

Antes de encerrarmos este texto sobre Tony Hawk, vamos deixar aqui um vídeo em que ele se une a outros gênios do skate para manobras surreais:


Ficou boquiaberto? A gente te entende!


Agora que você sabe tudo sobre a história de Tony Hawk, aproveite para ficar por dentro da carreira de outros grandes nomes do skate:

*Última atualização em 3 de março de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin